MUSA76 – Literatura e Estruturação Musical 8

Professor: Pedro Kroger (kroger@pedrokroger.net)
Página da disciplina: http://genosmus.com/musa76

Ementa

Estudo das técnicas contrapontísticas e harmônicas complexas e das grandes formas da música sinfônica e sinfônico-coral.

Objetivos

Diferentemente dos LEMs anteriores, onde os assuntos como forma e contraponto tendem a ser vistos como itens primários e os exemplos musicais subordinados à eles, nessa disciplina os exemplos musicais são primários e os assuntos subordinados a eles. Ou seja, em cada composição serão identificado e estudados elementos musicais como: forma, harmonia, orquestração (incluindo aspectos vocais), construção melódica, contraponto, e texto.

Avaliação

A avaliação final será a média ponderada de 4 notas:

  • 2 mini-trabalhos (10 pontos no total), peso 3
  • 2 mini-trabalhos (10 pontos no total), peso 3
  • 1 prova de audição e análise (10 pontos), peso 2
  • 1 seminário oral com a apresentação de um tópico (10 pontos), peso 2

Os trabalhos só serão aceitos entregues rigorosamente no prazo, no início de aula do dia marcado para entrega. Eu não aceito trabalhos por e-mail. O aluno que faltar no dia da entrega de um trabalho poderá entregá-lo na aula seguinte se justificar a falta com atestado médico assinado e com número do Conselho Regional de Medicina. Crie o hábito de fazer backup dos seus trabalhos e projetos. Não será aceita a perda de dados como desculpa para dilatar o prazo de entrega.
Se você acha que eu cometi algum erro na pontuação de algum trabalho, você tem uma semana contando a partir da data de entrega do trabalho para me procurar; depois disso a nota não será modificada

Materiais

Trabalhos

  1. Sinfonia I Brahms
  2. Scheherazade, Korsakov
  3. Arte da Fuga

Conteúdo Programático

  • Jan 14 — Lavagem do Bonfim
  • Jan 19 —
  • Jan 21 —
  • Jan 26 — Introdução ao curso e Análise de Spem in Alium, T. Tallis
  • Jan 28 — Análise de Spem in Alium, T. Tallis
  • Fev 02 — Iemanjá
  • Fev 04 — Carnaval
  • Fev 09 — Carnaval
  • Fev 11 — Análise da Sinfonia no. 1, Brahms, Mini-trabalho 1 (5 pts)
  • Fev 16 — Análise da Sinfonia no. 1, Brahms
  • Fev 18 — Análise da Sinfonia no. 1, Brahms
  • Fev 22 — Aula de Reposição: Revisão para a Prova (12:30 no Genos)
  • Fev 23 —  Prova de audição e análise (10 pontos)
  • Fev 25 — Análise, Quarteto no. 1, Brahms
  • Mar 01 — Análise de Scheherazade, Rimsky-Korsakov, Mini-trabalho 2 (5 pts)
  • Mar 03 — Prova vestibular
  • Mar 08 — Análise de Scheherazade, Rimsky-Korsakov
  • Mar 10 — Introdução ao contraponto avançado (Arte da Fuga e Oferenda Musical)
  • Mar 15 — Análise: Contraponto avançado (Arte da Fuga e Oferenda Musical) (MT 3: 5 pts)
  • Mar 17 — Análise: Contraponto avançado (Arte da Fuga e Oferenda Musical) (MT 3: 5 pts)
  • Mar 22 — Análise: Contraponto avançado (Arte da Fuga e Oferenda Musical) (MT 3: 5 pts)
  • Mar 24 — Semana Santa
  • Mar 29 — Introdução a Harmonia do séc. XIX (Chopin, Lied, etc)
  • Mar 31 — Introdução a Harmonia do séc. XIX
  • Abr 05 — Introdução a Harmonia do séc. XIX
  • Abr 07 — Análise: Harmonia séc. XIX (MT 4: 5 pts) [Diogo, Jackson]
  • Abr 12 — Análise: Harmonia séc. XIX (MT 4: 5 pts) [André Vieira, Gabriel]
  • Abr 14 — Paralisação
  • Abr 19 — Análise: Harmonia séc. XIX (MT 4: 5 pts) [Kedson, André Chetto]
  • Abr 21 — Tiradentes
  • Abr 26 — Tirar dúvidas para os seminários
  • Abr 28 — Seminários: A Sinfonia no século XIX (10 pts) [Gabriel]
  • Mai 03 — Seminários: O Concerto no século XIX (10 pts) [Andre Vieira]
  • Mai 05 — Seminários: A Música Programática nos séc. XIX e XX (10 pts) [Diogo]
  • Mai 10 — Paralização
  • Mai 12 — Seminários: A Canção Romântica (séc. XIX) (10 pts) [Andre Chetto]
  • Mai 17 — Seminários: A Ópera entre 1850 e 1910 (10 pts) [Jackson]
  • Mai 19 — Seminários: O Balé entre 1850 e 1920 (10 pts) [Kedson]

Notas