MUSE28 – Tópicos em Teoria e Análise Musical I

Professor: Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br)

1. Informações preliminares

As informações abaixo dizem respeito a um módulo de quatro aulas dessa disciplina, ministrada no semestre 2019.2. Por essa razão, a ementa está apenas parcialmente contemplada e os demais itens restritos apenas a esse módulo.

2. Ementa

Estudo avançado de tópicos específicos da teoria da música e análise musical, tais como processos composicionais do século XX, estudos da história e da literatura musical, métodos analíticos, análise temática, formal e estrutural, estudo de formas musicais, notação musical, e acústica.

3. Conteúdo programático

  1. Contornos na Musicologia
  2. Bases cognitivas e matemáticas
  3. Características internas
  4. Relações por equivalência
  5. Relações por reflexão
  6. Relações por redução
  7. Relações por similaridade
  8. Análise de contornos
  9. Composição com base em relações de contornos

4. Objetivos

Compreender como encontrar e estabelecer relações musicais por meio de contornos.

4.1. Objetivos específicos

  1. Compreender as bases e principais operações da Teoria de Contornos.
  2. Compreender a Teoria de Contornos dentro da Musicologia.
  3. Analisar obras musicais com base em conceitos e ferramentas de contornos.
  4. Compor trechos musicais com relações de contornos.

5. Metodologia

A metodologia para atingir os objetivos propostos é baseada em:

  1. Aula expositiva sobre conceitos e ferramentas
  2. Elaboração de resenhas e discussão de textos em aula
  3. Realização de trabalhos de análise e discussão em aula
  4. Realização de exercícios de composição e discussão em aula

6. Avaliação

A avaliação do módulo será realizada a partir dos trabalhos apresentados:

  1. Resenha e discussão de um texto
  2. Análise de uma obra musical
  3. Composição de um exercício

6.1. Critérios

Os critérios gerais de avaliação são:

  1. Cumprimento do objetivo da tarefa
  2. Capacidade de aprofundamento no tópico
  3. Rigor metodológico

6.2. Notas

As notas dos trabalhos irão obedecer ao seguinte critério:

Nota Entregue Solicitações cumpridas Aspecto de interesse especial Aspecto de algum interesse
100% X X X -
90% X X - X
80% X X - -
50% X - X -
40% X - - X
10% X - - -
0% - - - -

7. Cronograma

Aula Data Descrição
1 01/10/19 Aspectos gerais da Teoria de Contornos
2 08/10/19 Discussão de textos sobre a teoria
3 15/10/19 Análise de obra com base na teoria
4 22/10/19 Apreciação de composições elaboradas com base em relações de contornos

8. Trabalhos

8.1. Resenha e discussão de texto

Textos disponíveis para análise:

Pós-graduação

  1. Morris 1987 (cap. 2 e 7) - Menahem
  2. Marvin e Laprade 1987 - Ícaro
  3. Friedmann 1985 - Léo
  4. Bor 2009 (cap. 3) - Eric

Graduação

  1. Moraes et al 2015
  2. Silva et al 2014

8.2. Análise de obra

O estudante poderá analisar um movimento de um quarteto de cordas de Haydn ou escolher outra obra de sua preferência, em acordo com o professor

8.3. Composição

O estudante deverá compor uma miniatura para quarteto de cordas com aplicação sistemática de operações de contornos. A ênfase deve ocorrer no domínio da técnica.

9. Audição em aula

Em construção

  1. Bela Bartók, Mikrokosmos 101 (Diminished Fifth)
  2. Alban Berg, Lyric Suite
  3. Robert Schumann, op. 15, n. 7 (Träumerei)
  4. Marcos Sampaio, op. 13. Difusa

