MUSB14 – Composição V

Professor: Marcos Sampaio (marcos@sampaio.me)

Ementa

Estudo e prática de Técnicas Composicionais: manipulação e exploração de elementos musicais do século XX, politonalismo, pós-tonalismo, atonalismo, serialismo, aleatorismo e audição comentada de obras representativas do século XX, com ênfase em obras de pequenas dimensões.

Objetivos

Ao final do curso espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Explorar em suas composições sonoridades próprias do Século XX no campo das alturas
  • Compor em formato de miniatura
  • Compor para formações camerísticas diversas, como quarteto de cordas, quarteto de trombones, etc.
  • Compor para banda sinfônica

Conteúdo programático

  1. Politonalidade
  2. Serialismo
  3. Conjunto de classes de notas
  4. Procedimentos imitativos
  5. Organização total
  6. Indeterminância: improvisação, aleatoridade, indeterminância, música formalizada
  7. Música experimental
  8. Efeitos especiais
  9. Apresentação e discussão do trabalho criativo
  10. Composição para formações camerísticas até orquestras de pequenas

Metodologia

A metodologia para atingir os objetivos propostos é baseada em aula expositiva e exercícios de prática composicional e análise realizados em classe e em casa.

As aulas são estruturadas em duas partes:

  1. Apresentação dos conteúdos e realização de análise interativa de obras
  2. Orientação à realização dos trabalhos do semestre

Avaliação

A avaliação será feita mediante 4 trabalhos:

  1. Composição de 3 miniaturas para formações diversas, cada uma relacionada com o princípio de organização da dimensão vertical visto nas aulas.
  2. Composição de uma obra de duração de 3 a 4 minutos para banda filarmônica com uso de algum dos princípios de organização da dimensão vertical previsto nas aulas.

Nota

A nota do semestre será equivalente a uma média ponderada do resultado obtido nos trabalhos, de acordo com os seguintes pesos:

  1. Miniaturas 1 a 3 (peso 4)
  2. Composição final (peso 6)
    1. avaliação da primeira metade da composição (peso 2)
    2. avaliação da segunda metade da composição e conjunto final (peso 4)

Dessa forma, a média final será calculada pela equação 1, onde M representa a média, a, a soma das notas das miniaturas, b, a nota da primeira metade da composição final e c, da segunda metade e conjunto da composição.

(eq.1)

Os trabalhos serão aceitos apenas se:

  1. forem entregues em versão elaborada em software apropriado, via Google Drive.
  2. forem entregues impreterivelmente no prazo, no início da aula marcada para a entrega.

A composição final deverá ser entregue por meio digital, via email.

Critérios de avaliação

Os critérios gerais de avaliação são:

  • Cumprimento do objetivo da tarefa
  • Equilíbrio
  • Capacidade de explorar recursos de composição
  • Capacidade de explorar os domínios da música (timbre, altura, duração, textura, etc.)
  • Cuidados com a apresentação da partitura (composições)
  • Criatividade

Segunda chamada

O aluno que não entregar um dos trabalhos no dia marcado terá direito a entregar na aula seguinte se a requerer até dois dias úteis após a sua realização comprovando-se umas das seguintes situações:

  1. direito assegurado por legislação específica
  2. motivo de saúde comprovado por atestado médico
  3. razão de força maior, a critério do professor.

A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero, e a falta à segunda chamada implicará na manutenção automática e definitiva da nota zero. Para maiores detalhes consultar o Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação.

Crie o hábito de fazer backup dos seus trabalhos e projetos. A perda de dados não será aceita como justificativa para dilatar o prazo de entrega.

Assiduidade e pontualidade

Assiduidade e pontualidade são de fundamental importância neste curso e serão rigorosamente observadas.

A carga horária da disciplina é de 51 horas semestrais. De acordo com o Regulamento de Ensino de Graduação, o aluno que não cumprir frequência mínima de 75% nas aulas será considerado reprovado (artigo 112). Dessa forma o número máximo de faltas nesta disciplina é de 12 horas-aula (ou 4 dias de aula).

