MUSA71 – Literatura e Estruturação Musical III

Professor: Marcos Sampaio (marcos@sampaio.me)

Ementa

Estudo da harmonia cromática, da construção de frases musicais e suas combinações. Estudo de formas musicais de estrutura única, binária e ternária. Apreciação de obras musicais referentes aos elementos estudados.

Conteúdo programático

  1. Mistura de modos
  2. Acordes alterados, de 9ª, 11ª e 13ª.
  3. Forma, contorno e gênero, desenvolvimento e combinação de frases
  4. Pequenas formas: divisão em partes
  5. Formas binárias, ternárias, únicas

Objetivos

Ao final do curso espera-se que o estudante seja capaz de:

  1. Compreender a harmonia e forma de pequenas obras modulatórias e com recursos cromáticos, tais como lieder e minuetos mediante análise.
  2. Realizar baixos cifrados e harmonizar melodias modulatórias com recursos cromáticos a quatro vozes.
  3. Compor lieder binário e ternário.

Metodologia

A metodologia para atingir os objetivos propostos é baseada em exercícios a serem realizados em classe e em casa:

  1. Análise de relações harmônicas e formais de repertório de pequenas obras instrumentais e seções de grandes obras, tais como trio, minueto e tema de variações
  2. Harmonização de melodias modulatórias com recursos cromáticos a quatro vozes
  3. Composição de pequenas formas musicais

Pré-requisitos

São pré-requisitos para a disciplina:

  1. Reconhecimento e aplicação de modulação
  2. Reconhecimento e aplicação de acordes de sexta aumentada e sexta napolitana
  3. Harmonização a quatro vozes de melodias modulatórias, incluindo condução de vozes
  4. Realização de baixo cifrado a quatro vozes

Avaliação

A avaliação nesta disciplina é realizada mediante 3 provas. As provas são compostas por questões de composição e/ou análise e têm como objetivo avaliar o aprendizado dos conteúdos da disciplina. O critério de correção é subjetivo, como o próprio conteúdo da disciplina. O conteúdo das provas é acumulativo.

Nota

A nota do semestre será a média aritmética das notas das provas.

Segunda chamada

O aluno que faltar às provas terá direito à segunda chamada se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:

  1. direito assegurado por legislação específica.
  2. motivo de saúde comprovado por atestado médico.
  3. razão de força maior, a critério do professor.

A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitva da nota zero. Para maiores detalhes consultar o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação.

A data de realização de segunda chamada está prevista no cronograma da disciplina.

Cronograma

O conteúdo e dias das aulas do cronograma abaixo poderão ser modificados de acordo com a necessidade e eventualidade.

Exercícios de apoio

  1. Revisão de modulação e harmonia: análise e baixo cifrado
  2. Acordes de 9a, 11a, 13a, empr. modal e acorde aum.: harmonização e baixo cifrado
  3. Harmonia cromática: análise e baixo cifrado
  4. Conceitos, análise e composição
  5. Cadência, análise e composição
  6. Agrupamento de frases, análise e composição
  7. Combinação de frases, análise e composição
  8. Combinação e desenvolvimento de frases, análise e composição
  9. Pequenas formas, análise e composição
  10. Formas binárias, análise e composição
  11. Análise de forma de pequena obra 1
  12. Análise de forma de pequena obra 2
  13. Análise e composição de pequena obra

