MUSA70 – Literatura e Estruturação Musical II
Professor: Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br)
- 1. Ementa
- 2. Objetivos
- 3. Pré-requisitos
- 4. Conteúdo programático
- 5. Metodologia
- 6. Avaliação
- 7. Cronograma
- 8. Material para análise
- 9. Notas
- 10. Bibliografia
- 11. Links
- 12. Comunicação com o professor
Plano de curso da disciplina Literatura e Estruturação Musical II, dos cursos de Canto, Composição e Regência, Instrumento e Licenciatura em Música da UFBA.
1. Ementa
Revisão da teoria musical básica; estudo dos princípios do contraponto estrito, da harmonia, e da construção de frases musicais básicas. Apreciação de obras musicais referentes aos elementos estudados.
OBS: Esta ementa está desatualizada e aguarda tramitação de reestruturação curricular para atualização.
2. Objetivos
Ao final do curso espera-se que o estudante seja capaz de:
- Manipular acordes cromáticos de sétima, sexta aumentada e napolitana no contexto da música tonal.
- Identificar acordes cromáticos de sétima, sexta aumentada e napolitana em obras musicais.
- Identificar passagens modulatórias em obras musicais.
- Identificar e manipular a harmonia de forma a criar modulações.
- Aprimorar a escrita a quatro vozes com sonoridades cromáticas.
3. Pré-requisitos
São pré-requisitos para esta disciplina:
- Condução de vozes (quatro vozes).
- Habilidade de manipular acordes de sétima da dominante.
- Habilidade de manipular acordes de função secundária (dominante e sensível).
4. Conteúdo programático
- Forma:
- Cadências, frases, agrupamentos
- Forma binária, formas compostas
- Harmonia
- Notas melódicas: escapada, dupla bordadura, etc.
- Acodes de sétima em todas as inversões
- Funções secundárias
- Tonicização, Modulação por acorde comum, nota comum, sequencial, monofônica e direta
- Empréstimo modal
- Acorde napolitano
- Acordes de sexta aumentada (italiana, francesa e alemã)
5. Metodologia
A metodologia para atingir os objetivos propostos é baseada em exercícios a serem realizados em classe e em casa:
- Análise de relações harmônicas e princípios de condução de vozes de repertório coral
- Harmonização a quatro vozes de melodias diatônicas e modulatórias simples
- Realização a quatro vozes de baixo cifrado com harmonia diatônica e modulatória simples
- Realização de exercícios exaustivos de condução de vozes
6. Avaliação
A avaliação nesta disciplina é realizada mediante 3 provas. As provas são compostas por questões de composição e/ou análise e têm como objetivo avaliar o aprendizado dos conteúdos da disciplina. O critério de correção é subjetivo, como o próprio conteúdo da disciplina. O conteúdo das provas é acumulativo.
6.1. Nota
A média final é equivalente à média aritmética das notas das provas.
6.2. Segunda chamada
De acordo com o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação, o aluno que faltar às provas terá direito à segunda chamada se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:
- direito assegurado por legislação específica
- motivo de saúde comprovado por atestado médico
- razão de força maior, a critério do professor.
A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitiva da nota zero.
A prova de segunda chamada ocorrerá em data definida no cronograma da disciplina.
7. Cronograma
Este cronograma é uma previsão e poderá ser alterado ao longo do semestre.
