MUSA71 – Literatura e Estruturação Musical III

Professor: Marcos Sampaio (marcos@sampaio.me)

Ementa

Estudo da harmonia cromática, da construção de frases musicais e suas combinações. Estudo de formas musicais de estrutura única, binária e ternária. Apreciação de obras musicais referentes aos elementos estudados.

Objetivos

Ao final do curso espera-se que o estudante seja capaz de:

  1. Compreender a harmonia e forma de pequenas obras modulatórias e com recursos cromáticos, tais como lieder e minuetos mediante análise.
  2. Realizar baixos cifrados e harmonizar melodias modulatórias com recursos cromáticos a quatro vozes.
  3. Compor lieder binário e ternário.

Conteúdo programático

  1. Mistura de modos
  2. Acordes alterados, de 9ª, 11ª e 13ª.
  3. Forma, contorno e gênero, desenvolvimento e combinação de frases
  4. Pequenas formas: divisão em partes
  5. Formas binárias, ternárias, únicas

Pré-requisitos

São pré-requisitos para a disciplina:

  1. Reconhecimento e aplicação de modulação
  2. Reconhecimento e aplicação de acordes de sexta aumentada e sexta napolitana
  3. Harmonização a quatro vozes de melodias modulatórias, incluindo condução de vozes
  4. Realização de baixo cifrado a quatro vozes

Metodologia

A metodologia para atingir os objetivos propostos é baseada em exercícios a serem realizados em classe e em casa:

  1. Análise de relações harmônicas e formais de repertório de pequenas obras instrumentais e seções de grandes obras, tais como trio, minueto e tema de variações
  2. Harmonização de melodias modulatórias com recursos cromáticos a quatro vozes
  3. Composição de pequenas formas musicais

Avaliação

A avaliação nesta disciplina é realizada mediante 3 provas. As provas são compostas por questões de composição e/ou análise e têm como objetivo avaliar o aprendizado dos conteúdos da disciplina. O critério de correção é subjetivo, como o próprio conteúdo da disciplina. O conteúdo das provas é acumulativo.

Nota

A nota do semestre será a média aritmética das notas das provas.

Segunda chamada

O aluno que faltar às provas terá direito à segunda chamada se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:

  1. direito assegurado por legislação específica.
  2. motivo de saúde comprovado por atestado médico.
  3. razão de força maior, a critério do professor.

A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitva da nota zero. Para maiores detalhes consultar o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação.

A data de realização de segunda chamada está prevista no cronograma da disciplina.

Cronograma

O conteúdo e dias das aulas do cronograma abaixo poderão ser modificados de acordo com a necessidade e eventualidade.

Exercícios de apoio

  1. Revisão de modulação e harmonia: análise e baixo cifrado
  2. Acordes de 9a, 11a, 13a, empr. modal e acorde aum.: harmonização e baixo cifrado
  3. Harmonia cromática: análise e baixo cifrado
  4. Conceitos, análise e composição
  5. Cadência, análise e composição
  6. Agrupamento de frases, análise e composição
  7. Combinação de frases, análise e composição
  8. Combinação e desenvolvimento de frases, análise e composição
  9. Pequenas formas, análise e composição
  10. Formas binárias, análise e composição
  11. Análise de forma de pequena obra 1
  12. Análise de forma de pequena obra 2
  13. Análise e composição de pequena obra

Material para Análise

Seleção de obras para análise ao longo do semestre.

O material para análise está inteiramente disponível no site do IMSLP (buscar informações a respeito no Google). Caso algum link esteja quebrado, buscar direto no IMSLP e informar o professor.

Lista completa

[Em construção]

