MUSA92 – Princípios práticos de informática em Música

Professor: Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br)

1. Ementa

Estudos práticos visando contextualizar as principais ferramentas de tecnologia digital aplicadas à música. Desenvolvimento de habilidades na utilização dessas ferramentas.

2. Objetivos

Fornecer conhecimento básico de softwares necessários ao estudante de música.

3. Conteúdo programático

  1. Software: livre, proprietário, gratuito, pago. Alternativas
  2. Organização de arquivos no computador: documentos, música, imagens, ebooks, etc.
  3. Backup. Conceitos, estratégias e ferramentas
  4. Ferramentas gerais web: email, agenda, repositórios, listas de discussão, fóruns, etc.
  5. Ferramentas de pesquisa na web: Google, JSTOR, etc.
  6. Criação de documentos acadêmicos estruturados
  7. Ferramentas para organização e formatação de bibliografia
  8. Edição de partitura
  9. Áudio: formatos e conversão, edição

4. Avaliação

A avaliação nesta disciplina é feita mediante trabalhos escritos e seminários. Os trabalhos só serão aceitos entregues rigorosamente no prazo — até o início da aula do dia marcado para entrega. A data e horário do envio do email servirão como registro.

O aluno que não puder entregar o trabalho no prazo poderá entregá-lo no prazo de uma semana e justificar a falta com atestado médico assinado e com número do Conselho Regional de Medicina. (vide Artigo 99 do Regulamento de Ensino de Graduação).

Em caso de dúvidas sobre a nota de algum trabalho, o prazo para reclamar será de uma semana. Após esse prazo a nota não será modificada.

5. Assiduidade e pontualidade

Assiduidade e pontualidade são de fundamental importância neste curso e serão rigorosamente observadas.

A carga horária da disciplina é de 17 horas semestrais. De acordo com o Regulamento de Ensino de Graduação, o aluno que não cumprir frequência mínima de 75% nas aulas será considerado reprovado (artigo 112). Dessa forma o número máximo de faltas nesta disciplina é de 4 aulas.

Um atraso de mais de 15 minutos ou saída com mais de 15 minutos antes do final da aula será considerado como falta. Dessa forma atrasos poderão implicar em reprovação.

6. Cronograma

O conteúdo e dias das aulas do cronograma abaixo poderão ser modificados de acordo com a necessidade e eventualidade.

7. Trabalhos

7.1. Trabalhos escritos

Valor: 50%

Os trabalhos deverão ser entregues via formulário.

7.2. Seminários

Valor: 50%

Os seminários serão apresentados por trios de estudantes sobre tema previamente definido. A apresentação é conjunta, mas a nota individual.

7.2.1. Temas

  1. Edição de áudio avançada
  2. Edição de partitura avançada
  3. Aplicativos musicais para dispositivos móveis (definir propósito específico)
  4. Ferramentas computacionais para educação musical
  5. Ferramentas computacionais para performance musical
  6. Ferramentas de pesquisa acadêmica (bibliografia, texto, etc.)
  7. Criação de página na internet (WordPress, etc.)

7.2.2. Equipes

Temas, integrantes e datas de apresentação

[Em construção]

Data Equipe Tema
22/10/19 Marcos Carvalho, Bruno e Alex Dublagens (adiado)
29/10/19 Marcos Carvalho, Bruno e Alex Dublagens
05/11/19 Leonardo, João Henrique, Waléria App Soundhound
05/11/19 Alexandre Segredos do Finale
12/11/19 Tiago MIDI no Reaper
12/11/19 Adalto e Aldirene Audio avançado Cubase
19/11/19 Júlia e Igor Edição de partituras para violão Musescore

8. Notas e frequência

8.1. Gráficos de desempenho da turma

9. Bibliografia

9.1. Básica

9.2. Complementar

Os demais links da disciplina estão disponíveis no Diigo.

11. Comunicação com o professor

O único meio adicional de comunicação autorizado pelo professor é o email, em horário comercial. Assuntos acadêmicos não são tratados por telefone ou mensagens em nenhuma hipótese.


Última atualização em 28/03/2024, 19:52.