MUSB19 – Composição X

Professor: Pedro Kroger (kroger@pedrokroger.net)

Ementa

Estudo e prática de Técnicas Composicionais Avançadas – desenvolvimento de habilidades na manipulação e exploração de fenômenos musicais e textuais relacionados às estruturas de grandes dimensões, bem como fenômenos extra- musicais ligados a estas, com audição comentada de obras representativas do século XX, de grandes dimensões.

Cronograma

Essa é uma proposta de cronograma para o semestre. O conteúdo das aulas poderá ser modificado de acordo com a necessidade e eventualidade.

Data Atividade Valor Duração
Ago 31 Acompanhamento da composição    
Set 07 Feriado: Independência do Brasil    
Set 14 Relatório oral e monografia 2pts 12m
Set 21 Música vocal (com Nathália Martins)    
Set 28 Música vocal (com Nathália Martins)    
Out 04 Relatório oral e monografia 2pts 14m
Out 11 Acompanhamento da composição    
Out 18 Congresso da UFBA (Não haverá aula)    
Out 25 Relatório oral e monografia 2pts 16m
Nov 01 Feriado: Finados (sem aula: trabalho em casa)    
Nov 08 Acompanhamento da composição    
Nov 15 Proclamação da República    
Nov 22 Relatório oral e monografia 2pts 18m
Nov 29 Acompanhamento da composição    
Dez 06 Acompanhamento da composição    
Dez 13 Entrega trabalho final 2pts 20m

Avaliação

A nota final será determinada pela banca composta por três professores, contudo, a minha nota na banca será composta soma dos relatórios orais. Para os relatórios e a apresentação você deve entregar um pdf da partitura e um mp3 com a performance MIDI (Finale, Sibelius, etc)

O trecho da obra final deverá ter no mínimo 20 minutos de duração e usar ao menos a seguinte formação: 1 solista vocal, coro, madeiras completos a 2, metais completos a 2, 2 percussionistas, e cordas. Contudo, eu recomendo usar madeiras a 3, 4 trompas e 3 trompetes. (A composição final deverá ter no mínimo 20 minutos e será concluída em Composição X)

Os trabalhos só serão aceitos entregues rigorosamente no prazo, no início de aula do dia marcado para entrega. Eu não aceito trabalhos por e-mail. O aluno que faltar no dia da entrega de um trabalho poderá entregá-lo até 5 dias após a data de entrega original se justificar a falta com atestado médico assinado e com número do Conselho Regional de Medicina (Artigo 115 do Regulamento de Ensino de Graduação da UFBA).

Crie o hábito de fazer backup dos seus trabalhos e projetos. Não será aceita a perda de dados como desculpa para dilatar o prazo de entrega.

Se você acha que eu cometi algum erro na pontuação de algum trabalho, você tem uma semana contando a partir da data de entrega do trabalho para me procurar; depois disso a nota não será modificada.

Notas

Nome C1 C2 C3 C4 C5 Total Conceito
Eduardo Lago Nunes 2 2 0     4  
Gabriel Andrade Vieira 1.5 1.5 0     3  
Lucas Borges Jagersbacher 2 2 2     6