Aula | Data | Dia | Tópico |
---|---|---|---|
1 | 01-10-2024 | Ter | Tétrades dominantes invertidas |
2 | 03-10-2024 | Qui | Tétrades diminutas |
08-10-2024 | Ter | Seminários Internacionais EMUS | |
10-10-2024 | Qui | Seminários Internacionais EMUS | |
15-10-2024 | Ter | Seminários Internacionais EMUS | |
17-10-2024 | Qui | Congresso da TeMA | |
3 | 22-10-2024 | Ter | Tétrades comuns |
4 | 24-10-2024 | Qui | Tétrades: todas |
5 | 29-10-2024 | Ter | Aula prática: canto e baixo |
6 | 31-10-2024 | Qui | Aula prática: canto e baixo |
7 | 05-11-2024 | Ter | Aula prática: canto e baixo |
8 | 07-11-2024 | Qui | Prova I |
9 | 12-11-2024 | Ter | Acordes de sexta aumentada italiana |
10 | 14-11-2024 | Qui | Acordes de sexta aumentada francesa e alemã |
11 | 19-11-2024 | Ter | Aula prática: canto e baixo |
12 | 21-11-2024 | Qui | Acordes de sexta aumentada: outros usos |
26-11-2024 | Ter | Congresso da UFBA | |
28-11-2024 | Qui | Congresso da UFBA | |
13 | 03-12-2024 | Ter | Acorde de sexta napolitana |
14 | 05-12-2024 | Qui | Aula prática: canto e baixo |
15 | 10-12-2024 | Ter | Prova II |
16 | 12-12-2024 | Qui | Tonicização, Modulação: análise de obras |
17 | 17-12-2024 | Ter | Tipos de modulação |
18 | 19-12-2024 | Qui | Aula prática: análise de obras, canto/baixo |
24-12-2024 | Ter | Recesso | |
26-12-2024 | Qui | Recesso | |
31-12-2024 | Ter | Recesso | |
02-01-2025 | Qui | Recesso | |
19 | 07-01-2025 | Ter | Aula prática: análise de obras, canto/baixo |
20 | 09-01-2025 | Qui | Aula prática: análise de obras, canto/baixo |
21 | 14-01-2025 | Ter | Aula prática: análise de obras, canto/baixo |
16-01-2025 | Qui | Lavagem do Bonfim | |
22 | 21-01-2025 | Ter | Aula prática: análise de obras, canto/baixo |
23 | 23-01-2025 | Qui | Prova III |
24 | 28-01-2025 | Ter | Segunda chamada |
25 | 30-01-2025 | Qui | Entrega de resultados |
04-02-2025 | Ter | Reservado para visita do MEC | |
06-02-2025 | Qui | Reservado para visita do MEC | |
11-02-2025 | Ter | Reservado para visita do MEC | |
13-02-2025 | Qui | Reservado para eventual reposição |
8. Material para análise
Seleção de obras para análise ao longo do semestre.
O material para análise está inteiramente disponível no site do IMSLP.
[Em construção]
- Clementi Op. 1 N. 5, mov. 1 (duas primeiras páginas)
- Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1.
- Clementi, op. 36, n. 2, mov. 1.
- Clementi, op. 36, n. 3, mov. 1.
- J.S. Bach, O Cravo Bem Temperado, vol. 1, n. 1 - Prelúdio.
- Beethoven Op. 2, n. 1, mov. 1 (duas primeiras páginas)
- Beethoven Op. 10, n. 1, mov. 1 (apenas primeira página)
- Beethoven Op. 10, n. 1, mov. 3 (apenas primeira página do movimento)
- Beethoven Op. 18, n. 2, mov. 3, Trio (apenas página 35/11)
- Beethoven Op. 28, mov. 1 (duas primeiras páginas)
- Beethoven, Op. 119, Bagatelle n. 9.
- Haydn, Piano Sonata 37, mov. 3 Trio.
- Haydn XVI/32 N. 47 Si menor, mov. 1 (apenas primeira página)
- Haydn XVI/34 N. 47 Mi menor, mov. 1
- Kuhlau, Op. 59 N. 1, mov. 1 (apenas primeira página)
- Mozart K173, mov. 1 (p 99 (5). Final do movimento)
- Mozart K280, mov. 1 (apenas primeira página)
- Mozart K284, mov. 3, Tema (p. 10 (54))
- Mozart K310, mov. 1 (apenas primeira pagina)
- Mozart K330, mov. 2 (p 111 (7))
- Mozart K333, mov. 1 (apenas primeira página)
- Mozart K545, mov. 1 (apenas a primeira página)
- Mozart K570, mov. 1 (apenas primeira página)
- Mozart K570, mov. 2 (p 6 do pdf, Adagio)
- Paganini Capriccios Op 1, n. 4. (p. 7)
- Schubert D574, mov. 3 (pp. 13 (111) e 14 (112))
8.1. Lista organizada por conteúdo
Partituras a serem usadas nas aulas. Todos os itens deverão ser levados impressos para a aula.
8.1.1. Modulação
Aulas 18 a 23
Apenas a primeira página, exceto nas peças em que há indicação de duas páginas.
