MUSA72 – Literatura e Estruturação Musical IV
Professor: Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br)
- 1. Ementa
- 2. Objetivos
- 3. Conteúdo programático
- 4. Metodologia
- 5. Avaliação
- 6. Cronograma
- 7. Obras para análise
- 8. Notas
- 9. Bibliografia
- 10. Links
- 11. Comunicação com o professor
Plano de curso da disciplina Literatura e Estruturação Musical IV, dos cursos de Canto, Composição e Regência, Instrumento e Licenciatura em Música da UFBA.
1. Ementa
Estudo da harmonia cromática, da construção de frases musicais e suas combinações. Estudo de formas musicais de estrutura única, binária e ternária. Apreciação de obras musicais referentes aos elementos estudados.
OBS: Esta ementa está desatualizada e aguarda tramitação de reestruturação curricular para atualização.
2. Objetivos
Ao final do curso, espera-se que o estudante seja capaz de:
- Compreeender a diversidade da Forma Sonata no repertório.
- Reconhecer obras em Forma Sonata e identificar as suas seções e relações harmônicas.
- Incorporar o conhecimento da estrutura da Forma Sonata na construção da interpretação.
3. Conteúdo programático
- A Forma Sonata
- Aspecto Geral da Forma Sonata
- Seção da Tonalidade Principal
- A transição
- Seção da Tonalidade Relativa
- Continuação da Seção da Tonalidade Relativa (Tema ou Grupo de Temas de Fechamento)
- Seção de Desenvolvimento
- Recapitulação
- A introdução
- A Coda
- Modificações da Forma Sonata (sonatina, sonatina ampliada, sonata rondo)
4. Metodologia
Trabalhos práticos de análise formal e aula expositiva. A compreensão da Forma Sonata ocorre como resultado de análises orientadas de múltiplas obras, com ênfase na observação das relações das suas estruturas musicais. O repertório é concentrado no classicismo vienense.
5. Avaliação
A avaliação nesta disciplina é realizada mediante 3 provas. O critério de correção é subjetivo, com ênfase nos elementos mais importantes da Forma Sonata. O conteúdo das provas é acumulativo.
5.1. Nota
A média final é equivalente à média aritmética das notas das provas.
5.2. Segunda chamada
De acordo com o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação, o aluno que faltar às provas terá direito à segunda chamada se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:
- direito assegurado por legislação específica
- motivo de saúde comprovado por atestado médico
- razão de força maior, a critério do professor.
A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitiva da nota zero.
A prova de segunda chamada ocorrerá em data previamente definida no cronograma da disciplina.
6. Cronograma
Este cronograma é uma previsão e poderá ser alterado ao longo do semestre.
Aula | Data | Dia | Tópico |
---|---|---|---|
1 | 01-10-2024 | Ter | Análise Mozart K 545 |
2 | 03-10-2024 | Qui | Análise Kuhlau Op. 59 N. 1 |
08-10-2024 | Ter | Seminários Internacionais EMUS | |
10-10-2024 | Qui | Seminários Internacionais EMUS | |
15-10-2024 | Ter | Seminários Internacionais EMUS | |
17-10-2024 | Qui | Congresso da TeMA | |
3 | 22-10-2024 | Ter | Análise Haydn XVI/32 Si menor |
4 | 24-10-2024 | Qui | Análise Clementi Op. 1 n. 5 |
5 | 29-10-2024 | Ter | Análise Mozart K 280 |
6 | 31-10-2024 | Qui | Análise Mozart K 333 |
7 | 05-11-2024 | Ter | Análise Haydn XVI/34 Mi menor |
8 | 07-11-2024 | Qui | Prova I |
9 | 12-11-2024 | Ter | Análise Beethoven Op. 2, n. 1 |
10 | 14-11-2024 | Qui | Análise Beethoven Op. 2, n. 2 |
11 | 19-11-2024 | Ter | Análise Beethoven Op. 2, n. 3 |
12 | 21-11-2024 | Qui | Análise Beethoven Op. 10, n. 1 |
26-11-2024 | Ter | Congresso da UFBA | |
28-11-2024 | Qui | Congresso da UFBA | |
13 | 03-12-2024 | Ter | Análise Beethoven Op. 13, n. 1 |
14 | 05-12-2024 | Qui | Análise Beethoven Op. 14, n. 1 |
15 | 10-12-2024 | Ter | Prova II |
16 | 12-12-2024 | Qui | Análise Beethoven Op. 14, n. 2 |
17 | 17-12-2024 | Ter | Análise Beethoven Op. 27, n. 2, mov. 3 |
18 | 19-12-2024 | Qui | Análise Beethoven Op. 28 |
24-12-2024 | Ter | Recesso | |
26-12-2024 | Qui | Recesso | |
31-12-2024 | Ter | Recesso | |
02-01-2025 | Qui | Recesso | |
19 | 07-01-2025 | Ter | Análise Beethoven Op. 31, n. 3 |
20 | 09-01-2025 | Qui | Análise Beethoven Op. 53 |
21 | 14-01-2025 | Ter | Análise Beethoven Op. 57 |
16-01-2025 | Qui | Lavagem do Bonfim | |
22 | 21-01-2025 | Ter | Análise Beethoven Op. 67 |
23 | 23-01-2025 | Qui | Prova III |
24 | 28-01-2025 | Ter | Segunda chamada |
25 | 30-01-2025 | Qui | Entrega de resultados |
04-02-2025 | Ter | Reservado para visita do MEC | |
06-02-2025 | Qui | Reservado para visita do MEC | |
11-02-2025 | Ter | Reservado para visita do MEC | |
13-02-2025 | Qui | Reservado para eventual reposição |
7. Obras para análise
Seleção de obras para análise ao longo do semestre.
