MUSA69 – Literatura e Estruturação Musical I

Professor: Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br)

1. Ementa

Revisão da teoria musical básica; estudo dos princípios do contraponto estrito, da harmonia, e da construção de frases musicais básicas. Apreciação de obras musicais referentes aos elementos estudados.

2. Objetivos

Ao final do curso espera-se que o estudante seja capaz de compreender as relações harmônicas de obras diatônicas simples, realizar baixos cifrados diatônicos a quatro vozes, bem como harmonizar melodias diatônicas simples a quatro vozes, com domínio de condução de vozes.

3. Conteúdo programático

  1. Revisão da teoria básica: intervalos musicais, escalas e suas estruturas, acordes (tríades) e suas inversões e cifragens, progressões de acordes.
  2. Princípios da harmonia: progressões, cadências. Acordes de 7ª de dominante. Cifragens. Exercícios de harmonização de canto dado e realização de baixo dado.
  3. A frase musical. Motivos, membros.
  4. Princípios da análise musical, com peças curtas e harmonias simples.

4. Metodologia

A metodologia para atingir os objetivos propostos é baseada em exercícios a serem realizados em classe e em casa:

  1. Análise de relações harmônicas e princípios de condução de vozes de repertório coral
  2. Harmonização a quatro vozes de melodias diatônicas e modulatórias simples
  3. Realização a quatro vozes de baixo cifrado com harmonia diatônica e modulatória simples
  4. Realização de exercícios exaustivos de condução de vozes

5. Pré-requisitos

São pré-requisitos dessa disciplina o entendimento da estrutura e a percepção de:

  1. Intervalos
  2. Tríades
  3. Escalas maiores e menores

Além de:

  1. Leitura e escrita em claves de Sol e Fá
  2. Solfejo de melodias simples

Tais pré-requisitos fazem parte da prova de ingresso dos cursos de música.

6. Avaliação

A avaliação nesta disciplina é realizada mediante 3 provas. As provas são compostas por questões de composição e/ou análise e têm como objetivo avaliar o aprendizado dos conteúdos da disciplina. O critério de correção é subjetivo, como o próprio conteúdo da disciplina. O conteúdo das provas é acumulativo.

6.1. Nota

A nota do semestre será a média aritmética das notas das provas.

6.2. Segunda chamada

O aluno que faltar às provas terá direito à segunda chamada se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:

  1. direito assegurado por legislação específica
  2. motivo de saúde comprovado por atestado médico
  3. razão de força maior, a critério do professor.

A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitva da nota zero. Para maiores detalhes consultar o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação.

A data de realização de segunda chamada está prevista no cronograma da disciplina.

7. Cronograma

O conteúdo e dias das aulas do cronograma poderão ser modificados de acordo com a necessidade e eventualidade.

Em função da coordenação do Colegiado de Composição e Regência, o professor poderá se ausentar de aulas para atender a chamados da Congregação da EMUS ou instâncias superiores da Universidade. Nesses casos, avisará pelo fórum da disciplina (ver links) e definirá os trabalhos a serem realizados. Por prevenção, o cronograma dispõe de aulas de reposição de conteúdo. Caso não haja necessidade de reposição, essas aulas serão usadas para exercícios práticos.