11. Bibliografia

11.1. Elementar

  1. Bor, Mustafa. 2009. “Contour Reduction Algorithms: A Theory of Pitch and Duration Hierarchies for Post-Tonal Music.” University of British Columbia.
  2. Castagna, Paulo. 2008. “A Musicologia Enquanto Método Científico.” Revista Do Conservatório Brasileiro de Pelotas, no. 1: 7–31.
  3. Friedmann, Michael L. 1985. “A Methodology for the Discussion of Contour: Its Application to Schoenberg’s Music.” Journal of Music Theory 29 (2): 223–48.
  4. Marvin, Elizabeth West, and Paul A. Laprade. 1987. “Relating Musical Contours: Extensions of a Theory for Contour.” Journal of Music Theory 31 (2): 225–267.
  5. Morris, Robert Daniel. 1987. Composition with Pitch-Classes: A Theory of Compositional Design. Yale University Press.
  6. Sampaio, Marcos da Silva. 2017. “A Teoria de Relações de Contornos No Brasil.” In Teoria e Análise Musical Em Perspectiva Didática, 123–38. Salvador, BA: EDUFBA.
  7. Sampaio, Marcos da Silva. 2012. “A Teoria de Relações de Contornos Musicais: Inconsistências, Soluções e Ferramentas.” Universidade Federal da Bahia.

11.2. Um pouco mais

  1. Marvin, Elizabeth West. 1988. “A Generalized Theory of Musical Contour: Its Application to Melodic and Rhythmic Analysis of Non-Tonal Music and Its Perceptual and Pedagogical Implications.” University of Rochester.
  2. Morris, Robert Daniel. 1987. “Chapter Seven.” In Composition with Pitch-Classes: A Theory of Compositional Design, 281–312. New Haven and London: Yale University Press.
  3. Morris, Robert Daniel. 1987. “Chapter Two.” In Composition with Pitch-Classes: A Theory of Compositional Design, 23–58. New Haven and London: Yale University Press.
  4. Sampaio, Marcos da Silva. 2018. “Contour Similarity Algorithms.” MusMat - Brazilian Journal of Music and Mathematics 2 (2): 58–78.
  5. Sampaio, Marcos da Silva, and Pedro Kroger. 2016. “Contour Algorithms Review.” MusMat - Brazilian Journal of Music and Mathematics 1 (1): 72–85.
  6. Sampaio, Marcos da Silva, and Alex Pochat. 2016. “Aplicação de Contornos Na Composição Musical.” In Perspectivas de Interpretação, Teoria e Composição Musical, edited by Heinz Karl Novaes Schwebel and José Maurício Valle Brandão, 11–24. Salvador, BA: EDUFBA.
  7. Schmuckler, Mark A. 2010. “Melodic Contour Similarity Using Folk Melodies.” Music Perception 28 (2): 169–194.
  8. Sousa, Daniel Moreira de. 2015. “Perspectivas Para a Análise Textural a Partir Da Mediação Entre a Teoria Dos Contornos e a Análise Particional.” Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.3. Complementar