  1. J.S.Bach, BWV262. Coral #153 (Riemenschneider) Alle Menschen Müssen Sterben. http://bit.ly/2Go5uCV
  2. Beethoven, op. 7, mov. 2 (Largo, con gran espessione) http://bit.ly/2tDYMks
  3. Beethoven, op. 13, mov. 2 (apenas primeira página) http://bit.ly/2tCiBct
  4. Beethoven, op. 27 n. 2, mov. 2 (Allegretto) http://bit.ly/2uQiDh5
  5. Beethoven, op. 18 n. 1, mov. 1 (apenas 3 primeiras páginas) http://bit.ly/2gW4mea
  6. Beethoven op. 26, mov. 2 Trio (p. 197 (9)) http://goo.gl/gzDdYQ
  7. Beethoven op. 26, mov. 3 (p 10 (198)) http://goo.gl/gzDdYQ
  8. Beethoven op. 57, mov. 1 (apenas primeira página) http://bit.ly/2t9ZVjF
  9. Beethoven op. 67, mov. 3 (apenas primeira página) http://bit.ly/2t9IrE7
  10. Brahms, op. 49, n. 4 (Wiegenlied) http://bit.ly/2uigV97
  11. Clementi, op. 36., n. 1, mov. i. http://bit.ly/2geyMUJ
  12. Clementi, op. 36., n. 1, mov. ii. http://bit.ly/2geyMUJ
  13. Clementi, op. 36., n. 4, mov. ii. http://bit.ly/2geyMUJ
  14. Diabelli, Le bouquetier op. 151, n. 1, mov. 1 https://goo.gl/LQJL49
  15. Diabelli, Le bouquetier op. 151, n. 4, mov. 1 https://goo.gl/LQJL49
  16. Diabelli, op. 168, n. 1, mov. 2. http://bit.ly/2xRBtp9
  17. Franck, Sonata para violino e piano, mov. 1 (apenas primeira página) http://bit.ly/2t9E5wo
  18. Haydn, Divertimento in C major, Hob. XVI_7 http://bit.ly/2v9XBb0
  19. Haydn, Divertimento in A major, Hob. XVI_5, mov. 2 (Menuetto e Trio) http://bit.ly/2v9wEEl
  20. Mendelssohn, op. 72, n. 1 http://bit.ly/2v9dXjX
  21. Mozart K284, mov. iii, Tema (p. 10 (54)) http://bit.ly/2tDP3L8
  22. Mozart K330, mov. ii (p. 111 (7)) http://bit.ly/2xG907F
  23. Mozart K545, mov. i http://bit.ly/2itGEpW
  24. Mozart K570, mov. ii (p. 6 do pdf) http://bit.ly/2uC2Xug
  25. Mozart K576, mov. ii http://bit.ly/2uQadpW
  26. Mozart K597 http://bit.ly/2uQbbm6
  27. Schubert, An den Mond. D 468. https://goo.gl/NKQ3Kr
  28. Schubert, Sehnsucht D310B http://bit.ly/2tDxvyz
  29. Schubert, op. 29, mov. 1 (apenas primeira página) http://bit.ly/2t9HrzO
  30. Schubert, op. 99, mov. 3 (apenas primeira página) http://bit.ly/2t9EYFm
  31. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 2, http://bit.ly/2JdmZDv
  32. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 7, http://bit.ly/2JdmZDv
  33. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 8, http://bit.ly/2JdmZDv
  34. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 9, http://bit.ly/2JdmZDv
  35. Schumann, Álbum para Juventude op. 68, n. 17, http://bit.ly/2JdmZDv
  36. Schumann, Kinderszenen op. 15, no. 6 “Wichtige Begebenheit”. http://bit.ly/2siLOoJ
  37. Schumann, Kinderszenen op. 15, no. 7 “Träumerei”. http://bit.ly/2siLOoJ

Lista organizada por conteúdo

Partituras a serem usadas nas aulas. Todos os itens deverão ser levados impressos para a aula.

1. Revisão de frases, períodos, tonicalização e modulação

Aulas 1 e 2, dias 03 e 05/04/2018

  • Schumann op. 68, n. 7
  • Mozart K545, mov. 1
  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1

2. Empréstimo modal

Aulas 3 e 4, dias 10 e 12/04/2018

  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1 (finalização modulação)
  • Schubert, Sehnsucht D310B
  • Exemplos do capítulo de empréstimo modal de RG (ver links). Esses exemplos poderão ser vistos no celular.

3. Acordes de nona, alterados, etc.

Aulas 5 e 6, dias 17 e 19/04/2018

  • Franck, Sonata para violino e piano, mov. 1 (apenas primeira página)
  • Schubert, Sehnsucht D310B (correção)

4. Prática - harmonia cromática

Aulas 7 e 8, dias 24 e 26/04/2018

Obras não finalizadas em aulas anteriores:

  • Schubert, Sehnsucht D310B
  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1

5. Conceitos de forma e características gerais das frases

Aula 9, dia 03/05/2018

  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1

6. Estrutura harmônica da frase

Aula 11, dia 10/05/2018

  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1
  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 2
  • Schumann op. 68, n. 9

7. Estrutura melódica da frase

Aula 12, dia 15/05/2018

  • Beethoven, op. 18 n. 1, mov. 1 (apenas 3 primeiras páginas)
  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1
  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 2
  • Schumann op. 68, n. 7
  • Schumann op. 68, n. 9

