Relações de contornos musicais

Definição

Contornos podem ser entendidos como desenhos ou perfis de objetos. Em música, contornos podem ser abstraídos de parâmetros como altura, duração e densidade. Por exemplo, contornos melódicos são abstrações de altura no tempo. O estudo de relações de contornos musicais é importante porque, assim como conjuntos de notas e motivos, podem ajudar a dar coerência a uma obra musical.

Subprojetos

Em andamento

Concluídos

Breve histórico

A pesquisa sobre relações de contornos musicais tem sido conduzida por Marcos da Silva Sampaio desde junho de 2007, com a colaboração de Pedro Kroger. Esta pesquisa tem múltiplas etapas:

  1. Estudo de operações da Teoria de Relações de Contornos Musicais sob uma abordagem compositiva (2007-2008), durante o mestrado de Marcos da Silva Sampaio, orientado por Pedro Kroger. Os principais resultados desta etapa foram a composição Em torno da romã, op. 6 e o Goiaba, software de processamento de contornos.
  2. Verificação de inconsistências na Teoria de Relações de Contornos Musicais (2009-2012), durante o doutorado de Marcos da Silva Sampaio, orientado por Pedro Kroger. Durante esta etapa houve a participação de dois alunos de iniciação científica: Francis Strappa (de 09/2010 a 12/2011), e Eduardo Lago Nunes (a partir de 01/2012). Os principais resultados desta etapa são as obras compostas durante a pesquisa, a revisão e as propostas de soluções para as inconsistências da teoria, e o software MusiContour, de processamento de contornos.
  3. Estudo de relações de contornos em 549 obras do gênero choro com o auxílio de ferramentas de Musicologia Computacional (08/2012 a 07/2013) Este projeto contou com os alunos de iniciação científica Eduardo Lago Nunes (bolsista), Alisson Gonçalves, e Simei Ferreira, José Rodriguez e Menahem Hein (voluntários).
  4. Estudo de relações de contornos em obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810, disponíveis no IMSLP (08/2013 a 07/2014). Este projeto fez parte de um estudo maior, com direções em Musicologia Computacional, Composição, Musicologia e Performance. Contou com a participação de Guilherme Bertissolo, Lucas Robatto e 8 bolsistas (vide página).
  5. Estudo de métricas de comparação de contornos musicais (etapa atual).

Reuniões

Equipe principal

Produção bibliográfica

Softwares desenvolvidos

Os dois softwares abaixo servem para processar e plotar operações com contornos.

  • Goiaba (desenvolvido durante o mestrado, em Lisp)
  • MusiContour (sucessor do Villa-Lobos Contour Module, desenvolvido durante o doutorado, em Python)

Bibliografia

A lista da bibliografia usada nesta pesquisa está disponível aqui.