MUSB22 – Música Computacional II
Professor: Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br)
1. Resumo
O objetivo deste curso é fornecer conhecimento introdutório e prático sobre análise musical assistida por computador. Ao final do curso, o estudante estará apto a montar estudos com suporte estatístico para ajudar a responder questões como “Que contextos musicais justificam saltos melódicos não compensados nos corais de J.S.Bach?”. O conteúdo abrange codificação musical e frameworks de análise, repositórios de partituras para análise, aplicações de análises assistidas, estatística básica, uso de computador para análise musical e formulação de questões de pesquisa. Formalmente não há pré-requisito, mas é necessário conhecimento sobre harmonia tonal, forma e algum conhecimento de software de planilha de cálculos. Não é necessário ter experiência de programação de computadores.
A disciplina tem carga horária de uma hora semanal e a avaliação ocorrerá mediante pequenos trabalhos semanais/quinzenais e um trabalho final.
2. Conteúdo
- Musicologia Computacional: conceitos, potencial, ferramentas.
- Codificação: áudio, midi, kern, xml.
- Frameworks: Humdrum, Music21.
- Coleções de partituras digitais: Kern Scores, Music21, Genos.
- Visualização de dados musicais.
- Análise melódica.
- Algoritmos simples: contagem, distribuição.
3. Material para análise
- Dados coral 001 – soprano
- Dados coral secreto – notas
- Dados 2-gram intervalos soprano Sol maior
- Dados corais – acordes tonalidade Sol maior
- Dados corais Dó maior – notas MIDI 4 vozes
- Coral 001 – KernScores
- Choro Bons Tempos
- Corais Harmonizados por J.S. Bach 1/4
- Corais Harmonizados por J.S. Bach 2/4
- Corais Harmonizados por J.S. Bach 3/4
- Corais Harmonizados por J.S. Bach 4/4
- Perguntas Humdrum
4. Trabalhos
- Analisar aspectos melódicos e harmônicos de um coral de Bach
- Ver possíveis estudos com dados do soprano do coral 001
- Identificar tonalidade do coral secreto
- Verificar saltos de nona nos baixos nas cantatas de Bach (corais 131, 151, 155, 328 e 358, edição Riemenschneider)
- Analisar frequência de intervalos soprano Sol maior. Ver, por exemplo, compensação de saltos
- Ler artigo “Sampaio et al 2014”: do que se trata, o que tem de interessante, o que é relevante para o que faço, há alguma crítica?
- [futuro] Elaborar algoritmo de identificação de tonalidade
- Identificar contexto de uso do acorde de iii grau no modo maior
- Identificar relação entre acordes em posição fechada e posição aberta nos corais de Bach em Dó maior
- Analisar âmbito e frequência de ocorrência de ritmos das obras de Pixinguinha
5. Bibliografia
(2010) Can computational music analysis be both musical
and computational?, Journal of
Mathematics and Music 4(2), p. 75-83,
url, doi:10.1080/17459737.2010.520455
(1992) Computational Musicology *, p. 1988-1992
(2016) Evaluating the Role of Repeated Patterns in Folk
Song Classification and Compression, Journal of New Music Research 8215(July),
p. 1-16, url, doi:10.1080/09298215.2016.1208666
(2013) A
Multimodal Approach to Song-Level Style Identification in Pop / Rock
Using Similarity Metrics, International Conference on Machine Learning and
Applications, pdf
(2005) Computational
Musicology: An Artificial Life Approach, 2005 Portuguese Conference on Artificial
Intelligence, p. 85-93, Ieee, url, doi:10.1109/EPIA.2005.341270
(2010) Music21 A Toolkit for Computer-Aided Musicology and
Symbolic Music Data, Proceedings of
International Symposium on Music Information Retrieval, p. 637-642, pdf
(2005) Clustering Bach
Chorales : Insights into SATB and Bach ’ s Style, p. 1-6, pdf
(2010) String Quartet
Classification with Monophonic Models., 11th International Society for Music Information
Retrieval Conference(ISMIR 2010)(Ismir), p. 537-542, pdf
(2002) Music
Information Processing Using the Humdrum Toolkit: Concepts,
Examples, and Lessons, Computer Music
Journal 26(2), p. 11-26,
MIT Press, url, doi:10.1162/014892602760137158
(1999) The New
Empiricism: Systematic Musicology in a Postmodern Age, Ernest Bloch Lectures, url
(2002) Music
Information Processing Using the Humdrum Toolkit: Concepts,
Examples, and Lessons, Computer Music
Journal 26(2), p. 11-26,
doi:10.1162/014892602760137158
(2015) A Search for
Structural Similarities of Oral Musical Traditions in Eurasia and
America Using the Self Organizing Cloud Algorithm, Journal of New Music Research 44(3), p. 196-218, url, doi:10.1080/09298215.2015.1060246
(2015) Computational Music Analysis, New York: Springer
(2013) The Problem of
the Retrieval of Musical Knowledge: The Thoroughbass Tradition and
Its Relationship to Rameau, Journal
of Music Theory 57(2), p. 287-320, url, doi:10.1215/00222909-2323488
(2008) Musicologia
computacional aplicada à análise dos corais de Bach, Anais do XVIII Congresso da ANPPOM, p. 542-547, pdf
(1992) Beyond
Computational Musicology, Understanding music with AI, Mira Balaban, Kermal Ebcio\uglu, Otto Laske
(ed.), p. 30-48, Cambridge, MA, USA: MIT Press, url
(2015) Music Analysis
by Computer: Ontology and Epistemology, Computational Music Analysis, David Meredith (ed.), p. 3-28, Aalborg,
Denmark: Springer, doi:10.1007/978-3-319-25931-4
(2012) A Corpus-based Study of Rhythm Patterns.,
13th International Society for Music
Information Retrieval Conference, p. 163-168, pdf
(2012) Taxonomia de Técnicas de Visualização em
Música, Anais do XXII Congresso da
ANPPOM, p. 2636-2642
(2013) Estudo interdisciplinar de obras para flauta
solo, Proceedings of the 14th
Brazilian Symposium on Computer Music, pdf
(2014) Diversidade de
abordagens para composição interativa baseada em análise de
dados, Anais do XXIV Congresso da
ANPPOM, url
(2012) Mathematical and computational approaches to music:
challenges in an interdisciplinary enterprise, Journal of Mathematics and Music 6(2), p. 73-81, url, doi:10.1080/17459737.2012.704154
(2011)
Unfolding the potential of computational
musicology, Proceedings of the13th
International Conference on Informatics and Semiotics in
Organisations (ICISO), p. 137-144, pdf
(2012)
Towards Modelling Variation in Music as
Foundation for Similarity, Proceedings of the 12th International Conference
on Music Perception and Cognition (ICMPC) and 8th Triennial
Conference of the European Society for the Cognitive Sciences of
Music (ESCOM), p. 1085-1094
(2013) Application of Text-Based Methods of
Analysis, url