MUSA76 – Literatura e Estruturação Musical VIII
Professor: Pedro Kroger (kroger@ufba.br)
Ementa
Estudo das técnicas contrapontísticas e harmônicas complexas e das grandes formas da música sinfônica e sinfônico-coral.
Objetivos
Diferentemente dos LEMs anteriores, onde os assuntos como forma e contraponto tendem a ser vistos como itens primários e os exemplos musicais subordinados à eles, nessa disciplina os exemplos musicais são primários e os assuntos subordinados a eles. Ou seja, em cada composição serão identificado e estudados elementos musicais como: forma, harmonia, orquestração (incluindo aspectos vocais), construção melódica, contraponto, e texto.
Avaliação
A avaliação final será soma de 4 notas:
- 4 mini-trabalhos: 5 pontos
- 1 prova de audição e análise: 3 pontos
- 1 seminário oral: 2 pontos
Os trabalhos só serão aceitos entregues rigorosamente no prazo, no início de aula do dia marcado para entrega. Eu não aceito trabalhos por e-mail. O aluno que faltar no dia da entrega de um trabalho poderá entregá-lo na aula seguinte se justificar a falta com atestado médico assinado e com número do Conselho Regional de Medicina. Crie o hábito de fazer backup dos seus trabalhos e projetos. Não será aceita a perda de dados como desculpa para dilatar o prazo de entrega.
Se você acha que eu cometi algum erro na pontuação de algum trabalho, você tem uma semana contando a partir da data de entrega do trabalho para me procurar; depois disso a nota não será modificada.
Materiais
- Thomas Tallis - Spem in alium Áudio e Partitura
- Brahms - Sinfonia 1 Áudio e Partitura
- Rimsky-Korsakov - Sheherazade Áudio e Partitura
- Bach - A Arte da Fuga Áudio e Partitura
- Bach - Oferenda Musical Áudio e Partitura
Prova de Audição
Trabalhos
- Trabalho 1: Sinfonia I Brahms
- Trabalho 2: Scheherazade
- Trabalho (sem nota): Analisar a obra: Partitura
- Trabalho 3: Analisar um trecho de uma obra do final do século XIX e apresentar oralmente em etapas nos dias 26 de setembro e 1 e 3 de outubro. A obra será escolhida pelo(a) aluno(a) e deverá ter algum recurso harmônico interessante. A apresentação oral é individual.
- Trabalho 4: Análise da Arte da Fuga e Oferenda Musical
Cronograma
Essa é uma proposta de cronograma para o semestre. O conteúdo das aulas poderá ser modificado de acordo com a necessidade e eventualidade.
Data | Conteúdo |
---|---|
Ago 13 | |
Ago 15 | Introdução ao curso e Análise de Spem in Alium, T. Tallis |
Ago 20 | Análise da Sinfonia no. 1, Brahms, Mini-trabalho 1 |
Ago 22 | Análise da Sinfonia no. 1, Brahms |
Ago 27 | Análise da Sinfonia no. 1, Brahms |
Ago 29 | Revisão para a prova |
Set 03 | Prova de audição e análise |
Set 05 | Análise, Quarteto no. 1, Brahms |
Set 10 | Análise de Scheherazade, Rimsky-Korsakov, Mini-trabalho 2 |
Set 12 | Análise de Scheherazade, Rimsky-Korsakov |
Set 17 | |
Set 19 | Introdução a Harmonia do séc. XIX |
Set 24 | Harmonia do séc. XIX |
Set 26 | |
Out 01 | Análise: Harmonia séc. XIX, Mini-trabalho 3 |
Out 03 | Análise: Harmonia séc. XIX, Mini-trabalho 3 |
Out 08 | |
Out 10 | |
Out 15 | |
Out 17 | Introdução ao contraponto avançado (Arte da Fuga e Oferenda Musical) |
Out 22 | Análise da Arte da Fuga e Oferenda Musical |
Out 24 | Análise: Arte da Fuga e Oferenda Musical, Mini-trabalho 4 |
Out 29 | Análise: Arte da Fuga e Oferenda Musical, Mini-trabalho 4 |
Out 31 | |
Nov 05 | Análise: Arte da Fuga e Oferenda Musical, Mini-trabalho 4 |
Nov 07 | Tirar dúvidas para os seminários |
Nov 12 | Seminários: A Sinfonia no século XIX (Renato e Wilson) |
Nov 14 | Seminários: O Concerto no século XIX (Leandro) |
Nov 19 | Seminários: A Música Programática nos séc. XIX e XX (Victor e Cleiane) |
Nov 21 | Seminários: A Canção Romântica no séc. XIX (Núbia e Gleidiane) |
Nov 26 | Seminários: A Ópera entre 1850 e 1910 (Jean e Roberto) |
Nov 28 | Seminários: O Balé entre 1850 e 1920 (Peter e Danilo) |
Dez 03 | Correções e segunda chamada |
Dez 05 | Correções e segunda chamada |
Notas
Nome | MT 1 | MT 2 | MT 3 | MT 4 | PA | SE | Nota |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Cleiane Nunes | 1.25 | 1.25 | 1.25 | 1.25 | 3.0 | 2.0 | 10.0 |
Cristiano Wilson | 1.25 | 0.00 | 1.25 | 0.5 | 3.0 | 2.0 | 8.0 |
Danilo Marins | 1.25 | 0.00 | 0.40 | 1.25 | 0.8 | 1.3 | 5.0 |
Gleidiane Macedo | 1.25 | 1.25 | 1.25 | 1.25 | 1.2 | 2.0 | 8.2 |
Jean Prado | 1.25 | 0.00 | 0.63 | 1.25 | 2.5 | 2.0 | 7.6 |
Leandro Sukevicius | 1.25 | 1.25 | 0.63 | 1.25 | 2.9 | 2.0 | 9.3 |
Núbia Modolon | 1.25 | 1.25 | 1.25 | 1.25 | 3.0 | 2.0 | 10.0 |
Peter Marques | 1.25 | 1.25 | 0.00 | 0.00 | 0.9 | 1.6 | 5.0 |
Renato Santana | 1.25 | 1.25 | 0.00 | 1.25 | 2.9 | 2.0 | 8.7 |
Roberto Intelisano | 1.25 | 1.25 | 1.25 | 1.25 | 3.0 | 0.0 | 8.0 |
Victor De Oliveira | 0.00 | 1.25 | 1.00 | 1.25 | 3.0 | 2.0 | 8.5 |