Balanço anual – 2011

Introdução

O Grupo de Pesquisa Genos voltou seu foco, em 2011, para as atividades de ensino (graduação e pós) e pesquisa. O grupo mantém uma equipe principal de 7 pessoas, com 3 professores, 1 aluno de doutorado, 2 de mestrado e 1 de graduação, e 2 alunos de doutorado colaboradores.

Prêmios

  1. BERTISSOLO, Guilherme. C.A.R.L. Residency, Culver Center of Arts, University of California, Riverside. Projeto: Performance as Process, com Crystal Sepulveda, no.e. Parker e Lia Sfoggia.
  2. BERTISSOLO, Guilherme. Esquecimento Primeiro Prêmio no 2º Concurso de Composição Prof. Antonio Fernando Burgos Lima, Escola de Música/Universidade Federal da Bahia.
  3. OURIVES, Natan. Rebotes. Menção Honrosa no Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri. Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Organização de eventos

  1. GOMES, Wellington ; ESPINHEIRA, Alexandre. M. ; SCHULTZ, Angelita. Fóruns PPGMUS 2011.1

Produção acadêmica

Trabalhos completos publicados em Anais

  1. BERTISSOLO, Guilherme. ; LIMA, Paulo C. . Música (Im)pura: movimento, capoeira e composição. In: Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlândia : UFU, 2011.
  2. ESPINHEIRA, Alexandre M.  Um Guia de Sugestões Compositivas com a Teoria Pós-tonal como Ferramenta Auxiliar. XXI Congresso da ANPPOM.
  3. ROCHA, Jean M. Visualização simbólica de dados musicológicos: proposta de implementação computacional. In: VI Encontro de Pesquisa em Arte, 2011, Montenegro/RS. Anais do 6º Encontro de Pesquisa em Arte. Montenegro/RS : Editora da Fundarte, 2011. p. 157-163.
  4. MENEZES, Mara; BASTIÃO, Zuraida; OLIVEIRA, Alda. Pedagogic Articulations in Music Education: The PONTES approaches for continued teacher education. Problems in Music Pedagogy. Volume 8. Letônia: Daugavpils University, 2011. Pgs. 25-32. ISSN 1691-2721.

Resumos em Anais

  1. SAMPAIO, Marcos S. MusiContour v.0.3 versão Web. XII SEMPPG – Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. Salvador: UFBA. 08/11/2011

Apresentação de Trabalho

  1. BERTISSOLO, Guilherme. Contemporary Music from Bahia, Brazil. Riverside: University of California, Riverside.
  2. ESPINHEIRA, Alexandre M.  Um Guia de Sugestões Compositivas com a Teoria Pós-tonal como Ferramenta Auxiliar. XXI Congresso da ANPPOM.
  3. ROCHA, Jean M. Visualização simbólica de dados musicológicos: proposta de implementação computacional. 2011.
  4. SAMPAIO, Marcos S. MusiContour v.0.3 versão Web. XII SEMPPG – Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. Salvador: UFBA. 08/11/2011

Teses e dissertações defendidas

  1. ESPINHEIRA, A. M. Conclusão de doutorado com tese aprovada mediante defesa pública: A Teoria Pós-tonal aplicada à Composição: Um Guia de Sugestões Compositivas

Softwares desenvolvidos

  1. ROCHA, Jean M. Pictophon. Disponível em http://github.com/jeanmenezes/pictophon
  2. ROCHA, Jean M. Biblio-map. Disponível em http://github.com/jeanmenezes/biblio-map
  3. SAMPAIO, Marcos S. MusiContour v.0.3. Disponível em http://visimus.com

Projetos de pesquisa em andamento

  1. KROGER, Pedro; SAMPAIO, Marcos; MENEZES, Mara; ROCHA, Jean Menezes; OURIVES, Natanael; CARVALHO, Dennis. Desenvolvimento e Aplicação de Ferramentas para Visualização em Música. link