Cada dia de aula tem 3 horas-aula conectadas de 50 minutos. Um atraso de mais de 15 minutos será considerado como falta para a primeira aula. Uma saída com mais de 15 minutos antes do final da aula será considerada como falta na última aula. Dessa forma atrasos poderão implicar em reprovação.

Estrutura das aulas

As aulas são divididas em exposição de conteúdo, análise interativa de obras e orientação dos trabalhos dos alunos.

Cronograma

O conteúdo e dias das aulas do cronograma abaixo poderão ser modificados de acordo com a necessidade e eventualidade.

Trabalhos

Todos os trabalhos deverão ser entregues via sistema de armazenamento em nuvem (Mega). Para cada trabalho, subir para o repositório os devidos arquivos PDF, MP3 e original do software usado (.sib, .mus, .ly, etc). Evitar arquivos .wav.

Miniaturas

Duração de 30 segundos a 1 minuto.

Miniatura 1

  • Conteúdo principal: Pré-serial - tonalidade expandida, harmonias quartais, quintais, politonalidade, policordes
  • Formação: Quarteto de trombones
  • Entrega da partitura (online): ver data de entrega no cronograma
  • Entrega das partes (impressas): semana seguinte
  • Leitura: 22/05/2018, 18:30

Miniatura 2

  • Conteúdo principal: Serialismo
  • Formação: Duo de clarinetes
  • Entregada partitura (online): ver data de entrega no cronograma
  • Entrega das partes (impressas): semana seguinte
  • Leitura: 23/05/2018, 15:30 (sala 102)

Miniatura 3

  • Conteúdo principal: Indeterminação
  • Formação: Percussão solo (definir instrumental)
  • Entrega da partitura (online): ver data de entrega no cronograma
  • Leitura: 05/07/2018, 8:30 (sala de percussão)
  • Recital: 31/07/2018, 17:00 (confirmar)

Possíveis formações instrumentais para as miniaturas

  • Quarteto de trombones
  • Quinteto de trompetes (2 flugelhorn)
  • Quarteto de cordas
  • Orquestra de violões
  • Piano solo
  • Duo de clarinetes

Composição final

Instruções

  • Formação: Banda sinfônica
  • Duração: 3 a 4 minutos
  • Primeira metade - ver data de entrega no cronograma
  • Composição final - ver data de entrega no cronograma

Instrumentação

  • Flautim
  • 2 flautas
  • 3 clarinetes (1 requinta)
  • 2 Sax alto
  • Sax tenor
  • 2 Trompas
  • 3 Trompetes
  • 3 Trombones
  • Tuba
  • Bombardino (em Dó)
  • 3 Percussionistas (bombo, caixa e prato)

Trabalhos adicionais

[Em construção]

Os trabalhos adicionais não valem nota, mas ajudam o estudante a compreender mais profundamente os conteúdos abordados.

  1. Listar os pontos abordados pelos autores dos livros da bibliografia a respeito de cada um dos tópicos do conteúdo programático. Identificar pontos de interesse particular para comentário em aula.

  2. Compor um motivo de 4 ou 6 alturas diferentes, sem repetição de notas; compor outros motivos com as notas restantes; criar fragmento/melodia instrumental; escrever acompanhamento

  3. Definir uma série e harmonizar com tetracordes da própria série. evitar pares de 2as e 3as consecutivas. Apresentar 3 a 5 ocorrências. Variar a maneira de acompanhar. Informar o que foi feito. Para piano.

