MUSA72 – Literatura e Estruturação Musical IV

Professor: Marcos da Silva Sampaio

Ementa

Estudo da harmonia cromática, da construção de frases musicais e suas combinações. Estudo de formas musicais de estrutura única, binária e ternária. Apreciação de obras musicais referentes aos elementos estudados. (antiga)

Conteúdo programático

  1. A Forma Sonata
    • Aspecto Geral da Forma Sonata
    • Seção da Tonalidade Principal
    • A transição
    • Seção da Tonalidade Relativa
    • Continuação da Seção da Tonalidade Relativa (Tema ou Grupo de Temas de Fechamento)
    • Seção de Desenvolvimento
    • Recapitulação
    • A introdução
    • A Coda
    • Modificações da Forma Sonata (sonatina, sonatina ampliada, sonata rondo)
  2. O Concerto
    • Movimentos Externos do Concerto Barroco; O Movimento do Concerto Grosso
    • Forma do Movimento do Concerto Grosso
    • O Primeiro Movimento do Concerto Clássico: A Forma Concerto-Sonata
    • O Terceiro Movimento do Concerto Clássico: Forma Concerto-Rondo
    • Nota Histórica Sobre o Concerto Após Beethoven

Avaliação

A avaliação nesta disciplina é realizada mediante 3 provas. As provas são compostas por questões de composição e/ou análise e têm como objetivo avaliar o aprendizado dos conteúdos da disciplina. O critério de correção é subjetivo, como o próprio conteúdo da disciplina. O conteúdo das provas é acumulativo.

Nota

A média final é equivalente à média simples das notas das provas.

Segunda chamada

O aluno que faltar às provas terá direito à segunda chamada se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:

  1. direito assegurado por legislação específica
  2. motivo de saúde comprovado por atestado médico
  3. razão de força maior, a critério do professor.

A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitiva da nota zero. Para maiores detalhes consultar o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação.

A prova de segunda chamada ocorrerá em data definida no cronograma da disciplina.

Cronograma

Este cronograma é uma previsão e poderá ser alterado ao longo do semestre.

Obras para análise

Seleção de obras para análise ao longo do semestre

  1. Beethoven Op. 2, n. 1
  2. Beethoven Op. 2, n. 2
  3. Beethoven Op. 2, n. 3
  4. Beethoven Op. 14, n. 2
  5. Beethoven Quarteto Op. 18, n. 1, mov. 1
  6. Beethoven Op. 27, n. 2, mov. 3
  7. Beethoven Op. 28, n. 15
  8. Beethoven op. 96, n. 6?
  9. Beethoven op. 111, n. 32
  10. Brahms Op. 68 (versão reduzida)
  11. Clementi Op. 1 N. 5
  12. Haydn XVI/32 N. 47 Si menor
  13. Hindemith, Piano Sonata n. 2
  14. Kuhlau Op. 59 N. 1
  15. Mozart K 280
  16. Mozart K 333
  17. Mozart K 465
  18. Mozart K 545

Notas e frequência

As notas dos alunos estão disponíveis no link abaixo e serão atualizadas durante o curso:

Distribuição de notas

O gráfico abaixo apresenta a distribuição da média final da turma. O
eixo X contém faixas de notas (entre 0 e 1, 1 e 2, etc.) e o eixo Y
contém o número de alunos com média final dentro das faixas.

Bibliografia

Green, Douglass M. 1979. Form in Tonal Music: An Introduction to Analysis. Holt Rinehart and Winston.

Kohs, Ellis Bonoff. 1976. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton Mifflin.

Kostka, Stefan M., and Dorothy Payne. 1995. Tonal Harmony, with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill.

Zamacois, Joaquín. 1960. Curso de Formas Musicales: Con Numerosos Ejemplos Musicales. Barcelona: Editorial Labor.