  1. Adams, Charles R. 1976. “Melodic Contour Typology.” Ethnomusicology 20 (2): 179–215.
  2. Almada, Carlos De Lemos, Daniel Moreira de Sousa, and Pauxy Gentil-Nunes. 2015. “Três Abordagens Analíticas Da Melodia de Melopéias No 3 / I Para Flauta Solo de Guerra-Peixe.” In Anais Do XXV Congresso Da ANPPOM. Vitoria, ES.
  3. Alves, Aline, and Adriana Lopes da Cunha Moreira. 2016. “Regard de l’Onction Terrible de Olivier Messiaen : Relações de Projeção Entre Elementos Em Pequena, Média e Larga Escala.” In Anais Do XXVI Congresso Da ANPPOM. Belo Horizonte, MG.
  4. Beard, R. Daniel. 2003. “Contour Modeling by Multiple Linear Regression of the Nineteen Piano Sonatas by Mozart.” Florida State University.
  5. Bittner, Rachel M., Justin Salamon, Slim Essid, and Juan P. Bello. 2015. “Melody Extraction by Contour Classification.” In Proceedings of 16th International Society for Music Information Retrieval Conference. Málaga, Spain.
  6. Blackburn, S.G. 2000. “Content Based Retrieval and Navigation of Music Using Melodic Pitch Contours.” Citeseer.
  7. Bohannon, R. Larry, and Carol McDowell. 2010. “Art, Music, and Movement Connections for Elementary Education Teacher Candidates.” General Music Today 24 (1): 27–31.
  8. Boss, Jack. 1992. “Schoenberg’s Op. 22 Radio Talk and Developing Variation in Atonal Music.” Music Theory Spectrum 14 (2): 125–49.
  9. Brinkman, Alexander R. 1980. “The Melodic Process in Johann Sebastian Bach’s” Orgelbüchlein”.” Music Theory Spectrum 2: 46–73.
  10. Brown, Jenine Lawson. 2014. “Cognitive Models of Interval Perception in Twelve-Tone Music: Hearing Webern’s Concerto, Op. 24, and Other Works.” Eastman School of Music.
  11. Buteau, Chantal. 2006. “Melodic Clustering Within Topological Spaces of Schumann ’ s Träumerei.” In Proceedings of the 2006 International Computer Music Conference, 104–10. New Orleans, LO: Michigan Publishing.
  12. Buteau, Chantal, and Guerino Mazzola. 2000. “From Contour Similarity to Motivic Topologies.” Musicae Scientiae 4 (2): 125–150.
  13. Byron, Timothy Patrick. 2008. “The Processing of Pitch and Temporal Information in Relational Memory for Melodies.” University of Western Sidney.
  14. Carson, Sean H. 2004. “The Trace, Its Relation to Contour Theory, and an Application to Carter’s String Quartet No. 2.” Intégral 18 (2): 113–149.
  15. Carson, Sean H. 2003. “Trace Analysis : Some Applications for Musical Contour and Voice Leading.” University of New York.
  16. Carter-Ényì, Aaron. 2016. “Contour Recursion and Auto-Segmentation.” Music Theory Online 22 (1): 1–17.
  17. Clement, Brett. 2009. “A Study of the Instrumental Music of Frank Zappa.” Florida State University.
  18. Clifford, Robert John. 2002. “Multi-Level Symmetries in Webern’s Op. 11, No. 1.” Perspectives of New Music 40 (1): 198–215.
  19. Clifford, Robert John. 1995. “Contour as a Structural Element in Selected Pre-Serial Works by Anton Webern.” University of Wisconsin–Madison.
  20. Collins, Karen, ed. 2013. From Pac-Man to Pop Music: Interactive Audio in Games and New Media. Ashgate Publishing.
  21. Dowling, W. Jay. 1978. “Scale and Contour: Two Components of a Theory of Memory for Melodies.” Psychological Review 85 (4): 341–54.
  22. Eerola, Tuomas, and Petri Toiviainen. 2004. “MIR in MATLAB : The MIDI Toolbox.” In Proceedings of the 5th International Conference on Music Information Retrieval. Barcelona.
  23. Eitan, Zohar. 1993. “Melodic Contour and Musical Style: A Quantitative Study.” Musikometrika 5: 1–68.
  24. Ficarelli, Alexandre Fontainha. 2014. “A Teoria Do Contorno Como Uma Das Ferramentas de Construção de Uma Performance Do Sexteto - Seis Prelúdios e Um Enigma de Francisco Mignone : Apontamentos de Um Camerista.” Universidade de São Paulo.
