MUSB14 – Composição V

Professor: Marcos Sampaio (marcos@sampaio.me)

Ementa

Estudo e prática de Técnicas Composicionais – manipulação e exploração de elementos musicais do século XX, politonalismo, pós-tonalismo, atonalismo, serialismo, aleatorismo e audição comentada de obras representativas do século XX, com ênfase em obras de pequenas dimensões.

Conteúdo programático

  1. Forma na música dos séculos XX e XXI: conceitos, tipos, níveis arquitetônicos
  2. Proporção formal
  3. Quarteto de cordas

Objetivos

Ao final do curso espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Explorar sonoridades associadas ao politonalismo e à indeterminação de alturas em suas composições.
  • Compor em formato de miniatura
  • Compor para formações camerísticas diversas, como quarteto de cordas, quarteto de trombones, etc.
  • Compor para banda sinfônica

Avaliação

A avaliação será feita mediante 4 trabalhos:

  1. Composição de 3 miniaturas para formações diversas, cada uma relacionada com o princípio de organização da dimensão vertical visto nas aulas.
  2. Composição de uma obra de duração de 3 a 4 minutos para quarteto de cordas com uso de algum dos princípios de organização da dimensão vertical previsto nas aulas.

Nota

A nota do semestre será equivalente a uma média ponderada do resultado obtido nos trabalhos, de acordo com os seguintes pesos:

  1. Miniaturas 1 a 3 (peso 4)
  2. Composição final (peso 6)
    1. avaliação da primeira metade da composição (peso 2)
    2. avaliação da segunda metade da composição e conjunto final (peso 4)

Dessa forma, a média final será calculada pela equação 1, onde M representa a média, a, a soma das notas das miniaturas, b, a nota da primeira metade da composição final e c, da segunda metade e conjunto da composição.

(eq.1)

Os trabalhos serão aceitos apenas se:

  1. forem entregues em versão elaborada em software apropriado, via Dropbox ou email.
  2. forem entregues impreterivelmente no prazo, no início da aula marcada para a entrega.

A composição final deverá ser entregue por meio digital, via email.

Critérios de avaliação

Os critérios gerais de avaliação são:

  • Cumprimento do objetivo da tarefa
  • Equilíbrio
  • Capacidade de explorar recursos de composição
  • Capacidade de explorar os domínios da música (timbre, altura, duração, textura, etc.)
  • Cuidados com a apresentação da partitura (composições)
  • Criatividade

Segunda chamada

O aluno que não entregar um dos trabalhos no dia marcado terá direito a entregar na aula seguinte se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:

  1. direito assegurado por legislação específica
  2. motivo de saúde comprovado por atestado médico
  3. razão de força maior, a critério do professor.

A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitiva da nota zero. Para maiores detalhes consultar o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação.

Crie o hábito de fazer backup dos seus trabalhos e projetos. A perda de dados não será aceita como justificativa para dilatar o prazo de entrega.

Assiduidade e pontualidade

Assiduidade e pontualidade são de fundamental importância neste curso e serão rigorosamente observadas.

A carga horária da disciplina é de 51 horas semestrais. De acordo com o Regulamento de Ensino de Graduação, o aluno que não cumprir frequência mínima de 75% nas aulas será considerado reprovado (artigo 112). Dessa forma o número máximo de faltas nesta disciplina é de 12 horas-aula (ou 4 dias de aula).

Cada dia de aula tem 3 horas-aula conectadas de 50 minutos. Um atraso de mais de 15 minutos será considerado como falta para a primeira aula. Uma saída com mais de 15 minutos antes do final da aula será considerada como falta na última aula. Dessa forma atrasos poderão implicar em reprovação.

Estrutura das aulas

As aulas são divididas em exposição de conteúdo, análise interativa de obras e orientação dos trabalhos dos alunos.

Cronograma

O conteúdo e dias das aulas do cronograma abaixo poderão ser modificados de acordo com a necessidade e eventualidade.