Produção artística

Composições

  1. BERTISSOLO, Guilherme. Fumebianas Nº 1, para flauta, clarineta, trompete, violino e violoncelo.
  2. BERTISSOLO, Guilherme. Fumebianas Nº 2, para ensemble.
  3. BERTISSOLO, Guilherme. Fumebianas Nº 3, para piano solo.
  4. BERTISSOLO, Guilherme. Ouça, para voz de baixo e grupo de percussão.
  5. BERTISSOLO, Guilherme.; SFOGGIA, Lia; SEPULVEDA, C. Experiment 1, performance musical e coreográfica.
  6. ESPINHEIRA, Alexandre M.  Oxowusí, para flauta, clarinete em Bb, bandolim, violão e dois violoncelos – [4 minutos]
  7. ESPINHEIRA, Alexandre M. O Umbigo dela é um “0”, miniatura para piano – [1 minuto]
  8. ESPINHEIRA, Alexandre M.  Fantasia Baiana para Piano de Brinquedo, peça eletroacústica para suporte fixo em dois canais – [4 minutos]
  9. ESPINHEIRA, Alexandre M.  Sonata Diatônica para Objetos de Metal e Piano de Brinquedo, peça eletroacústica para suporte fixo em dois canais – [5 minutos]
  10. ESPINHEIRA, Alexandre M.  Groove (dub), peça eletroacústica para suporte fixo em dois canais –  [4 minutos]
  11. ESPINHEIRA, Alexandre M. Quatro Momentos para Iansã, para dois percussionistas – [7 minutos]
  12. OURIVES, Natan. Rebotes, para flauta, clarinete e piano.
  13. OURIVES, Natan. Confinamento, para flauta alto, clarone e piano.
  14. OURIVES, Natan. Diptera, para orquestra de câmara.
  15. ROCHA, Jean M. O conforto (apesar do tombo). Obra para conjunto de câmara misto.
  16. SAMPAIO, Marcos S. Reencontro, Op. 10. Composição para flauta solo.

Apresentação de obras

  1. BERTISSOLO, Guilherme. . Fumebianas Nº 3, estreada por Aron Kallay em Concerto no Wednesnay@Noon, 23 de novembro de 2011, Riverside, California. 2011.
  2. BERTISSOLO, Guilherme. . m’bolumbümba apresentada na Série Música Eletroacústica, na Sala dos Sons, UFRGS, Porto Alegre, em 13 de dezembro de 2011.
  3. BERTISSOLO, Guilherme.; SFOGGIA, Lia; SEPULVEDA, C. Experiment 1, performance realizada em parceria com Crystal Sepulveda e Lia Sfoggia, na Tikal Bakery, Riverside.
  4. BERTISSOLO, Guilherme. Fumebianas Nº 1, estreada pelo Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia, no Concerto de Lançamento do portal bafrik.com, no Teatro Vila Velha, no dia 22 de março de 2011.
  5. BERTISSOLO, Guilherme. Esquecimento, estreada pelas Cordas da OSUFBA, na Reitoria da UFBA, Salvador, no dia 27 de abril de 2011.
  6. BERTISSOLO, Guilherme. Ouça, para voz de baixo e grupo de percussão, estreada em 03 de agosto de 2011 por Josehr Santos (Baixo) e pelo Grupo de Percussão da UFBA, dirigido pelo prof. Jorge Sacramento (Baguinha), no Teatro Martin Gonçalves, IV Festival Internacional de Percussão 2 de
    Julho, Salvador. 2011.
  7. BERTISSOLO, Guilherme. Exceto, apresentada por Paraguassú Abrahão (vibrafone) e Kátia Balloussier (piano) no Centro Cultural IBEU, Rio de Janeiro, em 25 de agosto de 2011. 2011.
    CA, em 03/11/2011.
  8. ESPINHEIRA, Alexandre M. . Oxowusí, para flauta, clarinete em Bb, bandolim, violão, e dois violoncelos – [estreia] – Apresentada pelo Camará Conjunto de Câmara em 08/12/2011 na Reitoria da UFBA – Regência: Paulo Rios Filho.
  9. ESPINHEIRA, Alexandre M. . Oxowusí, para flauta, clarinete em Bb, bandolim, violão, e dois violoncelos –  Apresentada pelo Camará Conjunto de Câmara em 16/12/2011 no Teatro Eva Herz – Regência: Paulo Rios Filho.
  10. ESPINHEIRA, Alexandre M. . O Umbigo dela é um “0”, miniatura para piano – [estreia] – Concerto realizado pela pianista estadunidense Halley Kallenberg na Reitoria da UFBA em 21/12/2011
  11. OURIVES, Natan. Rebotes, para flauta, clarinete e piano. Estreada pelo grupo residente do Festival de Inverno de Campos do Jordão: Cássia Carrascoza (fl.), Luís Afonso Montanha (Cl.), Horácio Gouveia (Pn.) e Eduardo Leandro (regência), em ocasião da final do Concurso de Composição Camargo Guarnieri, na Igreja Matriz Santa Terezinha, Campos do Jordão-SP, no dia 17 de julho de 2011.
  12. ROCHA, Jean M. O conforto (apesar do tombo). Apresentada pelo Camará Conjunto de Câmara em 08 de dezembro de 2011 na Reitoria da UFBA. Regência: Paulo Rios Filho.
  13. ROCHA, Jean M. O conforto (apesar do tombo). Apresentada pelo Camará Conjunto de Câmara em 17 de dezembro de 2011 no Teatro Eva Herz. Regência: Paulo Rios Filho.
  14. SAMPAIO, Marcos S. Aquele abraço (arranjo de música de Gilberto Gil), para 13 percussionistas. Apresentada durante o Festival da Interação, realizada pelo Grupo de Percussão da UFBA no Teatro do Goethe Institut, Salvador, BA.