  25. Foulkes-Levy, Laudella. 1996. “A Synthesis of Recent Theories of Tonal Melody, Contour, and the Diatonic Scale: Implications for Aural Perception and Cognition.” SUNY Buffalo.
  26. Franceschini, Andrea, Robin Laney, and Chris Dobbyn. 2014. “Learning Musical Contour on a Tabletop.” In Proceedings of the 2014 International Conference on Computer Music. Athens, Greece.
  27. Friedmann, Michael L. 1987. “My Contour, Their Contour.” Journal of Music Theory 31 (2): 268–74.
  28. Ganguli, Kaustuv Kanti, Abhinav Rastogi, Vedhas Pandit, Prithvi Kantan, and Preeti Rao. 2015. “Efficient Melodic Query Based Audio Search for Hindustani Vocal Compositions.” In Proceedings of the 16th International Society for Music Information Retrieval Conference. Malaga, Spain.
  29. Gong, Rong, Yile Yang, and Xavier Serra. 2016. “Pitch Contour Segmentation for Computer-Aided Jingju Singing Training.” In 13th Sound and Music Computing Conference (SMC 2016). Hamburg, Germany.
  30. Graves, J, C Micheyl, and AJ Oxenham. 2013. “Preferences for Melodic Contours Transcend Pitch.” The Journal of the Acoustical Society of America 133 (5): 3366.
  31. Hannon, Erin E, Joel S Snyder, Tuomas Eerola, and Carol L Krumhansl. 2004. “The Role of Melodic and Temporal Cues in Perceiving Musical Meter.” Journal of Experimental Psychology. Human Perception and Performance 30 (5): 956–74.
  32. Harper, Steven A. 2006. “Contour and Melodic Structure in Two Homophonic Instrumental Works by Anton Webern.” College Music Symposium 46: 105–22.
  33. Headlam, Dave. 1990. “Row Derivation and Contour Association in Berg’s Der Wein.” Perspectives of New Music 28 (1): 256–92.
  34. Hisama, Ellie M. 2002. “The Politics of Contour in Crawford’s ‘Chinaman, Laundryman.’” In Gendering Musical Modernism: The Music of Ruth Crawford, Marion Bauer, and Miriam Gideon. Cambridge University Press.
  35. Jeon, Woojay, Changxue Ma, and Yan Ming Cheng. 2009. “An Efficient Signal-Matching Approach to Melody Indexing and Search Using Continuous Pitch Contours and Wavelets.” In Proceedings of the 10th International Society for Music Information Retrieval Conference, 681–86.
  36. Kocharov, Daniil, and Alla Menshikova. 2018. “Distributed Representation of Melodic Contours.” In Speech Prosody 2018. Berlin.
  37. Koivisto, Tiina. 2004. “Syntactical Space and Registral Spacing in Elliott Carter’s Remembrance.” Perspectives of New Music 42 (2): 158–89.
  38. Leong, Daphne. 2011. “Generalizing Syncopation: Contour, Duration and Weight.” Theory and Practice 36: 111–50.
  39. Lima, Flávio de, and José Orlando Alves. 2016. “A Teoria Dos Contornos Aplicada Na Ordenação de Elementos Extraídos de Um Frevo de Rua Pernambucano No Planejamento Composicional Da Peça Criação No 3 Para Quinteto Para Metais.” In Anais Do XXVI Congresso Da ANPPOM. Belo Horizonte.
  40. Lima, Flávio Fernandes De, and José Orlando Alves. 2018. “A Teoria Dos Contornos Aplicada à Fusão Do Frevo de Rua Com Aspectos Seriais Na Composição Frevindo - Serializando.” In Anais Do III Encontro Da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, edited by José Orlando Alves and Marcílio Onofre, 35–43. João Pessoa, PB.
  41. Lin, Hsin-ming. 2016. “Algorithmic Composition Parameter as Intercultural and Cross-Level MIR Feature : The Susceptibility of Melodic Pitch Contour.” In 42nd International Computer Music Conference, 357–62. Utrecht, Netherlands.
  42. Lindsay, A.T. 1996. “Using Contour as a Mid-Level Representation of Melody.” Citeseer.
  43. Mailman, Joshua Banks. 2015. “Schoenberg’s Chordal Experimentalism Revealed through Representational Hierarchy Association (RHA), Contour Motives, and Binary State Switching.” Music Theory Spectrum 37 (2): 224–52.
  44. Martínez, Isabel Cecilia, and Favio Shifres. 2000. “Testing Models as Predictors of the Rivalry Between Structure and Surface in the Perception of Melodies.” Proceeding of the Sixth International Conference on Music Perception and Cognition, 1–10.
