Balanço anual – 2010

Introdução

O grupo de pesquisa Genos, em 2010, deu continuidade às suas atividades de ensino (na Graduação e Pós), pesquisa e extensão. O Genos finalizou o ano com uma equipe de 8 pessoas (3 professores, 3 alunos de pós-graduação e 2 alunos de graduação) cuja produção técnica, acadêmica e artística engloba:

  • 3 prêmios de composição (1 internacional e 2 nacionais)
  • 5 organizações de eventos
  • 2 financiamentos de projetos aprovados
  • 6 artigos completos em anais de eventos
  • 2 resumos em anais
  • 14 apresentações de trabalhos
  • 4 lançamentos de versões de softwares (3 softwares desenvolvidos)
  • 9 participações em bancas examinadoras
  • 30 composições inéditas
  • 2 arranjos
  • 25 apresentações de obras (8 estréias)
  • 4 apresentações como executantes
  • 4 cursos de extensão ministrados
  • 1 projeto de pesquisa aprovado pela congregação da Escola de Música
  • 2 orientações concluídas
  • 2 aprovações na seleção para pós-graduação no PPGMUS/UFBA (mestrado e doutorado)
  • 1 aprovação em concurso público para professor da Escola de Música da UFBA

III Festival Internacional de Música Contemporânea (FIMC), realizado pelo PPGMUS/OCA, teve em sua equipe organizadora dois membros do Genos. O festival teve na sua programação 5 concertos, 5 palestras, 2 workshops, 2 mini-cursos, 5 mesas redondas e uma atividade para a comunidade.

Além disso a aprovação de Jean Menezes da Rocha e Natanael Ourives para o PPGMUS, a aprovação de Marcos da Silva Sampaio como professor efetivo da Escola de Música, e a entrada da professora Dra. Mara Pinheiro Menezes para o grupo foram muito importantes para a continuidade dos projetos do Genos.

Prêmios

  1. BERTISSOLO, Guilherme. Supernovas, Ondas, Partículas e Buracos Negros, Op. 28. Obra para Flauta, Clarinete, Violino, Violoncelo e Piano, finalista do Concurso Camargo Guarnieri de Composição, Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
  2. BERTISSOLO, Guilherme. Esquecimento, Op. 11, para orquestra de cordas, finalista do Concurso de Composição Prof. Antonio Fernando Burgos Lima, Escola de Música/Universidade Federal da Bahia.
  3. BERTISSOLO, Guilherme. Reação, Op. 3c, para quarteto de violões, premiada no 10º Concurso de Composição Carl von Ossietzky, Instituto de Música/Universidade de Oldenburg (Alemanha).

Organização de Eventos

  1. BERTISSOLO, Guilherme; ESPINHEIRA, Alexandre M. [organização e curadoria] Projeções Sonoras de Música Eletroacústica Genos.
  2. ESPINHEIRA, Alexandre M.; BERTISSOLO, Guilherme; RIOS FILHO, Paulo. [organização e curadoria] III Festival Internacional de Música Contemporânea.
  3. ESPINHEIRA, Alexandre M.; BERTISSOLO, Guilherme; RIOS FILHO, Paulo. [organização e curadoria] Projeto Música de Agora na Bahia.
  4. GOMES, Wellington; ESPINHEIRA, Alexandre M.; BROOK, Angelita M. V. Foruns PPGMUS-UFBA 2010.
  5. SÁ, Érica; STRAPPA, Francis. Recital de formatura em instrumento (Percussão) de Érica Sá na Escola de Música da UFBA, realizado no Teatro do SESC Pelourinho. 2010.

Projetos de financiamento aprovados

  1. ESPINHEIRA, Alexandre M.; BERTISSOLO, Guilherme; RIOS FILHO, Paulo. Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Projeto Música de Agora na Bahia.
  2. ESPINHEIRA, Alexandre M.; BERTISSOLO, Guilherme; RIOS FILHO, Paulo. CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. III Festival Internacional de Música Contemporânea.