Trabalhos

Miniaturas

Duração de 30 segundos a 1 minuto

Miniatura 1

  • Conteúdo principal: Politonalidade
  • Formação: Quarteto de Trombones (3 tenores + baixo ou tuba)
  • Entrega da partitura (online): 25/05/2017
  • Entrega das partes (impressas): 01/06/2017

Miniatura 2

  • Conteúdo principal: Policordes
  • Formação: Quarteto de sax (barítono, tenor, alto e soprano) e percussão (1 percussionista com atabaque, cajón, caixa, hi-hat, pandeiro, cowbell e prato)
  • Entregada partitura (online): 08/06/2017
  • Entrega das partes (impressas): 22/06/2017

Miniatura 3

  • Conteúdo principal: Indeterminação
  • Formação: Piano solo
  • Entrega da partitura (online): 06/07/2017 (nova data 29/06)

Possíveis formações instrumentais para as miniaturas:

  • Quarteto de trombones
  • Quinteto de trompetes (2 flugelhorn)
  • Quarteto de cordas
  • Orquestra de violões
  • Piano solo

Composição final

Instruções

  • Primeira metade – entrega em 03/08/2017
  • Composição final – entrega em 24/08/2017

Instrumentação

  • 4 flautas (1 flautim)
  • 2 oboés
  • 4 clarinetes
  • Sax alto
  • 2 Sax tenor
  • 1 Sax barítono
  • 4 Trompas
  • 3 Trompetes
  • 3 Trombones (1 baixo)
  • 2 Tubas
  • 1 Bombardino?
  • 3 Percussionistas

Análise

Ao longo do semestre uma seleção dentre as obras listadas será analisada em conjunto durante as aulas:

[Em construção]

  1. Prelude n. 2 (Chopin, Friedrich)
  2. Le banquet celeste (Messiaen, Olivier)
  3. Saudades do Brazil, Sorocaba (Milhaud, Darius)
  4. A Sagração da Primavera (Stravinsky, Igor)
  5. Petrushka (Stravinsky, Igor)
  6. Mikrokosmos, 59 (Bartók, Béla)
  7. Mikrokosmos, 101 (Bartók, Béla)
  8. Mikrokosmos, 125 (Bartók, Béla)
  9. Concerto para Orquestra (Bartók, Béla)
  10. Sequenza I (Berio, Luciano)
  11. Concerto para Violino, Op. 35 (Tchaikovsky, Pietr)

Talvez:

  1. http://imslp.org/wiki/String_Quartet_No.14,_D.810_(Schubert,_Franz)
  2. http://imslp.org/wiki/L’histoire_du_soldat_(Stravinsky,_Igor)
  3. http://imslp.org/wiki/String_Quartet_No.5,_Sz.102_(Bartók,_Béla)
  4. http://imslp.org/wiki/Passacaglia,_Op.1_(Webern,_Anton)
  5. Threnody, Penderecki
  6. http://imslp.org/wiki/String%20Quartet%20in%20G%20minor,%20Op.10%20(Debussy, Claude)
  7. http://imslp.org/wiki/String_Quartet_in_F_major_(Ravel,_Maurice)
  8. http://imslp.org/wiki/String_Quartet_No.1,_Op.51_No.1_(Brahms,_Johannes)
  9. http://imslp.org/wiki/Verkl%C3%A4rte_Nacht,_Op.4_(Schoenberg,_Arnold)
  10. http://imslp.org/wiki/String_Quartet_No.1,_Op.51_(Koechlin,_Charles)
  11. http://imslp.org/wiki/5%20Movements,%20Op.5%20(Webern,%20Anton)
  12. String Quartet n. 1, Ligeti

Notas e frequência

Gráficos de desempenho da turma

 

Bibliografia

Os links da disciplina estão disponíveis no Diigo.

Conteúdo programático aprovado pelo Departamento de Música