MUSE27 – Tópicos em Composição Musical II
Professor: Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br)
- 1. Ementa
- 2. Objetivos
- 3. Conteúdo Programático
- 4. Metodologia
- 5. Avaliação
- 6. Cronograma
- 7. Obras para análise
- 8. Links
- 9. Bibliografia
1. Ementa
2. Objetivos
Ao final do curso espera-se que o estudante seja capaz de:
- Utilizar variados princípios de organização formal na Composição Musical.
- Compor em formato de miniatura
- Compor para formações camerísticas diversas, como quarteto de cordas, quarteto de trombones, etc.
- Explorar conceitos musicais conectados com projetos individuais de pesquisa.
3. Conteúdo Programático
- Organização formal
- Parâmetros musicais relacionados com a forma
- Semelhança e diferença
- Estaticidade e movimento
- Proporção
- Relações entre forma e projetos individuais
- Composição de miniaturas
- Composição de Música de Câmara
4. Metodologia
- Estudantes buscam relação entre organização formal e seus projetos individuais
- Experimentos
- Elaboração de composição final.
- Descrição das relações entre Forma, o tema da pesquisa individual e a composição final.
5. Avaliação
A avaliação do desempenho ocorrerá mediante trabalhos acompanhados semanalmente, composição e relatório final.
5.1. Nota
A nota do semestre será a média ponderada dos seguintes trabalhos:
Item | Peso |
---|---|
Devaneios composicionais | 3 |
Acompanhamento da composição final | 2 |
Composição final | 3 |
Relatório final | 2 |
Todos os trabalhos deverão ser entregues pelo AVA/Moodle no prazo determinado.
5.2. Critérios
Os critérios gerais de avaliação são:
- Cumprimento do objetivo da tarefa
- Equilíbrio
- Capacidade de explorar recursos de composição
- Capacidade de explorar os domínios da música (timbre, altura, duração, textura, etc.)
- Cuidados com a apresentação da partitura (composições)
- Criatividade
As notas serão definidas de acordo com o seguinte critério:
Nota | Entregue | Solicitações cumpridas | Aspecto de interesse especial | Aspecto de algum interesse |
---|---|---|---|---|
100% | X | X | X | - |
90% | X | X | - | X |
80% | X | X | - | - |
50% | X | - | X | - |
40% | X | - | - | X |
10% | X | - | - | - |
0% | - | - | - | - |
5.3. Trabalhos
5.3.1. Devaneios composicionais
Experimentos composicionais de curta duração para exploração de ideias e conceitos.
5.3.2. Composição final
Em construção
5.3.3. Consultas
Em construção
5.3.4. Relatório final
Em construção
6. Cronograma
Em construção
7. Obras para análise
8. Links
9. Bibliografia
- Berry, Wallace. 1986. Form in Music: An Examination of Traditional Techniques of Musical Form and Their Applications in Historical and Contemporary Styles. 2nd ed. Englewood Cliffs, N.J: Prentice-Hall.
- Burnham, Scott G. 2002. “Form.” In The Cambridge History of Western Music Theory, 880–906. Cambridge Histories Online. Cambridge, UK: Cambridge University Press.
- Christensen, Thomas Street, ed. 2002. The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge, MA: Cambridge University Press.
- Collins, Nick. 2009. “Musical Form and Algorithmic Composition.” Contemporary Music Review 28 (1): 103–14. https://doi.org/10.1080/07494460802664064.
- Klein, Michael. 1999. “Texture, Register, and Their Formal Roles in the Music of Witold Lutosławski.” Indiana Theory Review 20: 37–70. https://doi.org/10.2307/24044509.
- Langer, Susanne K. 1954. Feeling and Form: A Theory of Art. New York: Charles Scribner’s Sons.
- Lewin, David. 2007b. Musical Form and Transformation. New York: Oxford University Press. http://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:Musical+Form+and+Transformation:+Four+analytic+essays#8.
- Wennerstrom, Mary. 1975. “Form in Twentieth-Century Music.” In Aspects of 20th Century Music, edited by Gary E. Wittlich, 1–65. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Última atualização em 19/11/2024, 19:54.