  45. Marvin, Elizabeth West. 1991. “The Perception of Rhythm in Non-Tonal Music: Rhythmic Contours in the Music of Edgard Varèse.” Music Theory Spectrum 13 (1): 61–78.
  46. Montague, Eugene. 2012. “Instrumental Gesture in Chopin’s Étude in A-Flat Major, Op. 25, No. 1.” Music Theory Online 18 (4).
  47. Moraes, Pedro Miguel De. 2016. “Densidade Textural e Morfologia No Planejamento Das Três Peças Do Ciclo Dimensões , Para Orquestra de Câmara.” Universidade Federal da Paraíba.
  48. Moraes, Pedro Miguel de, and José Orlando Alves. 2015. “Planejamento Da 3o Peça Do Ciclo Dimensões : Contorno e Densidade Textural.” In Anais Do XXV Congresso Da ANPPOM. Vitoria, ES.
  49. Moraes, Tharcisio, and Marcos Sampaio. 2015. “Relações de Contornos Entre Elementos Sonoros e Visuais Do Jogo Super Mario Bros.” In Proceedings of SBGame 2015, 714–17. Teresina, PI.
  50. Moreira, Adriana Lopes Da Cunha. 2008. “Oliver Messiaen Inter-Relação Entre Conjuntos, Textura, Rítmica e Movimento Em Peças Para Piano.” Universidade Estadual de Campinas.
  51. Müllensiefen, Daniel, and Klaus Frieler. 2013. “Cognitive Adequacy in the Measurement of Melodic Similarity: Algorithmic vs. Human Judgments.” Computing in Musicology 13: 1–30.
  52. Müllensiefen, Daniel, and Geraint Wiggins. 2011. “Polynomial Functions as a Representation of Melodic Phrase Contour.” In Systematic Musicology: Empirical and Theoretical Studies, edited by Albrecht Schneider and Arne von Ruschkowski, 63–88. Frankfurt: Peter Lang.
  53. Nuss, Steven. 1999. “‘Yes I Wrote It, but I Didn’t Mean It’: Hearing the Unintended in Niimi Tokuhide’s Ohju (1988).” Perspectives of New Music 37 (2): 51–115.
  54. Ohriner, Mitchell S. 2012. “Grouping Hierarchy and Trajectories of Pacing in Performances of Chopin’s Mazurkas.” Music Theory Online 18 (1): 1–16.
  55. Oliveira, Liduino José Pitombeira de. 2015. “Modelagem Sistêmica Do Ponteio No 2 de Camargo Guarnieri Segundo a Teoria Dos Contornos.” Revista Brasileira de Música 28 (2): 331–48.
  56. Palopoli, Cibele, and Adriana Lopes da Cunha Moreira. 2011. “Retrato II, Para Duas Flautas, de Gilberto Mendes: Análise Musical.” In Anais Do XXI Congresso Da ANPPOM, 1694–1700. Uberlândia.
  57. Patterson, Emma E. 2015. “Oral Transmission: A Marriage of Music, Language, Tradition, and Culture.” Musical Offerings 6 (1): 35–47.
  58. Pires, Carlos Augusto Vasconcelos. 2012. “Algoritmo Composicional Baseado Na Teoria de Contornos: Proposições e Aplicações.” Universidade Federal da Bahia.
  59. Pires, Carlos Augusto Vasconcelos. 2010. “Prolongando Contornos: Aplicação Composicional de Operações de Contornos.” Universidade Federal da Bahia.
  60. Pochat, Alex, and Marcos da Silva Sampaio. 2016. “Contornando Falas.” In Anais Do V Simpósio Internacional de Música Na Amazônia. Belém, PA.
  61. Polansky, Larry, and Richard Bassein. 1992. “Possible and Impossible Melody: Some Formal Aspects of Contour.” Journal of Music Theory 36 (2): 259.
  62. Pooley, Thomas. 2014. “Melody as Prosody: Toward a Usage-Based Theory of Music.” University of Pennsylvania.
  63. Prince, Jon B. 2014. “Contributions of Pitch Contour, Tonality, Rhythm, and Meter to Melodic Similarity.” Journal of Experimental Psychology. Human Perception and Performance 40 (6): 2319–37.
  64. Puelma, Héctor Garcés. 2015. “Análisis de Un Espacio Arquitectónico Mediante Teoría de Contornos y Su Utilización En La Composición de Una Pieza Para Sexteto de Cuerdas.” In XXV Congresso Da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Em Música. Vitoria, ES.
  65. Quinn, Ian. 1999. “The Combinatorial Model of Pitch Contour.” Music Perception 16 (4): 439–56.
  66. Quinn, Ian. 1997. “Fuzzy Extensions to the Theory of Contour.” Music Theory Spectrum 19 (2): 232–263.