O material para análise está inteiramente disponível no site do IMSLP. Observar as edições indicadas.
[Em construção]
7.1. Beethoven
Edição preferencial: Breitkopf und Härtel, reimpressa pela E.F. Kalmus.
- Piano Sonata n. 1. Op 2, n. 1, mov. 1.
- Piano Sonata n. 2. Op 2, n. 2, mov. 1.
- Piano Sonata n. 3. Op 2, n. 3, mov. 1.
- Piano Sonata n. 5. Op 10, n. 1, mov. 1 (Little Pathétique).
- Piano Sonata n. 8. Op 13, mov. 1.
- Piano Sonata n. 9. Op 14, n. 1, mov. 1.
- Piano Sonata n. 10. Op 14, n. 2, mov. 1.
- String Quartet n. 1. Op. 18, n. 1, mov. 1.
- Piano Sonata n. 14. Op 27, n. 2, mov. 3 (Moonlight).
- Piano Sonata n. 15. Op 28, mov. 1 (Pastoral).
- Piano Sonata n. 18. Op 31, n. 3. mov. 1 (The Hunt).
- Piano Sonata n. 21. Op 53, mov. 1 (Waldstein).
- Piano Sonata n. 23. Op 57, mov. 1 (Apassionata). - até p. 13.
- Sinfonia n. 5. Op 67, mov. 1.
- Piano Sonata n. 26. Op 81a, mov. 1 (Les Audieux).
- Violino Sonata n. 10. Op. 96, mov. 1.
- Piano Sonata n. 28. Op. 101
- Piano Sonata n. 29. Op. 106 (Hammerklavier)
- Piano Sonata n. 30. Op. 109
- Piano Sonata n. 31. Op. 110
- Piano Sonata n. 32. Op. 111, mov. 1.
7.2. Mozart
Edição preferencial: Breitkopf und Härtel
- Piano Sonata n. 2. K 280, mov. 1
- Piano Sonata n. 8. K 310, mov. 1
- Piano Sonata n. 9. K 311, mov. 1
- Piano Sonata n. 13. K 333, mov. 1
- Piano Sonata n. 14. K 457, mov. 1
- String Quartet K 465, mov. 1
- Piano Sonata n. 15. K 533, mov. 1
- Piano Sonata n. 16. K 545, mov. 1
- Piano Sonata n. 18. K 576, mov. 1
7.3. Haydn
Edição preferencial: Edition Peters
- Piano Sonata XVI/32 N. 47 Si menor, mov. 1
- PIano Sonata XVI/34 N. 47 Mi menor, mov. 1
- Quarteto de cordas Op. 50, n. 3, mov. 1
7.4. Outros
- Brahms Op. 68, mov. 1 (ver versão para 2 pianos em “arranjos e transcrições”, no IMSLP)
- Clementi Op. 1 N. 5, mov. 1 (ver pasta de recursos do Moodle)
- Hindemith, Piano Sonata n. 2, mov. 1 (edição B. Schott’s Söhne)
- Kuhlau Op. 59 N. 1, mov. 1
8. Notas
Semestre 2024.2
Matrícula | P1 | P2 | P3 | M | R |
---|---|---|---|---|---|
217121971 | - | ||||
218124850 | - | ||||
219122266 | - | ||||
219216950 | - | ||||
220119159 | 8.6 | ||||
221120499 | 9.2 | ||||
221120505 | 10 | ||||
221120506 | 7.8 | ||||
221120509 | 10 | ||||
221120744 | - | ||||
222118654 | 8.1 | ||||
222118671 | 9.5 | ||||
222118674 | 10 | ||||
223118607 | 10 | ||||
223118610 | 9.7 | ||||
223118612 | 4.3 | ||||
223118624 | 8.6 |
Legenda:
- P1, P2 e P3: provas 1, 2 e 3
- M: Média final
- R: Resultado
Resumo estatístico:
- Média:
- Desvio padrão:
- Mediana:
9. Bibliografia
Green, Douglass M. 1979. Form in Tonal Music: An Introduction to Analysis. Holt Rinehart and Winston.
Kohs, Ellis Bonoff. 1976. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton Mifflin.
Kostka, Stefan M., and Dorothy Payne. 1995. Tonal Harmony, with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill.
Zamacois, Joaquín. 1960. Curso de Formas Musicales: Con Numerosos Ejemplos Musicales. Barcelona: Editorial Labor.
10. Links
- Fórum da disciplina
- DG
- EK23
- Conteúdo Programático aprovado pelo Departamento de Música
- Departamento de Música da UFBA
- Playlist Youtube: 32 Sonatas Beethoven - Barenboim
10.1. Softwares para edição de PDF
- Xournal. Windows, Linux e Mac.
- Sketch on PDF. Android.
11. Comunicação com o professor
A comunicação com o professor fora do horário de aula é realizada exclusivamente pelo fórum ou email.
Última atualização em 19/11/2024, 19:54.