MUSF18 – Análise Musical Avançada I
Professor: Marcos Sampaio (sampaio.marcos@ufba.br)
- 1. Informações preliminares
- 2. Ementa
- 3. Objetivos
- 4. Conteúdo programático
- 5. Metodologia
- 6. Ambientes virtuais utilizados
- 7. Cronograma
- 8. Avaliação
- 9. Links
- 10. Bibliografia
OBS: Esta página ainda não está atualizada para o semestre 2022.1. A metodologia, sistema de avaliação e cronograma ainda serão revistos.
1. Informações preliminares
O objetivo principal deste componente é possibilitar a abordagem de repertórios de certo grau de complexidade que nem sempre podem ser estudados em outros componentes curriculares da Escola de Música.
A proposta para o semestre é o estudo de aspectos harmônico-formais dos quartetos de cordas opus 50 de Joseph Haydn.
Para acompanhar este curso é necessário conhecimento dos seguintes conteúdos: condução de vozes, notas melódicas, harmonia diatônica e cromática (funções secundárias, empréstimo modal, acordes alterados, acordes de nona, sextas aumentadas e napolitana), pequenas formas (binárias, ternárias), formas compostas, Forma Sonata, Rondó e Tema e variações. Estes conteúdos compõem os programas de Literatura e Estruturação Musical I, II, III e IV.
2. Ementa
Estudo analítico de repertórios de elevado grau de complexidade musical. A escolha do repertório e das técnicas de análise é aberta.
3. Objetivos
3.1. Objetivo geral
Aprimorar a capacidade de análise musical mediante estudo de aspectos de elevado grau de complexidade em repertório.
3.2. Objetivos específicos
- Ampliação do conhecimento de literatura musical
- Compreensão de aspectos musicais especiais
- Compreensão de contexto histórico de repertório
- Desenvolvimento de habilidade de identificar aspectos relevantes em análise
- Desenvolvimento da habilidade de escrita de texto analítico
4. Conteúdo programático
- Contexto histórico acerca do repertório
- Teorias musicais de apoio à análise do repertório
- Análise de repertório
- Redação de texto analítico
5. Metodologia
Expositiva e dialógica, com atividades síncronas e assíncronas, em proporção a ser ajustada ao longo do semestre.
As atividades de análise prévia serão preferencialmente assíncronas e as sessões de consulta e análise de obras, preferencialmente síncronas.
6. Ambientes virtuais utilizados
- Moodle UFBA
- Google Meet institucional UFBA
7. Cronograma
Aula | Data | Dia | Tópico |
---|---|---|---|
1 | 09-03-2022 | Qua | Apresentação, definição do repertório e técnicas de análise |
2 | 16-03-2022 | Qua | Contexto histórico, análise prévia, análise de obras |
3 | 23-03-2022 | Qua | Análise prévia e análise de obras |
4 | 30-03-2022 | Qua | Análise prévia e análise de obras |
5 | 06-04-2022 | Qua | Análise prévia e análise de obras |
6 | 13-04-2022 | Qua | Redação de texto analítico e análise de obras |
7 | 20-04-2022 | Qua | Análise prévia e análise de obras |
8 | 27-04-2022 | Qua | Redação de texto analítico, análise de obras e definição do trabalho final |
9 | 04-05-2022 | Qua | Análise prévia, análise de obras e definição do trabalho final |
10 | 11-05-2022 | Qua | Análise prévia e consultas para trabalho final |
11 | 18-05-2022 | Qua | Análise prévia e consultas para trabalho final |
12 | 25-05-2022 | Qua | Consultas para trabalho final |
13 | 01-06-2022 | Qua | Consultas para trabalho final |
14 | 08-06-2022 | Qua | Consultas para trabalho final |
15-06-2022 | Qua | Ausência do professor | |
15 | 22-06-2022 | Qua | Apresentação do trabalho final |
16 | 29-06-2022 | Qua | Entrega de resultados |
17 | 06-07-2022 | Qua | Reservado para reposição |
8. Avaliação
Assíncrona, sistema de nota, mediante trabalhos semanais/quinzenais de acompanhamento e trabalho final.
9. Links
10. Bibliografia
10.1. Básica
-
Bent, Ian, and Anthony Pople. 2011. “Analysis.” In Grove Music Online.
-
Christensen, Thomas Street. 2002. The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge, MA: Cambridge University Press.
-
Cook, Nicholas. 1987. A Guide to Musical Analysis. New York and London: W. W. Norton & Company.
-
Zamacois, Joaquín. 1960. Curso de Formas Musicales: Con Numerosos Ejemplos Musicales. Barcelona: Editorial Labor.
10.2. Complementar
-
Adler, Samuel. 2002. The Study of Orchestration. 3rd ed. New York and London: W.W. Norton and Company.
-
Bertissolo, Guilherme. 2013. “Composição e Capoeira: Dinâmicas Do Compor Entre Música e Movimento.” Universidade Federal da Bahia.
-
Espinheira, Alexandre Mascarenhas. 2011. “A Teoria Pós-Tonal Aplicada à Composição: Um Guia de Sugestões Compositivas.” Universidade Federal da Bahia.
-
Grove, George, and Stanley Sadie. 1980. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Edited by Stanley Sadie. 2nd ed. London, Washington: Macmillan Publishers.
-
Kennan, Kent Wheeler. 1999. Counterpoint: Based on Eighteenth-Century Practice. 4th ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall.
-
Koechlin, Charles. n.d. Traité de l’Harmonie. Paris: Éditions Max Eschig.
-
Sampaio, Marcos da Silva. 2012. “A Teoria de Relações de Contornos Musicais: Inconsistências, Soluções e Ferramentas.” Universidade Federal da Bahia.
-
Straus, Joseph Nathan. 1990. Introduction to Post-Tonal Theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
10.3. Haydn e quartetos de cordas Opus 50
-
Grave, Floyd K., and Margaret Grave. 2006. The String Quartets of Joseph Haydn. New York, NY: Oxford University Press.
-
Sutcliffe, W. Dean. 1992. Haydn: String Quartets, Op. 50. Edited by Julian Rushton. Cambridge: Cambridge University Press.
Última atualização em 19/11/2024, 19:54.