MUSA87 – Instrumentação e Orquestração IV

Professor: Pedro Kroger (kroger@pedrokroger.net)

Ementa

Nível 2 do estudo e prática de Orquestração avançada, técnicas de orquestração de música original de teclado e técnicas de redução para piano - de música originalmente escrita para orquestra, solista e orquestra e coro e orquestra - bem como o estudo analítico das texturas orquestrais, com audição de obras representativas de médias e grandes dimensões desde o Barroco até o século XX. Continuação de Instrumentação e Orquestração III.

Materiais

Trabalhos

  • Trabalho 1: Redução analitica de trecho da Sinfonia 6 de Tchaikovsky. Partitura e Áudio. A parte das cordas deverá estar em pentagramas separados dos sopros.

  • Trabalho 2: Orquestrar os acordes abaixo para orquestra completa levando em conta a dinâmica indicada. Fazer duas versões de cada acorde.

  • Trabalho 3: Orquestrar dois trechos da Sonata 26 de Beethoven: do início até a letra A e do Allegro até a letra B. Partitura e Áudio.

  • Trabalho 4: Orquestrar dois trechos do Noturno op. 48 no. 1 de Chopin: os primeiros 8 compassos e da indicação em vermelho 2a parte (na última página) até o final. Partitura e Áudio.

  • Trabalho 5: Orquestrar os primeiros 8 compassos do Menuet Antique de Ravel (até a barra dupla, 1a casa) usando a seguinte formação orquestral: 2 flautas, 1 piccolo, 2 oboés, 1 corne inglês, 2 clarinetes, 1 clarinete baixo, 2 fagotes, 1 contra-fagote, 4 trompas, 3 trompetes, timpanos, harpa, e cordas. Partitura e Áudio.

  • Trabalho 6: Orquestrar o seguinte trecho para piano. Levar em conta a textura original. Partitura. (não temos gravação)

  • Trabalho Final: Orquestrar o início do Prelúdio no. 1 para violão de Villa-Lobos (até a palavra “FIM” em vermelho na terceira página). Lembre-se que o violão soa uma oitava abaixo do escrito. Assim como uma orquestração de música para piano, é importante adaptar o original para a sonoridade da orquestra fazendo o uso de dobramentos e mudanças de oitavas quando necessário, porém sem alterar a característica original da composição. A sua orquestração deverá complementar a forma e o gesto musical da composição original. Partitura e Áudio.

Cronograma

Essa é uma proposta de cronograma para o semestre. O conteúdo das aulas poderá ser modificado de acordo com a necessidade e eventualidade.

Ago 29 Escrita para cordas
Set 05 Escrita para cordas
Set 12 Entrega do trabalho 1 (1.25 pontos)
Set 19 Orquestração de acordes
Set 26 Entrega do trabalho 2 (1.25 pontos)
Out 03 Transcrição para orquestra
Out 10 Entrega do trabalho 3 (1.25 pontos)
Out 17 Congresso da UFBA (Não haverá aula)
Out 24 Entrega do trabalho 4 (1.25 pontos)
Out 31 Música vocal (com Nathália Martins)
Nov 07 Entrega do trabalho 5 (1.25 pontos)
Nov 14 Música vocal (com Nathália Martins)
Nov 21 Entrega do trabalho 6 (1.25 pontos)
Nov 28 Análise de exemplos
Dez 05 Entrega do trabalho final (2.5 pontos)

Avaliação

A nota final será a soma de 6 mini-trabalhos com valor 1.25 cada, e um trabalho final no valor de 2.5 pontos. O(a) aluno(a) deverá levar um pdf do trabalho com uma gravação midi (Finale) em mp3.

Notas

Nome T1 T2 T3 T4 T5 T6 TF Nota Conceito
Denis Viana De Araujo 1.00 1.25 1.00 1.25 1.25 1.00 2.00 8.8 A
Diego Neves Dos Santos 1.25 1.25 1.25 1.25 1.25 1.25 1.25 8.8 A
George Cristian Vilela Pereira 1.00 1.25 1.25 0.60 1.25 1.00 2.50 8.8 A
Jonatas Leal Gonçalves Dos Santos 0.60 1.25 0.00 0.00 1.25 1.00 2.50 6.6 A
Sidnei Marques De Oliveira 1.25 1.25 1.25 1.25 1.25 1.25 2.50 10.0 A