  67. Saewitz, Scott. 2017. “Webern’s Labyrinth: Contour and Canonic Interaction – An Analysis of Webern’ s Op . 16, No . 2.” The City University of New York.
  68. Salamon, Justin, Juan Pablo Bello, Rachel Bittner, and Juan Jose Bosch. 2017. “Pitch Contours as a Mid-Level Representation for Music Informatics.” Audio Engineering Society Conference on Semantic Audio, no. July: 8.
  69. Salamon, Justin, Bruno Rocha, and Emilia Gómez. 2012. “Musical Genre Classification Using Melody Features Extracted from Polyphonic Music Music Signals.” In 2012 IEEE International Conference on Acoustics, Speech, and Signal Processing Proceedings. The Institute of Electrical and Electronics Engineers Signal Processing Society.
  70. Sampaio, Marcos da Silva. 2008. “Em Torno Da Romã: Aplicações de Operações Com Contornos Na Composição.” Universidade Federal da Bahia.
  71. Sampaio, Marcos da Silva, and Pedro Kroger. 2009. “Goiaba: A Software to Process Musical Contours.” In Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Computer Music, 207–10. Recife.
  72. Sampaio, Marcos da Silva, Pedro Kroger, Mara Pinheiro Menezes, Jean Menezes da Rocha, Natanael Ourives, and Dennis Queiroz de Carvalho. 2013. “The Implementation of a Contour Module for Music21.” ART Music Review 24.
  73. Sarwate, Avneesh, and Jeff Snyder. 2014. “SkipStep : A Multi-Paradigm Touch-Screen Instrument.” In Proceedings of International Computer Music Conference, 748–53. Athens, Greece.
  74. Schmuckler, Mark A. 2008. “Components of Melodic Processing.” In Oxford Handbook of Music Psychology, edited by Susan Hallam, Ian Cross, and Michael Thaut. Oxford: Oxford University Press.
  75. Schmuckler, Mark A. 2004. “Pitch and Pitch Structures.” In Ecological Psychoacoustics, edited by John G. Neuhoff, 271–315. San Diego, CA: Elsevier Academic Press.
  76. Schmuckler, Mark A. 1999. “Testing Models of Melodic Contour Similarity.” Music Perception 16 (3): 295–326.
  77. Schultz, Rob D. 2016. “Normalizing Musical Contour Theory.” Journal of Music Theory 60 (1): 23–50.
  78. Schultz, Rob D. 2009. “A Diachronic-Transformational Theory of Musical Contour Relations.” University of Washington.
  79. Schultz, Rob D. 2008. “Melodic Contour and Nonretrogradable Structure in the Birdsong of Olivier Messiaen.” Music Theory Spectrum 30 (1): 89–137.
  80. Sekula, Kate. 2015. “Utilizing Computer Programing to Analyze Post-Tonal Music: Contour Analysis of Four Works for Solo Flute.” In Mathematics and Computation in Music 5th International Conference, MCM 2015, edited by Tom Collins, David Meredith, and Anja Volk, 219–30. London, UK: Springer.
  81. Shmulevich, Ilya. 2004. “A Note on the Pitch Contour Similarity Index.” Journal of New Music Research 33 (1): 17–18.
  82. Siegel, Karen J. 2014. “Timbral Transformations in Kaija Saariaho’ s From the Grammar of Dreams.” The City University of New York.
  83. Sigler, Andie, and Eliot Handelman. 2011. “A New Technique for Melodic Analysis.”
  84. Silva, Halley Chaves da, Raphael Sousa Santos, and Liduino José Pitombeira de Oliveira. 2014. “Utilização de Contorno Fotográfico No Planejamento Composicional de Açude Velho Para Quinteto de Metais.” In Anais Do XXIV Congresso Da ANPPOM. São Paulo.
  85. Smith, Kathleen Biddick. 2009. “Musical Process in Selected Works by Michael Torke.” Florida State University.
  86. Sousa, Daniel Moreira de. 2014. “Contour Analyzer : Ferramenta Computacional Para a Análise de Contornos Musicais.” In Anais Do I Congresso Da TeMA, edited by Marcos da Silva Sampaio, 35–42. Salvador, BA.
  87. Sousa, Daniel Moreira de. 2016. “Contornos Musicais e Textura : Perspectivas Para Análise e Composição.” In Anais Do IV SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos Em Música, 99–109.
