MUSE06 – Seminários em Composição I

Professor: Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br)

1. Ementa

Estudo teórico-prático de tópicos da composição musical centrada no processo do compor. Prática composisional e exame de partituras de músicas de diversos estilos e meios de execução. Composição de uma ou mais obras musicais.

2. Objetivos

O objetivo do curso é compreender as relações de contornos na música mediante prática na Composição Musical.

3. Conteúdo programático

  1. Abstração
  2. Representações
  3. Identidade
  4. Reflexão
  5. Redução
  6. Similaridade
  7. Durações
  8. Textura
  9. Composição

4. Metodologia

Expositiva dialogada em aulas síncronas gravadas. Discussão assíncrona em fórum da disciplina.

5. Ambientes virtuais utilizados

  • Moodle (AVA) UFBA
  • Site do Genos

Toda a comunicação e entrega de trabalhos será realizada via Moodle (fóruns e chat do sistema).

6. Avaliação

A avaliação do desempenho ocorrerá mediante trabalhos acompanhados semanalmente, composição e relatório final.

6.1. Trabalhos

Descrição de trabalhos. Ver detalhamento em Trabalhos.

6.1.1. Devaneios composicionais

Experimentos composicionais de curta duração para exploração de ideias e conceitos. O aspecto experimental é mais importante do que o próprio resultado. Duração de até 2 minutos.

6.1.2. Composição final

Obra para formação de câmara a definir, com uso dos contornos como determinante composicional e relacionado ao projeto individual de pesquisa no PPGMUS. Duração de 5 a 8 minutos. Entrega de partitura e áudio.

6.1.3. Consultas

Durante a elaboração da composição final, o trabalho será apresentado e discutido semanalmente, mediante entrega de partitura e relatório.

6.1.4. Relatório final

O relatório deverá conter a apresentação das relações entre a composição final, o uso da textura como determinante composicional e o projeto individual de pesquisa no PPGMUS. Considerar publicação posterior em eventos.

6.2. Nota

A nota do semestre será a média ponderada dos seguintes trabalhos:

Item Peso
Devaneios composicionais 3
Acompanhamento da composição final 2
Composição final 3
Relatório final 2

Notas em 2023.1

Matrícula D1 D2 D3 D4 D5 A C R Média Res.
2022118172 7 7 10 10 10 10 10 10 10 AP
2022118181 10 10 10 - 10 9 10 10 10 AP
2022118190 10 10 10 10 10 10 10 10 10 AP
2022118207 10 10 10 10 - 10 10 10 10 AP
2022118216 9 9 10 10 10 10 10 10 10 AP

Legenda:

  • D: Devaneios (média)
  • A: Acompanhamento da composição final
  • C: Composição final
  • R: Relatório final

6.3. Critérios

Os critérios gerais de avaliação são:

  • Cumprimento do objetivo do trabalho
  • Equilíbrio
  • Capacidade de explorar recursos de composição
  • Capacidade de explorar os domínios da música (timbre, altura, duração, textura, etc.)
  • Cuidados com a apresentação da partitura (composições)
  • Criatividade

As notas serão definidas de acordo com o seguinte critério:

Nota Entregue Solicitações cumpridas Aspecto de interesse especial Aspecto de algum interesse
100% X X X -
90% X X - X
80% X X - -
50% X - X -
40% X - - X
10% X - - -
0% - - - -

7. Cronograma

O cronograma terá duas fases: exposição dos conceitos e operações da Teoria de Contornos e orientação sobre trabalhos finais.

O cronograma poderá ser ajustado se algum item demandar mais de uma semana.

Aula Data Dia Conteúdo
  14-03-2023 Ter Congresso UFBA
1 21-03-2023 Ter Abstração e representações
2 28-03-2023 Ter Identidade e reflexão
3 04-04-2023 Ter Redução
  11-04-2023 Ter Ausência do professor
4 18-04-2023 Ter Similaridade
5 25-04-2023 Ter Durações
6 02-05-2023 Ter Textura
7 09-05-2023 Ter Resenhas orais - Composição
8 16-05-2023 Ter Resenhas orais - Análise
9 23-05-2023 Ter Acompanhamento de trabalhos
10 30-05-2023 Ter Acompanhamento de trabalhos
11 06-06-2023 Ter Acompanhamento de trabalhos
12 13-06-2023 Ter Acompanhamento de trabalhos
13 20-06-2023 Ter Acompanhamento de trabalhos
14 27-06-2023 Ter Acompanhamento de trabalhos
15 04-07-2023 Ter Entrega e apresentação dos resultados

8. Trabalhos

Todos os trabalhos devem ser entregues até a véspera da aula. Postar como anexo de comentário no fórum do AVA/Moodle.

