MUSA90 – Técnicas de Análise I (Marcos)

Ementa

Estudos panorâmicos e gerais sobre técnicas de análise, abordando aspectos históricos e metodológicos. Exercícios abordando análises com utilização de diferentes técnicas analíticas.

Conteúdo Programático

  1. Princípios de análise
  2. Análise motívica
  3. Análise serial
  4. Análise Schenckeriana
  5. Análise de textura

Avaliação

A avaliação na disciplina ocorrerá mediante quatro trabalhos quinzenais de análise e a apresentação de um seminário.

Estrutura das aulas

As aulas são divididas em exposição de conteúdo e análise interativa de obras.

Cronograma

Este cronograma é uma previsão e poderá ser alterado ao longo do semestre.

Trabalhos

Análise

A cada duas semanas o estudante deverá realizar análise de uma obra definida pelo professor com base no conteúdo apresentado na aula anterior. A análise deverá ser entregue no início da aula definida como prazo (ver cronograma).

Seminário

Os estudantes deverão formar duplas e escolher, com orientação do professor, uma técnica analítica não abordada em aula ou aprofundar uma técnica abordada, apresentando princípios e aplicação. A apresentação é conjunta, mas a nota, individual.

Duplas

  • Rosa
  • Jonatas – Análise motívica Brahms
  • André e Rafael
  • Guilherme e Ednaldo
  • Laís e Diogo?

Notas e frequência

Canal Youtube

Bibliografia

Bent, Ian, and Anthony Pople. 2011. “Analysis.” In Grove Music Online.

Berry, Wallace. 1987. Structural Functions in Music. New York: Dover Publications, Inc.

Cook, Nicholas. 1987. A Guide to Musical Analysis. Vol. s4–XII. New York and London: W. W. Norton & Company.

Gentil-Nunes, Pauxy. 2009. “Análise Particional: Uma Mediação Entre Composição Musical E a Teoria Das Partições.” Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gerling, Cristina Capparelli. 1989. “A Teoria de Heinrich Schenker: uma Breve Introdução.” Em Pauta 1 (1): 22–34.

Schmalfeldt, Janet. 1985. “On the Relation of Analysis to Performance: Beethoven’s ‘Bagatelles’ Op. 126, Nos. 2 and 5.” Journal of Music Theory 29 (1): 1–31.

Schoenberg, Arnold. 1967. Fundamentals of Music Composition. Faber and Faber.

Straus, Joseph Nathan. 1990. Introduction to Post-Tonal Theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.