  88. Sousa, Daniel Moreira de. 2012. “Contornos Particionais: Aplicações Metodológicas Na Introdução Da Sagração Da Primavera de Igor Stravinsky.” In 12 Colóquio de Pesquisa Do Programa de Pós-Graduação Em Música Da Escola de Música Da UFRJ. Rio de Janeiro.
  89. Sousa, Daniel Moreira de, and Pauxy Gentil-nunes. 2014. “Contorno Textural : Ferramentas Computacionais Para Análise Da Textura.” In Anais Do 13o Colóquio de Pesquisa Do Programa de Pós-Graduação Da Escola de Música Da UFRJ, 40–47. Rio de Janeiro.
  90. Sousa, Daniel Moreira de, and Pauxy Gentil-Nunes. 2015. “Ornamental Functions in Textural Domain from the Proposal for a Textural Contour.” In Anais Do XXV Congresso Da ANPPOM. Vitoria, ES.
  91. Sousa, Daniel Moreira de, Pauxy Gentil-nunes, and Carlos de Lemos Almada. 2013. “Contornos Musicais: Aplicações No Indexograma e Na Curva Derivativa.” In Anais Do XXIII Congresso Da ANPPOM. Natal.
  92. Thiesen, Roberto. 2005. “Navengando Em Suave Mari Magno, Op . 97 de Ernst Widmer : Uma Aplicação Da Teoria Dos Conjuntos e Da Análise de Contornos.” Ictus-Periódico Do PPGMUS/UFBA 6.
  93. Thomas, Nicolas Gonzalez. 2016. “A Methodology for the Computational Evaluation of Style Imitation Algorithms.” Simon Fraser University.
  94. Trehub, Sandra E, D Bull, and L a Thorpe. 1984. “Infants’ Perception of Melodies: The Role of Melodic Contour.” Child Development 55 (3): 821–30.
  95. Valero-Mas, Jose Javier, Justin Salamon, and Emilia Gómez. 2015. “Analyzing the Influence of Pitch Quantization and Note Segmentation on Singing Voice Alignment in the Context of Audio-Based Query-by-Humming.” In Sound and Music Computing Conference. Maynooth, Ireland.
  96. Kranenburg, P Van, D P Biró, Steven Ness, and George Tzanetakis. 2011. “A Computational Investigation of Melodic Contour Stability in Jewish Torah Trope Performance Traditions.” In Proceedings of 12th International Society for Music Information Retrieval Conference, 163–68. Miami, FL.
  97. Vidwans, Amruta, and Preeti Rao. 2012. “Identifying Indian Classical Music Styles Using Melodic Contours.” In International Symposium on Frontiers of Research in Speech and Music. Delhi.
  98. Wallentinsen, Kristen. 2017. “Fuzzy Family Ties: Familial Similarity Between Melodic Contours of Different Cardinalities.” THe University of Western Ontario.
  99. Wallentinsen, Kristen M. 2013. “A Hierarchical Approach to the Analysis of Intermediary Structures Within the Modified Contour Reduction Algorithm.” University of Massachusetts - Amherst.
  100. Wan, Jessica Jane. 2012. “Violet Archer’s ‘The Twenty-Third Psalm’(1952): An Analytical Study of Text and Music Relations Through Fibonacci Numbers, Melodic Contour, Motives, and Piano Accompaniment.” University of Ottawa.
  101. Wan, Katty X., Ilan Vidavsky, and Michael L. Gross. 2002. “Comparing Similar Spectra: From Similarity Index to Spectral Contrast Angle.” Journal of the American Society for Mass Spectrometry 13 (1): 85–88.
  102. Washington, Shelise Nicole. 2014. “The Larsen Motive : A Survey of Motivic Usage in Libby Larsen ’ s Corker , Slang , and String Symphony , III.” University of Tennessee, Knoxville.
  103. Wu, Yi-Cheng Daniel. 2019. “An Extension of the Minimally Divergent Contour Network: Considering Nonconsecutive Repeated Contour Pitches.” Music Theory Spectrum.
  104. Wu, Yi-cheng Daniel. 2017. “A New Similarity Measurement of Pitch Contour for Analyzing 20th- and 21st-Century.” Indiana Theory Review 31 (1): 5–51.
  105. Wu, Yi-Cheng Daniel. 2012. “Reflection and Representation: A Unitary Theory of Voice Leading and Musical Contour in 20th-Century Atonal and Serial Contrapuntal Music.” State University of New York at Buffalo.
  106. Wu, Yi-Cheng Daniel. 2007. “Pitch Contour, Text Setting in Anton Webern’s Song” Die Geheimnisvolle Floete” Op. 12 No. 2.” State University of New York at Buffalo.