Material para Análise

  1. J.S.Bach, BWV262. Coral #153 (Riemenschneider) Alle Menschen Müssen Sterben. https://goo.gl/QiTfcm (ed. Kirnberger)
  2. Beethoven, op. 7, mov. 2 (Largo, con gran espessione) http://bit.ly/2tDYMks
  3. Beethoven, op. 13, mov. 2 (apenas primeira página) http://bit.ly/2tCiBct
  4. Beethoven, op. 27 n. 2, mov. 2 (Allegretto) http://bit.ly/2uQiDh5
  5. Beethoven, op. 18 n. 1, mov. 1 (apenas 3 primeiras páginas)
  6. Beethoven op. 26, mov. ii Trio http://goo.gl/gzDdYQ (p. 197 (9))
  7. Beethoven op. 26, mov. iii http://goo.gl/gzDdYQ (p 10 (198))
  8. Beethoven op. 57, mov. i (apenas primeira página) http://bit.ly/2t9ZVjF
  9. Beethoven op. 67, mov. 3 (apenas primeira página) http://bit.ly/2t9IrE7
  10. Brahms, op. 49, n. 4 (Wiegenlied) http://bit.ly/2uigV97
  11. Clementi, op. 36., n. 1, mov. i. http://goo.gl/hCDzMf
  12. Clementi, op. 36., n. 1, mov. ii. http://goo.gl/hCDzMf
  13. Diabelli, Le bouquetier op. 151, n. 1, mov. 1 https://goo.gl/LQJL49
  14. Diabelli, Le bouquetier op. 151, n. 4, mov. 1 https://goo.gl/LQJL49
  15. Diabelli, op. 168, n. 1, mov. 2. http://bit.ly/2xRBtp9
  16. Franck, Sonata para violino e piano, mov. 1 (apenas primeira página) http://bit.ly/2t9E5wo
  17. Haydn, Divertimento in C major, Hob. XVI_7 http://bit.ly/2v9XBb0
  18. Haydn, Divertimento in A major, Hob. XVI_5, mov. 2 (Menuetto e Trio) http://bit.ly/2v9wEEl
  19. Mendelssohn, op. 72, n. 1 http://bit.ly/2v9dXjX
  20. Mozart K 284, mov. iii, tema http://bit.ly/2tDP3L8
  21. Mozart K330, mov. ii http://goo.gl/FzonKS (p 111 (7))
  22. Mozart K570, mov. ii http://bit.ly/2uC2Xug (p 6 do pdf)
  23. Mozart K576, mov. ii http://bit.ly/2uQadpW
  24. Mozart K597 http://bit.ly/2uQbbm6
  25. Schubert, An den Mond. D 468. https://goo.gl/NKQ3Kr
  26. Schubert, Sehnsucht D310B http://bit.ly/2tDxvyz
  27. Schubert, op. 29, mov. 1 (apenas primeira página) http://bit.ly/2t9HrzO
  28. Schubert, op. 99, mov. 3 (apenas primeira página) http://bit.ly/2t9EYFm
  29. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 2, http://bit.ly/29de7fW
  30. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 7, http://bit.ly/29de7fW
  31. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 8, http://bit.ly/29de7fW
  32. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 9, http://bit.ly/29de7fW
  33. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 17, http://bit.ly/29de7fW
  34. Schumann, Kinderszenen op. 15, no. 6 “Wichtige Begebenheit”. http://bit.ly/2siLOoJ
  35. Schumann, Kinderszenen op. 15, no. 7 “Träumerei”. http://bit.ly/2siLOoJ

Notas e frequência

Em construção

Gráficos de desempenho da turma

Bibliografia

Aldwell, Edward, and Carl Schachter. 2002. Harmony and Voice Leading. 3rded. Thomson Schirmer.

D’Indy, Vincent. 1912. Cours de Composition Musicale. Paris: Durand.

Gauldin, Robert. 1997. Harmonic Practice in Tonal Music. New York, NY: W.W. Norton and Company.

Green, Douglass M. 1979. Form in Tonal Music: An Introduction to Analysis. Holt Rinehart and Winston.

Grove, George, and Stanley Sadie. 1980. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Edited by Stanley Sadie. 2nded. London, Washington: Macmillan Publishers.

Kohs, Ellis Bonoff. 1976. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton Mifflin.

Kostka, Stefan M., and Dorothy Payne. 1995. Tonal Harmony, with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill.

Palisca, Claude V. 2001. Norton Anthology of Western Music. 4thed. New York and London: W. W. Norton & Company.

Piston, Walter. 1959. Harmony. London: Victor Gollancz Ltd.

Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, MA: Belknap Press of Harvard University Press.

Schoenberg, Arnold. 1967. Fundamentals of Music Composition. Faber and Faber.

Schoenberg, Arnold. 1954. Structural Functions of Harmony. Edited by Leonard Stein. London: Faber and Faber.

Schoenberg, Arnold. 1983. Theory of Harmony. Berkeley, CA: University of California Press.

Ulrich Michels. 1982. Atlas de Música. Madrid: Alianza.

Wedge, George A. 1930. Applied Harmony, a Text-Book. New York: Schirmer.

“Musictheory.net.” 2000. http://musictheory.net.

“Resposta Tonal.” 2015. https://respostatonal.com.