Produção acadêmica

Artigos Completos em Anais

  1. BERTISSOLO, Guilherme. Som, Sinal, Movimento: novas modalidades do fazer/pensar música. Anais do VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais (VI SIMCAM). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Homepage:http://www.abcogmus.org/simcam/index.php/simcam/
  2. BERTISSOLO, Guilherme. Compondo o campo de estudo: perspectivas sobre o compor nos três últimos Congressos da ANPPOM. Anais do XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis: UDESC. Homepage: http://www.anppom.com.br/
  3. BERTISSOLO, Guilherme. O compor múltiplo: aspectos de uma po(i)ética em movimento. 1º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança: Catálogo. Salvador: Escola de Dança da UFBA. p. 203-209. Homepage:http://www.danca.ufba.br/anda/index.htm; ISSN/ISBN: 9788560667574.
  4. ESPINHEIRA, Alexandre M. Projeção Compositiva: Revisão bibliografica e propostas para ampliação do conceito. XX Congresso Nacional da ANPPOM.
  5. MENEZES, Mara, ABUD, Zuraida, OLIVEIRA, Alda. Application of the “FaçoMusica” Program for First to Fourth-Grade Students: A PONTES concept-Based Analysis. Conference Procedures of Educating the Creative Mind Conference. Kean University, New Jersey, EUA. Homepage: http://www.kean.edu/~creative/conference_main.html.
  6. MENEZES, Mara, ABUD, Zuraida, OLIVEIRA, Alda. Pedagogic Articulations in music education: the PONTES and the AME for continued teacher education. Anais do 29th ISME World Conference: Beijing, China. Homepage: http://www.isme.org/

Resumos em Anais

  1. BERTISSOLO, Guilherme. Música impura. XI SEMPPG – Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. Salvador: UFBA.
  2. SAMPAIO, Marcos S. Villa-Lobos Contour Module. Versão 0.2. XI SEMPPG – Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. Salvador: UFBA.

Apresentação de trabalhos

  1. BERTISSOLO, Guilherme. Som, Sinal, Movimento: novas modalidades do fazer/pensar música. VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais.
  2. BERTISSOLO, Guilherme. Compondo o campo de estudo: perspectivas sobre o compor nos três últimos Congressos da ANPPOM. XX Congresso Nacional da ANPPOM.
  3. BERTISSOLO, Guilherme. 2010. Música Impura. XI SEMPPG – Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia.
  4. ESPINHEIRA, Alexandre M. Projeção Compositiva: Revisão bibliografica e propostas para ampliação do conceito. 23/08/2010. XX Congresso Nacional da ANPPOM.
  5. ESPINHEIRA, Alexandre M.Um Guia de Sugestões Compositivas tendo com Auxiliar a Teoria Pós-tonal. 25/05/2010. Fórum do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.
  6. KROGER, Pedro. Jamary Oliveira, vida e obra. 26/10/2010. Fórum do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.
  7. KROGER, Pedro. Relatório de Pós-doutorado. 01/06/2010. Fórum do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.
  8. LIMA, Paulo C.; BERTISSOLO, Guilherme; SAMPAIO, Marcos S.; AMORIM FILHO, Pedro; SEIXAS, Cláudio; RIOS FILHO, Paulo; ROCHA, Jean M.; MAIA, Reinaldo. Ciclo e composição: teorias e devaneios. 8/6/2010. Fórum do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.
  9. MENEZES, Mara. Alda Oliveira, vida e obra. 05/10/2010. Fórum do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.
  10. MENEZES, Mara; ABUD, Zuraida. Música Contemporânea na Educação Musical. III Festival Internacional de Música Contemporânea (III FIMC). Workshop.
  11. MENEZES, Mara.; ABUD, Zuraida.; OLIVEIRA, Alda. Application of the “FaçoMusica” Program for First to Fourth-Grade Students: A PONTES concept-Based Analysis. Educating the Creative Mind Conference. Kean University, New Jersey, EUA. Março, 2010.
  12. MENEZES, Mara, ABUD, Zuraida, OLIVEIRA, Alda. Pedagogic Articulations in music education: the PONTES and the AME for continued teacher education. 29th ISME World Conference: Beijing, China. Agosto, 2010.
  13. SAMPAIO, Marcos S. Villa-Lobos Contour Module. Versão 0.1. 27/4/2010. Fórum do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.
  14. SAMPAIO, Marcos S. Villa-Lobos Contour Module. Versão 0.2. 11/11/2010. Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA.