8.1. Devaneio 1

  • Data da entrega: aula 2 (véspera).
  • Descrição. O exercício consiste nos seguintes passos:
    1. Compor um fragmento musical qualquer, livre, bem curto.
    2. Abstrair o contorno do fragmento original em representação linear.
    3. Elaborar cinco versões do fragmento original com o contorno invariante (na representação linear).
    4. Abstrair o contorno do fragmento original em representação combinatorial.
    5. Elaborar cinco versões do fragmento original com o contorno invariante (na representação combinatorial).
    6. Identificar as versões que mais se aproximam e se afastam do fragmento original.
  • Material de entrega:
    1. Partitura em pdf (ou equivalente se música eletrônica/acusmática/etc)
    2. Áudio em mp3

8.2. Devaneio 2

  • Data da entrega: aula 3 (véspera).
  • Descrição. O exercício consiste nos seguintes passos:
    1. Compor um fragmento musical (ou aproveitar o do exercício anterior)
    2. Abstrair o contorno em representação combinatorial (C)
    3. Calcular as operações de reflexão do contorno (I(C), R(C) e RI(C)).
    4. Para cada versão de contorno obtida no item anterior compor duas variações do fragmento inicial, totalizando oito. Em uma variação, divergir o mínimo possível do fragmento musical, alterando apenas o contorno, e na outra variação, ter mais liberdade.
    5. Colocar os oito fragmento em uma ordem de semelhança visual do fragmento original.
  • Material de entrega:
    1. Partitura em pdf (ou equivalente se música eletrônica/acusmática/etc)
    2. Áudio em mp3

Obs: Para o cálculo das reflexões, usar o Music Tools (ver https://tools.sampaio.me)

8.3. Devaneio 3

  • Data da entrega: aula 4 (véspera).
  • Descrição. Para este exercício, considere que Red(C, X) representa a redução do conjunto de janelas X aplicada ao contorno C. Por exemplo, Red(C, 35) indica a aplicação da redução de janela 3 no contorno C seguida da redução de janela 5. A partir desta informação:
    1. Escolher o contorno de um dos fragmentos elaborados nos exercícios anteriores (em representação combinatorial). Chamar de contorno C.
    2. Obter as reduções de janela 3, 5, 35, 355 e 555 do contorno C, gerando os contorno Red(C, 3), Red(C, 5), Red(C, 35) e assim por diante.
    3. Obter o contorno primo (redução Morris/Schultz/Sampaio) do contorno C.
    4. Comparar o primo gerado no item 3 com as versões do item 2 e comentar.
    5. Escolher uma das versões de redução do item 2 (por exemplo, Red(C, 35)) e, a partir dela, gerar três contornos diferentes (D, E e F) mediante inserção de pontos, de tal modo que os contornos D, E e F sejam equivalentes ao contorno C mediante uma mesma operação de redução:
      1. Red(D, X) = Red(C, X)
      2. Red(E, X) = Red(C, X)
      3. Red(F, X) = Red(C, X)
    6. Compor fragmentos musicais para os contornos do item anterior.
    7. Avaliar visualmente a semelhança entre as melodias geradas.
  • Material de entrega:
    1. Partitura em pdf (ou equivalente se música eletrônica/acusmática/etc)
    2. Áudio em mp3

Para o cálculo das reduções de janela, usar o Music Tools (https://tools.sampaio.me). Para as reduções Morris/Schultz/Sampaio, postar no fórum da disciplina até a quinta-feira antes da entrega (eu irei calcular e postar o resultado de volta).

8.4. Devaneio 4

  • Data da entrega: aula 5 (véspera).
  • Descrição: O trabalho tem duas partes.
    1. Parte 1:
      1. Escolher um fragmento de trabalhos anteriores e obter o contorno.
      2. Gerar 10 contornos variando o original (adicionando ou removendo pontos).
      3. Criar um mapa de similaridade entre os contornos e tentar colocar em uma ordem que os contornos passem a ficar cada vez mais distantes do original.
      4. Utilizar os contornos gerados para compor um fragmento musical para qualquer instrumento.
    2. Parte 2:
      1. Calcular a similaridade entre os contornos dos exercícios anteriores e comparar com as impressões visuais.
  • Material de entrega:
    1. Partitura em pdf (ou equivalente se música eletrônica/acusmática/etc)
    2. Áudio em mp3

8.5. Devaneio 5

  • Data da entrega: aula 6 (véspera).
  • Descrição:
    1. Elaborar um motivo rítmico melódico que contenha alguma repetição adjacente de duração.
    2. Abstrair o contorno de durações do fragmento em versão linear e combinatorial.
    3. Para cada representação do item anterior, compor duas versões do motivo que preservem o contorno, mas que não sejam aumentações ou diminuições estritas.
    4. Para a representação combinatorial obtida no item 2, calcular:
      1. as suas reflexões (R, I, RI)
      2. as suas reduções (3, 5, etc)
      3. a similaridade entre todos os contornos deste item
    5. Compor um fragmento musical com base no material gerado.
  • Material de entrega:
    1. Partitura em pdf (ou equivalente se música eletrônica/acusmática/etc)
    2. Áudio em mp3

Obs: Formação instrumental e sistema de altura livres.

9. Obras para análise

  1. Flávio Lima
    1. Skyline
    2. Sagração de um Fauno na Primavera
  2. Daniel Moreira
  3. Marcos Sampaio
    1. Genética, op. 8
    2. Difusa, op. 13
    3. Em torno da romã, op. 6
  4. Béla Bartók. Diminished fifth
  5. Alban Berg. Lyrische Suite

10. Recursos disponíveis

  1. Music Tools
  2. Portal de Periódicos da CAPES
  3. JSTOR

11. Bibliografia


Última atualização em 25/04/2024, 08:45.