8. Desenvolvimento de frase

Aula 13, dia 17/05/2018

  • Beethoven op. 57, mov. 1 (apenas primeira página)
  • Beethoven op. 67, mov. 3 (apenas primeira página)
  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 2
  • Franck, Sonata para violino e piano, mov. 1 (apenas primeira página)
  • Schubert, op. 99, mov. 3 (apenas primeira página)

9. Combinação de frases e prática composição e análise

Aulas 14 e 15, dias 22 e 24/05/2018

  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1
  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 2
  • Mozart K284, mov. iii, tema (p. 10 (54))
  • Mozart K570, mov. ii (p 6 do pdf)

10. Combinação de frases: detalhamento de períodos

Aula 16, dia 05/06/2018

  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1
  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 2
  • Mozart K330, mov. 2 (p 111 (7))
  • Mozart K284, mov. iii, tema (p. 10 (54))
  • Mozart K570, mov. ii (p 6 do pdf)

11. Pequenas formas: partes, desenho e movimento harmônico

Aula 17, dia 12/06/2018

  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1
  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 2
  • Mozart K330, mov. 2 (p 111 (7))
  • Mozart K284, mov. iii, tema (p. 10 (54))
  • Mozart K570, mov. ii (p 6 do pdf)

(composições já usadas no semestre)

12. Formas binárias: contínuas e secionais

Aulas 18 e 19, dias 19 e 21/06/2018

  • J.S.Bach, BWV262. Coral #153 (Riemenschneider) Alle Menschen Müssen Sterben.
  • Clementi, op. 36, n. 1, mov. 1
  • Haydn, Divertimento in C major, Hob. XVI 7
  • Mozart K284, mov. iii, tema (p. 10 (54))
  • Mozart K330, mov. 2 (p 111 (7))
  • Mozart K570, mov. ii (p 6 do pdf)
  • Schumann, Kinderszenen op. 15, no. 6 “Wichtige Begebenheit”

13. Análise e composição de pequenas formas

Aula 20, dia 28/06/2018

  • Brahms, op. 49, n. 4 (Wiegenlied)
  • Diabelli, op. 168, n. 1, mov. 2
  • Schumann, Kinderszenen op. 15, no. 6 “Wichtige Begebenheit”

14. Análise de pequenas formas

Aulas 21 e 22, dias 10 e 12/07/2018

  • Brahms, op. 49, n. 4 (Wiegenlied)
  • Mozart K330, mov. 2 (p 111 (7))
  • Schumann, Kinderszenen op. 15, no. 6 “Wichtige Begebenheit”
  • Schumann, Kinderszenen op. 15, no. 7 “Träumerei”
  • Schumann op. 68, n. 9

Notas e frequência

Em construção

Gráficos de desempenho da turma

Bibliografia

  1. Aldwell, Edward, and Carl Schachter. 2002. Harmony and Voice Leading. 3rded. Thomson Schirmer.
  2. D’Indy, Vincent. 1912. Cours de Composition Musicale. Paris: Durand.
  3. Gauldin, Robert. 1997. Harmonic Practice in Tonal Music. New York, NY: W.W. Norton and Company.
  4. Green, Douglass M. 1979. Form in Tonal Music: an Introduction to Analysis. Holt Rinehart and Winston.
  5. Grove, George, and Stanley Sadie. 1980. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Edited by Stanley Sadie. 2nded. London, Washington: Macmillan Publishers.
  6. Kohs, Ellis Bonoff. 1976. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton Mifflin.
  7. Kostka, Stefan M., and Dorothy Payne. 1995. Tonal Harmony, with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill.
  8. Palisca, Claude V. 2001. Norton Anthology of Western Music. 4thed. New York and London: W. W. Norton & Company.
  9. Piston, Walter. 1959. Harmony. London: Victor Gollancz Ltd.
  10. Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, MA: Belknap Press of Harvard University Press.
  11. Schoenberg, Arnold. 1967. Fundamentals of Music Composition. Faber and Faber.
  12. Schoenberg, Arnold. 1954. Structural Functions of Harmony. Edited by Leonard Stein. London: Faber and Faber.
  13. Schoenberg, Arnold. 1983. Theory of Harmony. Berkeley, CA: University of California Press.
  14. Ulrich Michels. 1982. Atlas de Música. Madrid: Alianza.
  15. Wedge, George A. 1930. Applied Harmony, a Text-Book. New York: Schirmer.
  16. “Musictheory.net.” 2000. http://musictheory.net.
  17. “Resposta Tonal.” 2015. https://respostatonal.com.

Comunicação com o professor

O único meio de comunicação autorizado pelo professor é o email. Em nenhuma circunstância um outro meio como telefone ou mensagens poderá ser utilizado.


Última atualização em 18/09/2018, 06:27.