Softwares desenvolvidos

  1. KROGER, Pedro. Aristoxenus, 2010. Disponível em http://github.com/kroger/aristoxenus
  2. ROCHA, Jean M. cromophon. Release 0.01. 27/10/2010.
  3. SAMPAIO, Marcos S.; KROGER, Pedro. Villa/-Lobos Contour Module. Release 0.1. 4/5/2010. Disponível em http://genosmus.com/villa-lobos/contour-module
  4. SAMPAIO, Marcos S.; KROGER, Pedro. Villa-Lobos Contour Module. Release 0.2. 11/11/2010. Disponível em http://genosmus.com/villa-lobos/contour-module

Produção artística

Composições

  1. BERTISSOLO, Guilherme. Histriônica Nº 2, Op. 8b. Obra para contrabaixo elétrico e eletrônica.
  2. BERTISSOLO, Guilherme. Histriônica Nº 3, Op. 8c. Obra para saxofone alto, guitarra elétrica, contrabaixo elétrico e vibrafone.
  3. BERTISSOLO, Guilherme. A Dor Ensina a Gemer, Op. 23. Obra para Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote, Violino e Violoncelo.
  4. BERTISSOLO, Guilherme. Vés, Op. 26. Obra para Orquestra Sinfônica.
  5. BERTISSOLO, Guilherme. Elucubrações INKZ. Op. 27. Obra para Voz de Soprano, Flauta, Clarinete, Violão, Violino e Piano.
  6. BERTISSOLO, Guilherme. Supernovas, Ondas, Partículas e Buracos Negros, Op. 28. Obra para Flauta, Clarinete, Violino, Violoncelo e Piano.
  7. BERTISSOLO, Guilherme. m’bolumbümba, Op. 30, para sons eletroacústicos manipulados com projeção 7.1 [4 minutos].
  8. ESPINHEIRA, Alexandre M. Moda de Viola. Obra para Pure Data. [3 minutos e 10 segundos]
  9. ESPINHEIRA, Alexandre M. E Tornou-se Fábula. Obra para Orquestra Sinfônica [10 minutos].
  10. ESPINHEIRA, Alexandre M. Na Real I. Obra para Berimbau e Eletrônica em Tempo Real [6 minutos].
  11. ESPINHEIRA, Alexandre M. Na Real II. Obra para Guitarra Elétrica e Eletrônica em Tempo Real [6 minutos].
  12. ESPINHEIRA, Alexandre M. Frágil. Obra para Soprano e seis percussionistas [6 minutos].
  13. ESPINHEIRA, Alexandre M. cinco poemas miniatura. Obra para Soprano, Flauta, Clarinete, Violino, Violão e Piano a 4 mãos [7,5 minutos].
  14. ESPINHEIRA, Alexandre M. My Nut. Miniatura para Orquestra Sinfônica [1 minuto].
  15. KROGER, Pedro. Manhã, para coro a capela.
  16. OURIVES, Natan. ZeroUmSeis. Obra para N instrumentistas, tape e Pd (Forma Mobile).
  17. OURIVES, Natan. Do Éter ao Oxigênio. Obra para Orquestra de Câmara.
  18. OURIVES, Natan. Os Dez Quadros de Rorscharch. Obra para Orquestra de Câmara.
  19. OURIVES, Natan. Cinco Paisagens Orquestrais Baianas. Obra para Orquestra de Câmara.
  20. OURIVES, Natan. Do Éter ao Nitrogênio. Concerto para Clarinete em Bb e Grande Orquestra.
  21. OURIVES, Natan. Circulação. Obra para Clarinete em Bb/Clarone, Violino e Piano.
  22. OURIVES, Natan. Pálida. Obra para Coro Misto, Vozes Solistas e Grande Orquestras. Trabalho de Conclusão de Curso, baseado no soneto de Álvares de Azevedo.
  23. ROCHA, Jean M. Colophon. Obra para duo de violinos.
  24. ROCHA, Jean M. Da chuva e suas flechas. Obra para piano solo.
  25. ROCHA, Jean M. Da cor e seus territórios. Obra para flauta, oboé, clarinete baixo, violino, violoncelo e percussão.
  26. ROCHA, Jean M. Intrusões. Obra para flauta, clarinete, violino e violoncelo.
  27. ROCHA, Jean M. O mundo começa na ponta do teu nariz. Obra para piano solo.
  28. ROCHA, Jean M. Romance coxo. Obra para piano e violino.
  29. ROCHA, Jean M. Uma ária para Macke. Obra eletroacústica.
  30. SAMPAIO, Marcos S. Genética, op. 8. Obra para clarinete e fagote. [4 minutos]
  31. SAMPAIO, Marcos S. Fuxico, op. 9. Obra para flauta, clarinete, trompete, violino e violoncelo. [5 minutos]

