MUSA72 – Literatura e Estruturação Musical IV

Failed refreshing OAuth2 access token: HTTP/1.1 200 OK Content-Type: application/json Date: Thu, 27 Apr 2017 03:26:46 GMT Vary: Accept-Encoding Vary: Accept-Encoding X-Mendeley-Trace-Id: qoj5xp3nxTo Content-Length: 873 Connection: keep-alive{"access_token":"MSwxNDkzMjY3MjA2NTMyLDIzMDMxLDY1NSxhbGwsLCwzMDU0MDhjOGQyZGFiNTExN2UzZTNkMy0yNDgxZGI0NjU3ZTQ0MmY4LDZmNzg1N2ViLWIzNWEtMzlhNS1iYWQ4LTE4MTk2ZGZhM2E1ZCxsSHdYSE1JSTdiZF9zQktTTWhEcElUWXZZRkE","token_type":"bearer","expires_in":3600,"refresh_token":"MSwyMzAzMSw2NTUsYWxsLDMwNTQwOGM4ZDJkYWI1MTE3ZTNlM2QzLTI0ODFkYjQ2NTdlNDQyZjgsM2VkMzYwNTIzOWRiYTUxY2Y1OWQ5YTUtN2YzM2UzNDk0YWUyZGRhYS1CeSwxNDkzMjYzNjA2NTMwLDZmNzg1N2ViLWIzNWEtMzlhNS1iYWQ4LTE4MTk2ZGZhM2E1ZCxOb1RhUGhEZjN3S1pjZ0JsaW01elZiQzZXRHc","msso":"RKD6BwmjEdxuQeVeH7IMqFomeJu9rHGQWR+AreOQkv/xJYlRp0VJ8PWlyhB/FWV6SmSyCS0QBxetnQpMjhfrPP6mYun4vLTOQE3gtkFiI5bMVsuyvXXBTMwatvvZHJGcbtiCg31LDXbeRoIi9njh9+vwRe3ukU3E690KCVVhecNzKYHy72qFBVSjTpTvMAM7MBltfqSIrEb9lDsOzAdzQ6oR0NFwJYJvjyYYnj91gmPOM8kN5AJ5Ut8aHKTzIaZTBuOu8xBZNRRaIWNOtb+IZz0VoeKwig6sc2D5o6gIqyTCeW+h6nC9kLT21h9RcQD8,skXPyhcAtSuoWl0ZNPs9ddYaTJ8=","scope":"all"}

Professor: Marcos da Silva Sampaio

Ementa

Estudo da harmonia cromática, da construção de frases musicais e suas combinações. Estudo de formas musicais de estrutura única, binária e ternária. Apreciação de obras musicais referentes aos elementos estudados. (antiga)

Conteúdo programático

  1. A Forma Sonata
    • Aspecto Geral da Forma Sonata
    • Seção da Tonalidade Principal
    • A transição
    • Seção da Tonalidade Relativa
    • Continuação da Seção da Tonalidade Relativa (Tema ou Grupo de Temas de Fechamento)
    • Seção de Desenvolvimento
    • Recapitulação
    • A introdução
    • A Coda
    • Modificações da Forma Sonata (sonatina, sonatina ampliada, sonata rondo)
  2. O Concerto
    • Movimentos Externos do Concerto Barroco; O Movimento do Concerto Grosso
    • Forma do Movimento do Concerto Grosso
    • O Primeiro Movimento do Concerto Clássico: A Forma Concerto-Sonata
    • O Terceiro Movimento do Concerto Clássico: Forma Concerto-Rondo
    • Nota Histórica Sobre o Concerto Após Beethoven

Avaliação

A avaliação nesta disciplina é realizada mediante 3 provas. As provas são compostas por questões de composição e/ou análise e têm como objetivo avaliar o aprendizado dos conteúdos da disciplina. O critério de correção é subjetivo, como o próprio conteúdo da disciplina. O conteúdo das provas é acumulativo.

Nota

A média final é equivalente à média simples das notas das provas.

Segunda chamada

O aluno que faltar às provas terá direito à segunda chamada se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:

  1. direito assegurado por legislação específica
  2. motivo de saúde comprovado por atestado médico
  3. razão de força maior, a critério do professor.

A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitiva da nota zero. Para maiores detalhes consultar o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação.

A prova de segunda chamada ocorrerá em data definida no cronograma da disciplina.

Cronograma

Este cronograma é uma previsão e poderá ser alterado ao longo do semestre.

Obras para análise

Seleção de obras para análise ao longo do semestre

  1. Mozart K. 545
  2. Kuhlau
  3. Haydn
  4. Clementi

Notas e frequência

As notas dos alunos estão disponíveis no link abaixo e serão atualizadas durante o curso:

Distribuição de notas

O gráfico abaixo apresenta a distribuição da média final da turma. O
eixo X contém faixas de notas (entre 0 e 1, 1 e 2, etc.) e o eixo Y
contém o número de alunos com média final dentro das faixas.

Bibliografia