MUSA70 – Literatura e Estruturação Musical II (T3)

Professor: Marcos da Silva Sampaio

Ementa

Revisão da teoria musical básica; estudo dos princípios do contraponto estrito, da harmonia, e da construção de frases musicais básicas. Apreciação de obras musicais referentes aos elementos estudados.

Conteúdo programático

  1. Forma:
    1. Cadências, frases, agrupamentos
    2. Forma binária, formas compostas
  2. Harmonia
    1. Notas melódicas: escapada, dupla bordadura, etc.
    2. Acodes de sétima em todas as inversões
    3. Funções secundárias
    4. Tonicização, Modulação por acorde comum, nota comum, sequencial, monofônica e direta
    5. Empréstimo modal
    6. Acorde napolitano
    7. Acordes de sexta aumentada (italiana, francesa e alemã)

Avaliação

A avaliação nesta disciplina é realizada mediante 3 provas. As provas são compostas por questões de composição e/ou análise e têm como objetivo avaliar o aprendizado dos conteúdos da disciplina. O critério de correção é subjetivo, como o próprio conteúdo da disciplina. O conteúdo das provas é acumulativo.

Nota

A média final é equivalente à média simples das notas das provas.

Segunda chamada

O aluno que faltar às provas terá direito à segunda chamada se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:

  1. direito assegurado por legislação específica
  2. motivo de saúde comprovado por atestado médico
  3. razão de força maior, a critério do professor.

A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitiva da nota zero. Para maiores detalhes consultar o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação.

A prova de segunda chamada ocorrerá em data definida no cronograma da disciplina.

Cronograma

Este cronograma é uma previsão e poderá ser alterado ao longo do semestre.

Exercícios de apoio

A cada semana o professor disponibilizará exercícios de apoio para a
realização em casa. Esses exercícios serão parcialmente corrigidos em
aula. A sua realização é desejada, mas opcional. Não valem nota.

  1. Notas melódicas, cadências e frases
  2. Encadeamento de tétrades

Notas e frequência

As notas dos alunos estão disponíveis no link abaixo e serão atualizadas durante o curso:

Distribuição de notas

O gráfico abaixo apresenta a distribuição da média final da turma. O
eixo X contém faixas de notas (entre 0 e 1, 1 e 2, etc.) e o eixo Y
contém o número de alunos com média final dentro das faixas.

Bibliografia

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Gauldin, Robert. 1997. Harmonic Practice In Tonal Music. New York, NY: W.W. Norton and Company.
Grove, George, and Stanley Sadie. 1980. The New Grove Dictionary Of Music And Musicians. Edited by Stanley Sadie. London, Washington: Macmillan Publishers.
Kostka, Stefan M., and Dorothy Payne. 1995. Tonal Harmony, With An Introduction To Twentieth-Century Music. New York, NY: McGraw-Hill.
Palisca, Claude V. 2001. Norton Anthology Of Western Music. New York and London: W. W. Norton & Company.
Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary Of Music. Cambridge, MA: Belknap Press of Harvard University Press.
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Riemenschneider, Albert, ed. 1941. 371 Harmonized Chorales And 69 Chorale Melodies With Figured Bass. New York: Schirmer.
Queiroz, Flávio José Gomes de. 2005. “Princípios Gerais Para Realização De Baixos Cifrados”. http://www.clem.ufba.br/queiroz/bx_cifr/geraisbaixocifrado.html.
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Ulrich Michels,. 1982. Atlas De Música. Madrid: Alianza.
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