Análise

Ao longo do semestre uma seleção dentre as obras listadas será analisada em conjunto durante as aulas:

[Em construção]

  1. Bartók, Mikrokosmos, 59
  2. Bartók, Mikrokosmos, 101
  3. Bartók, Mikrokosmos, 125
  4. Bartók, Mikrokosmos, 131
  5. Bartók, Concerto para Orquestra
  6. Bartók, Bagatelles Op. 6
  7. Berio, Sequenza I
  8. Bloch, Sonata for Piano
  9. Cardoso, O Vôo do Colibri
  10. Chopin, Prelude n. 2
  11. Daugherty, Raise the Roof
  12. Espirito Santo, Dobrado n. 182
  13. Foss, Studies in Improvisation, Music for Clarinet, Percussion, and Piano
  14. Ginastera, Sonata for guitar, Op. 47
  15. Hydas, Suite for wind band
  16. Ives, The Cage
  17. Koechlin, Trio for Flute, Clarinet and Bassoon
  18. Ligeti: 6 Bagatelles for Wind Quintet
  19. Messiaen, Le banquet celeste
  20. Milhaud, Saudades do Brazil, Sorocaba
  21. Penderecki, Threnody
  22. Pitombeira, Ajubete Jepê Amô Mbaê
  23. Poulenc, Sonata for Two Clarinets
  24. Rebelo, Disparate Bodies v2.0
  25. Schoenberg, Op. 25
  26. Stravinsky, A Sagração da Primavera
  27. Stravinsky, Petrushka
  28. Tchaikovsky, Concerto para Violino, Op. 35
  29. Villa-Lobos, Choros n. 2
  30. Webern, Op. 5
  31. Webern, Op. 21
  32. Webern, Op. 27
  33. ?, Dobrado Bombardeio na Bahia

Notas e frequência

Gráficos de desempenho da turma

Bibliografia

  1. Adler, Samuel. 1989. The Study of Orchestration. 2nd ed. New York, NY: W.W. Norton and Company.
  2. Antokoletz, Elliott. 2016. “In Defense of Theory and Analysis: A Critical Evaluation of the Discipline and Its Application to Bartók’s Musical Language.” Musica Theorica 1: 1–25.
  3. Brindle, Reginald Smith. 1966. Serial Composition. London: Oxford University Press.
  4. Cook, Nicholas. 1987. “A Guide to Musical Analysis.” New York and London: W. W. Norton & Company.
  5. Cope, David. 1997. Techniques of the Contemporary Composer. New York, NY: Schirmer Books.
  6. Dallin, Leon. 1974. Techniques of Twentieth Century Composition: A Guide to the Materials of Modern Music. 3rd ed. Dubuque, Iowa: WM. C. Brown Company.
  7. Espinheira, Alexandre Mascarenhas. 2011. “A Teoria Pós-Tonal aplicada à Composição: um guia de sugestões compositivas.” Universidade Federal da Bahia.
  8. Kostka, Stefan M. 2006. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. 3rd ed. Prentice Hall.
  9. Persichetti, Vincent. 1985. Armonía Del Siglo XX. Madrid: Real Musical.
  10. Sampaio, Marcos da Silva, e Alex Pochat. 2016. “Aplicação de Contornos Na Composição Musical.” In Perspectivas de Interpretação, Teoria e Composição Musical, editado por Heinz Karl Novaes Schwebel e José Maurício Valle Brandão, 13–28. Salvador, BA: EDUFBA.
  11. Stone, Kurt. 1980. Music Notation in the Twentieth Century: A Practical Guidebook. New York, NY: W.W. Norton and Company.
  12. Straus, Joseph Nathan. 1990. Introduction to Post-Tonal Theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
  13. Reisberg, Horace. 1975. “The Vertical Dimension in Twentieth-Century Music.” In Aspects of 20th Century Music, edited by Gary L. Wittlich, 322–87. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
  14. Wuorinen, Charles. 1979. Simple Composition. New York and London: Longman.

Complementar

  1. How, Deborah H. 2009. “Arnold Schoenberg’s Prelude from the Suite for Piano, Op. 25: From Composition with Twelve-Tones to the Twelve-Tone Method.” University of Southern California.

Os demais links da disciplina estão disponíveis no Diigo.

Comunicação com o professor

O único meio de comunicação autorizado pelo professor é o email. Em nenhuma circunstância um outro meio como telefone ou mensagens poderá ser utilizado.


Última atualização em 18/09/2018, 06:27.