Arranjos

  1. ESPINHEIRA, Alexandre M. Zanzibar (Armandinho e Fausto Nilo), para 4 percussionistas, guitarra baiana e acompanhamento rítmico com percussão livre.
  2. SAMPAIO, Marcos S. Vida boa (Armandinho e Fausto Nilo), para grupo de 7 percussionistas.

Apresentação de obras

  1. BERTISSOLO, Guilherme. m’bolumbümba, para sons eletroacústicos manipulados com projeção 7.1. Estreada no Concerto II, Ano 4, do Música de PoA, Porto Alegre, Auditório Tasso Corrêa, Instituto de Artes da UFRGS, em 23 de dezembro de 2010.
  2. BERTISSOLO, Guilherme. Exceto, para Piano e Percussão. Apresentada em concerto por Paraguassú Abrahão (percussão) e Barbara Brieger (piano) em Donaueschingen, Alemanha. Uma critica sobre o concerto pode ser lida emhttp://www.suedkurier.de/region/schwarzwald-baar-heuberg/donaueschingen/Ueberraschende-neue-Klaenge;art372512,4145320.
  3. BERTISSOLO, Guilherme. Elucubrações INKZ. Para Soprano, Flauta, Clarinete, Violino, Violão e Piano, apresentada no XXV Panorama da Música Brasileira Atual pelo GNU (Grupo Novo da UNIRIO), Rio de Janeiro.
  4. BERTISSOLO, Guilherme. Elucubrações INKZ. Para Soprano, Flauta, Clarinete, Violino, Violão e Piano, apresentada no Salão Nobre da Reitoria da UFBa pelo GNU (Grupo Novo da UNIRIO).
  5. BERTISSOLO, Guilherme. Supernovas, Ondas, Partículas e Buracos Negros. Para Flauta, Clarinete, Violino, Violoncelo e Piano, apresentada durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão, no Auditório Cláudio Santoro.
  6. BERTISSOLO, Guilherme. Pseudo-choro N º 1 – Momento Uno, para violão solo. Apresentada por Pedro Rodrigues no III Festival Internacional de Música Contemporânea, Museu de Arte Sacra, Salvador.
  7. BERTISSOLO, Guilherme. Pseudo-choro Nº 6 – Caixinha de Fósforo, para violão solo. Apresentada por Pedro Rodrigues no III Festival Internacional de Música Contemporânea, Museu de Arte Sacra, Salvador.
  8. BERTISSOLO, Guilherme. Elucubrações INKZ. Para Soprano, Flauta, Clarinete, Violino, Violão e Piano, apresentada na Sala Villa-Lobos IVL/CLA, UNIRIO, Rio de Janeiro, pelo GNU (Grupo Novo da UNIRIO).
  9. BERTISSOLO, Guilherme. Exceto, para Piano e Percussão. Apresentada em concerto por Paraguassú Abrahão (percussão) e Kátia Baloussier no III Festival Internacional de Música Contemporânea, Salão Nobre da Reitoria da UFBA, Salvador.
  10. BERTISSOLO, Guilherme. Elucubrações INKZ. Para Soprano, Flauta, Clarinete, Violino, Violão e Piano, apresentada no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói, pelo GNU (Grupo Novo da UNIRIO).
  11. BERTISSOLO, Guilherme. Exceto, para Piano e Percussão. Apresentada em concerto por Paraguassú Abrahão (percussão) e Barbara Brieger (piano) na Casa Thomas Jefferson, Brasília.
  12. BERTISSOLO, Guilherme. Elucubrações INKZ. Para Soprano, Flauta, Clarinete, Violino, Violão e Piano, apresentada no I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, na Sala Villa-Lobos IVL/CLA, UNIRIO, Rio de Janeiro, pelo GNU (Grupo Novo da UNIRIO).
  13. BERTISSOLO, Guilherme. Histriônica Nº 1.Obra Eletroacústica em suporte fixo, apresentada no Ibrasotope, São Paulo.
  14. ESPINHEIRA, Alexandre M. cinco poemas miniatura (2010), para soprano, flauta, clarinete, violino, violão e piano a 4 mãos. [estréia]. Apresentada no concerto de abertura do Projeto Música de Agora na Bahia pelo Grupo Novo da Unirio (GNU).