O estudo será realizado apenas na seção modulatória das peças, com os compassos indicados entre parênteses. No entanto é necessário ter a parte inicial e alguns compassos posteriores para compreender os pontos de partida e chegada da modulação.
- Beethoven Op. 2, n. 1, mov. 1 (duas primeiras páginas) - (8–20)
- Beethoven Op. 10, n. 1, mov. 1 (32–56)
- Clementi Op. 36, n. 3, mov. 1 (inteira, não é Forma Sonata)
- Clementi, Op. 1, n. 5 (duas primeiras páginas) (8–12)
- Haydn XVI/32 Sonata em Si menor, mov. 1 (9–13)
- Haydn XVI/34 Sonata em Mi menor, mov. 1 (duas primeiras páginas) (9–29)
- Kuhlau, Op. 59, n. 1, mov. 1 (9–21)
- Mozart K280, mov. 1 (13–27)
- Mozart K284, mov. 3, tema (não é Forma Sonata)
- Mozart K310, mov. 1 (9–23)
- Mozart K333, mov. 1 (10–22)
- Mozart K545, mov. 1 (duas primeiras páginas) (5–12)
- Mozart K570, mov. 1 (23–40)
Organização por aula:
- Aula 18: Mozart K284, Mozart K545, Clementi Op. 1, n. 5
- Aula 19: Mozart K310, Mozart K333
- Aula 20: Mozart K280, Mozart K570
- Aula 21: Kuhlau Op. 59, n. 1, as que faltaram
- Aula 22: Haydn XVI/32, Haydn XVI/34, N. 47
- Aula 23: Beethoven Op. 2, n. 1, Beethoven Op. 10, n. 1
9. Notas
Semestre 2024.2
Matrícula | P1 | P2 | P3 | M | R |
---|---|---|---|---|---|
220119182 | - | ||||
221120503 | 8.2 | ||||
222118661 | 5.4 | ||||
223118611 | 3.0 | ||||
223118632 | 9.2 | ||||
223119867 | 7.1 | ||||
224119561 | 8.0 | ||||
224119562 | 5.7 | ||||
224119571 | 9.4 | ||||
224119573 | 8.1 | ||||
224119574 | 6.3 | ||||
224119576 | 9.3 | ||||
224119578 | 6.3 | ||||
224119580 | 10 | ||||
224119581 | 8.1 |
Legenda:
- P1, P2 e P3: provas 1, 2 e 3
- M: Média final
- R: Resultado
Resumo estatístico:
- Média:
- Desvio padrão:
- Mediana:
10. Bibliografia
Aldwell, Edward, and Carl Schachter. 2002. Harmony and Voice Leading. 3rded. Thomson Schirmer.
Gauldin, Robert. 1997. Harmonic Practice in Tonal Music. New York, NY: W.W. Norton and Company.
Grove, George, and Stanley Sadie. 1980. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Edited by Stanley Sadie. 2nd ed. London, Washington: Macmillan Publishers.
Kohs, Ellis Bonoff. 1976. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton Mifflin.
Kostka, Stefan M., and Dorothy Payne. 1995. Tonal Harmony, with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill.
Palisca, Claude V. 2001. Norton Anthology of Western Music. 4thed. New York and London: W. W. Norton & Company.
Queiroz, Flávio José Gomes de. 2005. “Princípios Gerais Para Realização de Baixos Cifrados.” http://www.clem.ufba.br/queiroz/bx_cifr/geraisbaixocifrado.html.
Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, MA: Belknap Press of Harvard University Press.
Zamacois, Joaquín. 1960. Curso de Formas Musicales: Con Numerosos Ejemplos Musicales. Barcelona: Editorial Labor.
11. Links
- Fórum da disciplina
- EK4
- KP1
- KP2
- KP3
- KP4
- KP5
- KP6
- Partituras dos 371 Corais de Bach
- Áudio dos 371 Corais de Bach no YouTube
- Tutorial para contraponto a duas vozes: figuração
- Conteúdo Programático aprovado pelo Departamento de Música
- Departamento de Música da UFBA
12. Comunicação com o professor
A comunicação com o professor fora do horário de aula é realizada exclusivamente pelo fórum ou email.
Última atualização em 19/11/2024, 19:54.