Apresentação como instrumentista

  1. BERTISSOLO, Guilherme. Experiment 1. Instrumento: violão. Performance realizada em parceria com Crystal Sepulveda e Lia Sfoggia, na Tikal Bakery, Riverside.
  2. ESPINHEIRA, Alexandre M. Inúmeras apresentações como percussionista acompanhante (Thiago Kalú, Patrícia Costta, Maira Lins, Edil Pacheco, Forró da Gota, Vitor Kauá e Forró-Dendê, Grupo Quebra-Copo e Sotaque Brasileiro)
  3. SAMPAIO, Marcos S. Homenagem ao trio elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar. Apresentação na Arena Teatro do Sesc Pelourinho, com Grupo de Percussão da UFBA, em 12 de fevereiro de 2011.
  4. SAMPAIO, Marcos S. IV Festival de Percussão 2 de Julho. Apresentação no Teatro Martim Gonçalves, Escola de Teatro da UFBA, com Grupo de Percussão da UFBA, em 3 de agosto de 2011.

Cursos ministrados

  1. Sampaio, Marcos S. Introdução à Programação Computacional em Python para Compositores. 20 horas. Extensão Universitária na UFBA. Agosto a dezembro de 2011.

Disciplinas ministradas

  1. SAMPAIO, Marcos S. Literatura e Estruturação Musical I. Graduação.
  2. SAMPAIO, Marcos S. Literatura e Estruturação Musical IV. Graduação.
  3. SAMPAIO, Marcos S. História da Música I. Graduação.
  4. SAMPAIO, Marcos S. Composição III. Graduação.
  5. SAMPAIO, Marcos S. Composição IV. Graduação.
  6. SAMPAIO, Marcos S. Princípios de Informática em Música. Graduação.
  7. MENEZES, Mara. Prática de Ensino
  8. MENEZES, Mara. Fundamentos da Educação Musical I
  9. MENEZES, Mara. Fundamentos da Educação Musical II
  10. MENEZES, Mara. Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS

Orientações Concluídas

  1. SAMPAIO, Marcos S. Orientação de Francis Strappa Facchinetti Doria, iniciação científica. Bolsista PIBIC de 01/08 a 31/12/2011.
  2. MENEZES, Mara. Orientação de Elisama Gonçalves. Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação.
  3. MENEZES, Mara. Orientação de Melissa Bernardo Lima. Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação.
  4. MENEZES, Mara. Co-Orientação de Márcio Carvalho. Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação.

Participação em bancas examinadoras

  1. STARTERI, Jorge; SANTIAGO, Gilberto; QUEIROZ, Flávio de; SAMPAIO, Marcos da Silva. Banca do pré-recital de graduação de Éverson Isidoro. 29/07/2011.
  2. STARTERI, Jorge; SANTIAGO, Gilberto; QUEIROZ, Flávio de; SAMPAIO, Marcos da Silva. Banca do pré-recital de graduação de Isaac Novais. 29/07/2011.
  3. GOMES, Wellington; SAMPAIO, Marcos. Comissão julgadora do Concurso Fernando Burgos. 05/08/2011.
  4. GOMES, Wellington; KRÖGER, Pedro; SAMPAIO, Marcos. Banca de conclusão do curso de Composição, UFBA. 06/12/2011.
  5. MENEZES, Mara; CARIBÉ, Mariana; LEITE, Jaqueline. Banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Felipe Pita Nascimento. EMSUS-UFBA, 13.12.2011.
  6. MENEZES, Mara; CANDUSSO, Flávia; CARIBÉ, Mariana. Banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Cláudio Santos de Jesus. EMSUS-UFBA, 13.12.2011.
  7. MENEZES, Mara; SANTIAGO, Diana; CANDUSSO, Flávia. Banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Quedma Rocha Cristal. EMSUS-UFBA, 13.12.2011.
  8. MENEZES, Mara; BRANDÃO, José Maurício; CARIBÉ, Mariana. Banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Márcio Carvalho. EMSUS-UFBA, 22.11.2011.

Outros

  1. BERTISSOLO, Guilherme. Aprovação no Concurso para Magistério Superior, Edital 06/2010, Universidade Federal da Bahia/Departamento Composição, Literatura e Estruturação Musical.
  2. BERTISSOLO, Guilherme. Realização de doutorado sanduíche, University of California, Riverside, sob orientação do prof. Dr. Paulo C. Chagas. Bolsa CAPES.
  3. OURIVES, Natan. Bolsa de Estudos. Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
  4. MENEZES, Mara. Nomeada Membro da Comissão Nacional Assessora da Área de Música do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). Portaria Inep N. 155, de 21.06.2011, publicada no Diário Oficial da União no dia 22.06.2011.