  15. ESPINHEIRA, Alexandre M. cinco poemas miniatura (2010), para soprano, flauta, clarinete, violino, violão e piano a 4 mãos. [três apresentações]. Em apresentações no Rio de Janeiro (incluindo o XXV Panorama da Música Atual).
  16. ESPINHEIRA, Alexandre M. Frágil (2010), para soprano e conjunto de Percussão. [estréia]. Apresentada durante o III Festival 2 de julho pelo grupo de percussão da UFBA e pela soprano Gisele Nino.
  17. ESPINHEIRA, Alexandre M. Na Real I (2010), para Berimbau e Eletrônica em Tempo Real. [estréia]. Apresentada durante III Festival Internacional de Música Contemporânea pelo próprio compositor.
  18. ESPINHEIRA, Alexandre M. Na Real II (2010), para Guitarra Elétrica e Eletrônica em Tempo Real. [estréia]. Apresentada durante III Festival Internacional de Música Contemporânea por Pedro Filho Amorim.
  19. OURIVES, Natan. ZeroUmSeis. Obra para N instrumentistas, tape e Pd (Forma Mobile). Apresentado durante as audições da turma de Improvisação III (2010.1).
  20. ROCHA, Jean M. O mundo começa na ponta do teu nariz. Obra para piano solo. Apresentado pelo New York Miniaturist Ensemble, na Jan Hus Presbyterian Church.
  21. SAMPAIO, Marcos S. O minuto depois (2005), para tenor e grupo de percussão. [estréia]. Apresentada durante o III Festival 2 de julho pelo grupo de percussão da UFBA e pelo tenor Sandro Machado.
  22. SAMPAIO, Marcos S. O conto de Dimitris Travlus, op. 4 (2007), para orquestra de câmara. Apresentada em concerto da OSUFBA, sob regência do maestro Piero Bastianelli.
  23. SAMPAIO, Marcos S. Vida Boa (arranjo de música de Armandinho e Fausto Nilo), para grupo de percussão. Apresentada durante a Homenagem ao Trio Elétrico de Dodô e Osmar, realizada pelo Grupo de Percussão da UFBA em 5 apresentações no Teatro SESI Rio Vermelho.
  24. SAMPAIO, Marcos S. Como é que se preenche um contorno melódico? op 3 (2007), para clarinete solo. [estréia]. Apresentada em 25/10/2010 durante o VIII Encontro Nacional de Compositores (ENCUN), em Goiânia, GO. Intérprete: Washington Eduardo.
  25. SAMPAIO, Marcos S. Fuxico, op.9 (2010), para flauta, clarinete, trompete, violino e violoncelo. [estréia]. Apresentada durante a turnê ‘Intinerante’, do Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia em Itabaiana (SE), Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Salvador, de 28/10 a 4/11/2010.
  26. SAMPAIO, Marcos S. Genética, op.8 (2010), para clarinete e fagote. [estréia]. Apresentada em recital de clarinetes por Jean Marques e Gueber Santos.

Apresentação como instrumentista

  1. ESPINHEIRA, Alexandre M. Inúmeras apresentações como percussionista acompanhante (Clube da Malandragem, Júlia Maia, Thiago Kalú, Patrícia Costta, maira Lins, Edil Pacheco, Forró Ponta de Faca, Grupo Quebra-Copo e Sotaque Brasileiro).
  2. ESPINHEIRA, Alexandre M. Na Real I (2010), para Berimbau e Eletrônica em Tempo Real. [estréia]. Apresentada durante III Festival Internacional de Música Contemporânea.
  3. ROCHA, Jean M. Apresentação da peça AleaSonora, de Jaime Reis, durante o III Festival Internacional de Música Contemporânea.
  4. SAMPAIO, Marcos S. Homenagem ao trio elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar. 5 apresentações no Teatro do Sesi Rio Vermelho, com Grupo de Percussão da UFBA e Aroldo Macêdo durante o mês de setembro de 2010.