Aula Data Dia Conteúdo
1 12-03-2024 Ter Apresentação e revisão (intervalos e acordes)
2 14-03-2024 Qui Escrita a quatro vozes e campo harmônico
3 19-03-2024 Ter Tríades a quatro vozes e cifras (pos. fund.)
4 21-03-2024 Qui Encadeamentos de tríades (pos. fund.)
5 26-03-2024 Ter Tríades a quatro vozes e cifras (1a inversão)
  28-03-2024 Qui Feriado (pré): Semana Santa
6 02-04-2024 Ter Encadeamentos de tríades (pos. fund e invertidas)
7 04-04-2024 Qui Ciclo de quintas, sucessões, progressões, bx. dado
8 09-04-2024 Ter Prova I
9 11-04-2024 Qui Tríades a quatro vozes e cifras (2a. inversão)
10 16-04-2024 Ter Encadeamentos de tríades (todas)
11 18-04-2024 Qui Harmonização de canto dado, colcheias
12 23-04-2024 Ter Encadeamentos de tríades (todas)
13 25-04-2024 Qui Notas melódicas - passagem e bordadura
14 30-04-2024 Ter Prática de composição, harmonização e análise
15 02-05-2024 Qui Dominante secundária
16 07-05-2024 Ter Notas melódicas - ritardo, suspensão
17 09-05-2024 Qui Reposição - Colegiado Comp./Reg.
18 14-05-2024 Ter Prova II
19 16-05-2024 Qui Acordes de sétima da dominante
20 21-05-2024 Ter Prática de composição, harmonização e análise
21 23-05-2024 Qui Prática de composição, harmonização e análise
22 28-05-2024 Ter Notas melódicas - apojatura e escapada
  30-05-2024 Qui Feriado: Corpus Christi
23 04-06-2024 Ter Prática de composição, harmonização e análise
24 06-06-2024 Qui Prática de composição, harmonização e análise
25 11-06-2024 Ter Acordes de sétima da dominante (inversão 1)
26 13-06-2024 Qui Reposição - Colegiado Comp./Reg.
27 18-06-2024 Ter Prova III
  20-06-2024 Qui Reservado para correção de provas (sem aula)
  25-06-2024 Ter Feriado (pós): São João
28 27-06-2024 Qui Segunda chamada
  02-07-2024 Ter Feriado: Independência da Bahia
29 04-07-2024 Qui Entrega de resultados
30 09-07-2024 Ter Reservado para reposição emergencial

8. Material para análise

Seleção de obras para análise ao longo do semestre.

O material para análise está inteiramente disponível no site do IMSLP.

[Em construção]

  1. J. S. Bach, Chorale Harmonizations (Ed. Riemenschneider)
    1. #001
    2. #006
    3. #007
    4. #009
    5. #012
    6. #014
    7. #026
  2. J. S. Bach, Sonata para Violino n. 1, Presto (apenas uma página)
  3. R. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 2
  4. M. Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1.

9. Notas

[Em construção]

Matrícula P1 P2 P3 Média Resultado
201514992          
220119182          
220121575          
221120503          
222118661          
223115416          
223118632          
223118637          
223118639          
223119867          

Estatística

Item Valor
Média  
Mediana  
Desvio padrão  

10. Bibliografia

  1. Aldwell, Edward, and Carl Schachter. 2002. Harmony and Voice Leading. 3rded. Thomson Schirmer.
  2. Bordini, Ricardo Mazzini. 2020. Curso de Teoria e Percepção Musical. Disponível em http://musica.ufma.br/bordini/ext/unidades/unidades.html. Acessado em 16/12/2022.
  3. Gauldin, Robert. 1997. Harmonic Practice in Tonal Music. New York, NY: W.W. Norton and Company.
  4. Grove, George, and Stanley Sadie. 1980. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Edited by Stanley Sadie. 2nded. London, Washington: Macmillan Publishers.
  5. Kohs, Ellis Bonoff. 1976. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton Mifflin.
  6. Kostka, Stefan M., and Dorothy Payne. 1995. Tonal Harmony, with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill.
  7. Motte, Dieter de La. 1991. The Study of Harmony: An Historical Perspective. Dubuque, Iowa: WM. C. Brown Company.
  8. Palisca, Claude V. 2001. Norton Anthology of Western Music. 4thed. New York and London: W. W. Norton & Company.
  9. Piston, Walter. 1959. Harmony. London: Victor Gollancz Ltd.
  10. Queiroz, Flávio José Gomes de. 2005. “Princípios Gerais para Realização de Baixos Cifrados.” Disponível em http://bit.ly/2GK93me.
  11. Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, MA: Belknap Press of Harvard University Press.
  12. Riemenschneider, Albert, ed. 1941. 371 Harmonized Chorales and 69 Chorale Melodies with Figured Bass. New York: Schirmer.
  13. Stone, Kurt. 1980. Music Notation in the Twentieth Century: A Practical Guidebook. New York, NY: W.W. Norton and Company.
  14. Ulrich Michels. 1982. Atlas de Música. Madrid: Alianza. 1. Wedge, George A. 1930. Applied Harmony, a Text-Book. New York: Schirmer.
  15. “Musictheory.net.” 2000. http://musictheory.net

12. Comunicação com o professor

A comunicação com o professor fora do horário de aula é realizada exclusivamente pelo fórum ou email.


Última atualização em 12/04/2024, 19:19.