MUSA69 – Literatura e Estruturação Musical I

Professor: Marcos Sampaio (marcos@sampaio.me)

Ementa

Revisão da teoria musical básica; estudo dos princípios do contraponto estrito, da harmonia, e da construção de frases musicais básicas. Apreciação de obras musicais referentes aos elementos estudados.

Conteúdo programático

  1. Revisão da teoria básica: intervalos musicais, escalas e suas estruturas, acordes (tríades) e suas inversões e cifragens, progressões de acordes.
  2. Princípios da harmonia: progressões, cadências. Acordes de 7ª de dominante. Cifragens. Exercícios de harmonização de canto dado e realização de baixo dado.
  3. A frase musical. Motivos, membros.
  4. Princípios da análise musical, com peças curtas e harmonias simples.

Objetivos

Ao final do curso espera-se que o estudante seja capaz de compreender as relações harmônicas de obras diatônicas simples, realizar baixos cifrados diatônicos a quatro vozes, bem como harmonizar melodias diatônicas simples a quatro vozes, com domínio de condução de vozes.

Metodologia

A metodologia para atingir os objetivos propostos é baseada em exercícios a serem realizados em classe e em casa:

  1. Análise de relações harmônicas e princípios de condução de vozes de repertório coral
  2. Harmonização a quatro vozes de melodias diatônicas e modulatórias simples
  3. Realização a quatro vozes de baixo cifrado com harmonia diatônica e modulatória simples
  4. Realização de exercícios exaustivos de condução de vozes

Pré-requisitos

São pré-requisitos dessa disciplina o entendimento da estrutura e a percepção de:

  1. Intervalos
  2. Tríades
  3. Escalas maiores e menores

Além de:

  1. Leitura e escrita em claves de Sol e Fá
  2. Solfejo de melodias simples

Tais pré-requisitos fazem parte da prova de ingresso dos cursos de música.

Avaliação

A avaliação nesta disciplina é realizada mediante 3 provas. As provas são compostas por questões de composição e/ou análise e têm como objetivo avaliar o aprendizado dos conteúdos da disciplina. O critério de correção é subjetivo, como o próprio conteúdo da disciplina. O conteúdo das provas é acumulativo.

Nota

A nota do semestre será a média aritmética das notas das provas.

Segunda chamada

O aluno que faltar às provas terá direito à segunda chamada se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:

  1. direito assegurado por legislação específica
  2. motivo de saúde comprovado por atestado médico
  3. razão de força maior, a critério do professor.

A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitva da nota zero. Para maiores detalhes consultar o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação.

A data de realização de segunda chamada está prevista no cronograma da disciplina.

Cronograma

O conteúdo e dias das aulas do cronograma abaixo poderão ser modificados de acordo com a necessidade e eventualidade.

Exercícios de apoio

A cada semana o professor disponibilizará exercícios de apoio para a
realização em casa. Esses exercícios serão parcialmente corrigidos em
aula. A sua realização é desejada, mas opcional. Não valem nota.

  1. Distribuição  de notas da tríade e conceitos diversos
  2. Encadeamento de duas tríades
  3. Encadeamento de três tríades e análise harmônica
  4. Encadeamento de tríades e realização de baixo cifrado diatônico
  5. Acordes de segunda inversão e realização de baixo cifrado diatônico
  6. Harmonização de melodia e realização de baixo cifrado 1
  7. Harmonização de melodia e realização de baixo cifrado 2
  8. Harmonização de melodia e análise harmônica
  9. Acordes de sétima da dominante, harmonização de melodia e análise harmônica
  10. Notas melódicas, harmonização de melodia e análise harmônica
  11. Análise harmônica
  12. Harmonização de melodia e análise harmônica
  13. Funções secundárias, realização de baixo cifrado e análise harmônica

Material para análise

  1. J.S.Bach, Coral #001 (Ed. Riemenschneider) PDF
  2. J.S.Bach, Coral #006 (Ed. Riemenschneider) PDF
  3. J.S.Bach, Coral #007 (Ed. Riemenschneider) PDF
  4. J.S.Bach, Coral #012 (Ed. Riemenschneider) PDF
  5. J.S.Bach, Coral #014 (Ed. Riemenschneider) PDF
  6. J.S.Bach, Coral #026 (Ed. Riemenschneider) PDF
  7. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 2, http://bit.ly/29de7fW
  8. Clementi, op. 36., n. 1, mov. i. http://goo.gl/hCDzMf

Notas

Distribuição das notas

O gráfico abaixo apresenta a distribuição da média final da turma. O
eixo X contém faixas de notas (entre 0 e 1, 1 e 2, etc.) e o eixo Y
contém o número de alunos com média final dentro das faixas.

Bibliografia

Aldwell, Edward, and Carl Schachter. 2002. Harmony and Voice Leading. 3rded. Thomson Schirmer.

Gauldin, Robert. 1997. Harmonic Practice in Tonal Music. New York, NY: W.W. Norton and Company.

Grove, George, and Stanley Sadie. 1980. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Edited by Stanley Sadie. 2nded. London, Washington: Macmillan Publishers.

Kostka, Stefan M., and Dorothy Payne. 1995. Tonal Harmony, with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill.

Palisca, Claude V. 2001. Norton Anthology of Western Music. 4thed. New York and London: W. W. Norton & Company.

Queiroz, Flávio José Gomes de. 2005. “Princípios Gerais Para Realização de Baixos Cifrados.” http://www.clem.ufba.br/queiroz/bx_cifr/geraisbaixocifrado.html.

Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, MA: Belknap Press of Harvard University Press.

Riemenschneider, Albert, ed. 1941. 371 Harmonized Chorales and 69 Chorale Melodies with Figured Bass. New York: Schirmer.

Stone, Kurt. 1980. Music Notation in the Twentieth Century: A Practical Guidebook. New York, NY: W.W. Norton and Company.

Ulrich Michels. 1982. Atlas de Música. Madrid: Alianza.

Wedge, George A. 1930. Applied Harmony, a Text-Book. New York: Schirmer.

“Resposta Tonal.” 2015. https://respostatonal.com.

“Musictheory.net.” 2000. http://musictheory.net.