Cursos Ministrados

  1. BERTISSOLO, Guilherme. Introdução à Composição Eletroacústica. 2010.1.
  2. ROCHA, Jean M. Edição de partituras musicais usando Lilypond. 2010.1.
  3. SAMPAIO, Marcos S. Curso avançado de LaTeX. 2010.2
  4. SAMPAIO, Marcos S. Curso introdutório ao Linux. 2010.2

Projeto de pesquisa aprovado

  1. KROGER, Pedro. Desenvolvimento e Aplicação de Ferramentas para Visualização em Música. link

Orientações Concluídas

  1. MENEZES, Mara. Relatório de Prática de Ensino. Conclusão do curso de Licenciatura em Música. Aluna: Priscila Harder Anunziatto Rodrigues Alves. 01/12/2010.
  2. MENEZES, Mara. Relatório de Prática de Ensino. Conclusão do curso de Licenciatura em Música. Aluna: Carla Suzart Thomaz. 19/11/2010.

Orientações em andamento

  1. KROGER, Pedro. Orientação de Marcos da Silva Sampaio, doutorado. Desde março/2009.
  2. SAMPAIO, Marcos S. Orientação de Francis Strappa Facchinetti Doria, iniciação científica. Desde outubro/2010.

Participação em bancas examinadoras

  1. KROGER, Pedro, Bordini, Ricardo, Angelo Castro. Participação em banca de JEAN MENEZES DA ROCHA. Os Sons e as Cores: Propostas de correlação em experiências composicionais, 2010. Mestrado.
  2. KROGER, Pedro. Participação em banca de FELIPE DE OLIVEIRA AMORIM. Um horizonte da interpretação: o concertista no universo digital, 2010. Doutorado.
  3. KROGER, Pedro, Sandro Santos Andrade. Participação em banca de Alexandre Amoedo Amorim. Uma Ferramenta para Geração Automática de Arranjos Musicais baseados em Chord Melody, 2010. Graduação. (Ciência da Computação)
  4. KROGER, Pedro. Feira Musica Brasil, 2010. Fundação Nacional de Artes. Curadoria para seleção de músicas dahttp://www.feiramusicabrasil.com.br/
  5. LÜHNING, Ângela E.; SAMPAIO, Marcos S.; DIAS, Pedro A. S. Banca de prática de ensino de Licenciatura em Música. Aluna: Laura Figueiredo Dantas. 10/12/2010.
  6. MENEZES, Mara.; SAMPAIO, Marcos S.; BROOCK, Angelita M. V. Banca de Prática de Ensino de Licenciatura em Música. Aluna: Priscila Harder Anunziatto Rodrigues Alves. 01/12/2010.
  7. MENEZES, Mara.; LÜHNING, Ângela E.; CANDUSSO, Flávia. Banca de Prática de Ensino de Licenciatura em Música. Aluna: Carla Suzart Thomaz. 19/11/2010.
  8. MENEZES, Mara.; SEVERO, Michal; FOGACA, VILMA. Banca de Prática de Ensino de Licenciatura em Música. Aluno: Pablo Marques. 22/11/2010.
  9. ROBATTO, Lucas; BRANDÃO, José M.; BARBOSA, Joel; SAMPAIO, Marcos S. Prova de habilidade específica para admissão dos alunos do Bacharelado Interdisciplinar na Área de Concentração Música. 20/12/2010.

Outros

  1. OURIVES, Natan. Aprovação na seleção para Mestrado em Composição (PPGMUS-UFBA).
  2. MENEZES, Mara. Participou da Winter Conference of Califórnia Music Educators Association (CMEA – Bay Section). Janeiro/2010. San Jose, Califórnia.
  3. ROCHA, Jean M. Aprovação na seleção para Doutorado em Composição (PPGMUS-UFBA).
  4. SAMPAIO, Marcos S. Aprovação em 1º lugar no concurso público para vaga de magistério superior, na Escola de Música da UFBA.