MUS531 – Técnicas de redução e orquestração

Professor: Pedro Kroger (kroger@pedrokroger.net)
Página da disciplina: http://genosmus.com/mus531

 

Ementa

A redução orquestral para o teclado e para conjuntos diversos. Tipos de textura para teclado e para orquestra e suas correlações. Orquestração complexa. História da orquestração.

Materiais

Principles of Orchestration On-line (use com cautela 😉

Cronograma

Essa é uma proposta de cronograma para o semestre. O conteúdo das aulas poderá ser modificado de acordo com a necessidade e eventualidade.

  • Mar 20 — Introdução ao curso, Problemas de redução e orquestração: sons sustentados
  • Mar 27 — Tópico: Pizzicato (2 pontos) [ver dicas sobre o trabalho aqui]
  • Abr 03 — Tópico: Flautas no grave e Oboés e Clarinetes no agudo (2 pontos)
  • Abr 10 — Tópico: Cordas em divisi (2 pontos)
  • Abr 17 — Tópico: Usos significativos da harpa (2 pontos)
  • Abr 24 — Tópico: Instrumentos auxiliares (contrafagote, piccolo, etc) (2 pontos)
  • Mai 01Dia do Trabalho
  • Mai 08 — Tirar dúvidas e brainstorm de tópicos para o trabalho final
  • Mai 15 — Relatório oral para o trabalho final (1 ponto)
  • Mai 22 — Relatório oral para o trabalho final (1 ponto)
  • Mai 29 — Relatório oral para o trabalho final (1 ponto)
  • Jun 05 — Relatório oral para o trabalho final (1 ponto)
  • Jun 12 — Relatório oral para o trabalho final (1 ponto)
  • Jun 19 — Apresentação pública dos trabalhos (5 pontos)
  • Jun 26São João
  • Jul 03 —

Avaliação

A nota final será a média aritmética  de 2 notas:

  • A apresentação oral de exemplos interessantes de 5 tópicos em orquestração (total 10 pontos) [ver dicas sobre o trabalho aqui]
  • A escrita e apresentação pública de um trabalho sobre um tópico específico de Redução e Orquestração a ser determinado (5 pontos).
    Cinco apresentações orais relatando o andamento do trabalho escrito (5 pontos)

Notas